E o cérebro responsável por fazer compras emocionais?
Cérebro Límbico (Cérebro Emocional) O cérebro límbico é responsável por nossas emoções, sendo responsável por processar sentimentos como felicidade, medo, amor e raiva. As decisões de compra são fortemente influenciadas por emoções, e criar uma conexão emocional com o cliente pode ser decisivo para fechar uma venda.
É no sistema límbico que se processam as nossas emoções: ele é o responsável pelo comportamento humano, onde se incluem os traços da nossa personalidade, os nossos pensamentos e memória, assim como a nossa reação aos estímulos externos.
A compra emocional é uma compra mais impulsiva, mais relacionada com o sentido estético e os gostos pessoais. Mesmo que o cliente demore vários dias a tomar uma decisão, se o que o leva a comprar aquele produto é algo que vai além da dupla necessidade/funcionalidade, então estamos a falar de uma compra emotiva.
Seu trabalho, demonstrou nossa neuroanatomia, com uma divisão evolutiva, contendo 3 cérebros: o cérebro reptiliano, que é o sistema dos répteis (nossa consciência irracional); o cérebro límbico, que é o dos mamíferos, (nossa consciência emocional); e o neocórtex, que nos diferencia de todas as outras espécies da ...
Esse primeiro nível de organização cerebral é capaz apenas de promover reflexos simples, o que ocorre em répteis, por isso o nome; Conhecido como "cérebro instintivo", tem como característica a sobrevivência, responsável pelas sensações primárias como fome, sede entre outras.
Composta por 100 milhões de neurônios, a rede de células nervosas que revestem o trato digestivo é tão extensa que passou a ser chamada de “segundo cérebro”, embora, tecnicamente, seja conhecida como sistema nervoso entérico.
Assim como comer um chocolate ou realizar alguma atividade física, o ato da compra induz em nosso cérebro a produção da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
Necessidades, desejos, problemas e situação financeira dos consumidores são determinantes no processo de compra. Embora sejam diferentes de acordo com produtos e setores, os fatores que afetam esse comportamento são basicamente semelhantes.
Esta experiência acontece quando o consumidor tem um envolvimento significativo com o que está adquirindo, mas acaba tomando a decisão de compra sem perceber diferenças expressivas sobre as marcas, formando sua opinião somente depois.
Basicamente, o cérebro humano é dividido em dois hemisférios: hemisfério esquerdo é responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.
O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos.
Durante uma experiência emocional, a amígdala e outras estruturas do sistema límbico são ativadas para processar e interpretar as informações emocionais. O hipocampo, por sua vez, ajuda a armazenar essas informações emocionais em um contexto mais amplo, integrando-as em memórias episódicas.
O principal motivo que leva uma pessoa a comprar um produto ou contratar um serviço é a necessidade. Nesse caso, estamos falando tanto das necessidades básicas (como comida, vestuário e abrigo) quanto dos desejos (como status, pertencimento social ou autoestima, por exemplo).
O desejo compulsivo por comprar tem algumas origens possíveis. A ansiedade está associada a muitas delas uma vez que esse sentimento de inquietação normalmente conduz as pessoas a tomarem decisões drásticas e, às vezes, mal pensadas, para provocar alívio emocional.
A deficiência de serotonina pode ser causada por níveis baixos de triptofano, o que ocorre quando o corpo não tem aminoácidos, ácidos graxos, vitamina D e ômega-3 o suficiente. Esses nutrientes conseguem interferir na criação, liberação e função dessa substância química, bem como na disfunção cerebral.
A expressão artística e criativa estimula a liberação desse neurotransmissor, proporcionando uma sensação de satisfação e recompensa. Além disso, envolver-se em atividades recreativas prazerosas, como jogos, hobbies ou outras formas de entretenimento, também pode ter efeitos positivos na liberação de dopamina.
E aspectos externos (socioculturais, econômicos e eventos do cotidiano) podem ter um impacto direto na produção da “felicidade”. A dopamina, neurotransmissor relacionado ao prazer, é viciante. Então, se você faz uma compra e sente prazer, o seu cérebro registrará o momento como um comportamento a ser repetido.
Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma. E sempre foram e são essenciais para a medicina.
A maior parte da serotonina corporal, cerca de 95%, é produzida no trato gastrointestinal pelas células enteroen- dócrinas ou enterocromafins, no intestino, e pelos neurônios serotoninérgicos do sistema nervoso entérico (GERSHON, 2000; GERSHON, 2004; GERSHON; TACK, 2007).
Os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano, com capacidade de aprender a resolver problemas e com memória. Em particular, o polvo gigante chama atenção por possuir nove cérebros.