É obrigatório o interrogatório do réu?

Obrigatoriedade. Por ser um meio de exercício de autodefesa, o interrogatório deve ser garantido ao réu, sob pena de nulidade processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Em que momento é feito o interrogatório do réu?

Momento de realização do Interrogatório

A partir de 2008, passou a ser o último ato da instrução. Se o acusado estiver preso, o interrogatório pode ocorrer no próprio estabelecimento prisional, desde que haja condições adequadas de segurança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É permitido ao réu Negar-se a responder perguntas?

Se o réu não quiser responder às perguntas do juiz, é hipótese de renúncia ao exercício da garantia constitucional, encerrando-se o interrogatório. As partes (aí incluída a defesa) somente podem fazer perguntas para esclarecer questões a partir das perguntas formuladas pelo juiz (art. 188 do CPP).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpgo.mp.br

Quem faz o interrogatório do acusado?

O interrogatório constitui meio de prova e, como conseqüência, também recurso de defesa, daí a sua importância como ato processual feito entre o juiz e a pessoa do acusado, em que aquele tem o primeiro contato pessoal com o denunciado. É o princípio da imediação, em que é exigido o contato do juiz com as partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprj.mp.br

Quais os momentos de realização do interrogatório?

Momento de realização

Em primeiro lugar, quem é ouvido é o ofendido. Em segundo, as testemunhas de acusação, seguidas das testemunhas de defesa, dos peritos e dos assistentes técnicos. Depois, há a acareação, o reconhecimento e, por fim, o interrogatório, conforme se vê dos arts.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Audiência de Instrução e o interrogatório do réu

Qual a diferença entre depoimento e interrogatório?

No depoimento pessoal, o advogado do depoente não poderá fazer perguntas ao seu cliente. Todavia, no interrogatório, apenas o magistrado realiza as questões, não sendo aberto ao advogado da parte contrária se manifestar sobre qualquer questionamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são as duas fases do interrogatório?

187, caput, do Código de Processo Penal traz outra novidade, qual seja a divisão do interrogatório em duas fases, a saber: a primeira, que se refere à pessoa do acusado; a segunda, que se refere aos fatos imputados ao réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjms.jus.br

Quem pergunta primeiro para o acusado?

Já no Tribunal do Júri, embora a ordem de perguntas seja a mesma (1º o juiz; 2º a acusação; 3º a defesa), as perguntas da acusação e da defesa são direcionadas ao próprio réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quais os direitos do acusado ao ser interrogado?

O ACUSADO TEM DIREITO DE PERMANECER EM SILÊNCIO (que inclusive deve ser informado pela autoridade policial, o que na prática por vezes não acontece), pois é um direito constitucional assegurado a todos, ninguém é obrigado a produzir prova contra si e tudo que for dito pode ser usado contra ele na fase processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é a oitiva do réu?

É o ato onde o acusado terá a oportunidade de se defender e, eventualmente, contra-argumentar as acusações que foram feitas a ele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em claudiaseixas.adv.br

Quando o réu fica em silêncio?

No procedimento penal brasileiro, o réu tem direito a se silenciar. É direito de status constitucional, previsto no inciso LXIII do artigo 5° da CF88. E mais: sobre o silêncio exercido, é legalmente garantido que o ato não poderá ser considerado contra ele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprj.mp.br

Pode ficar calado em depoimento?

O que é o Direito ao Silêncio? Ele garante ao interrogado o direito de não colaborar com uma acusação contra si mesmo e advém do princípio da não autoincriminação. Por isso, permanecer calado em depoimento não configura uma confissão. O acusado não pode ser coagido pelo Estado a produzir provas contra si.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em wp.ebradi.com.br

Pode interrogar sem advogado?

Portanto, segundo o entendimento firmado, não há nulidade do interrogatório realizado extrajudicialmente sem a presença de advogado, salvo que reste demonstrado prejuízo à parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais perguntas são feitas em um interrogatório?

Algumas perguntas importantes são:
  • Entendeu qual é a acusação?
  • Qual é a sua versão sobre os fatos?
  • Quais são as provas contra você? ...
  • Quais são as provas que você tem? ...
  • A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo dura um interrogatório?

A aplicação subsidiária do Código de Processo Civil ao Código de Processo Penal, pela leitura do art. 172,[51] já implica uma limitação à duração dos interrogatórios, ao estipular que os atos processuais sejam realizados, em regra, das seis às vinte horas; assim como o art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que acontece depois do interrogatório?

No Tribunal do Júri, após a oitiva das testemunhas, ocorre o interrogatório do réu, ocasião em que poderá responder as perguntas ou ficar em silêncio, cabendo aos jurados avaliar tudo o que ouvirem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Pode se recusar a dar depoimento?

Obrigações Legais das Testemunhas

A lei prevê que a testemunha tem a obrigação de comparecer ao fórum, seja presencialmente ou por videoconferência, e prestar seu depoimento. A recusa injustificada pode resultar em multas e na possibilidade de a testemunha responder pelo crime de desobediência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais as consequências do silêncio do acusado no interrogatório judicial?

Diante do exposto, concluise que se o silêncio do acusado é um direito constitucional e que se ele, citado para o interrogatório, constitui advogado, o processo deverá prosseguir mesmo sem o seu comparecimento que se tornou facultativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpsp.mp.br

Qual a natureza jurídica do interrogatório do réu?

A natureza jurídica do interrogatório é considerado como meio de defesa, meio de prova, meio de prova e defesa e por último, meio de defesa primeiramente e meio de prova em segundo plano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nippromove.hospedagemdesites.ws

Qual a diferença entre interrogatório e depoimento pessoal?

A distinção fundamental, todavia, entre um e outro está em sua finalidade: enquanto o interrogatório busca obter das partes certos esclarecimentos (ao magistrado) sobre os fatos da causa, o depoimento, embora não despreze esse esclarecimento, pode acarretar a confissão (CPC, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em as1.trt3.jus.br

Quem é ouvido primeiro na audiência criminal?

Nesse sentido, no rito comum, segundo o CPP, primeiro será ouvido o ofendido (vítima), seguido das testemunhas, primeiro da acusação e depois da defesa, com o interrogatório ao final (artigo 400 CPP): Art. 400.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem o juiz escuta primeiro?

Por isso entende, conforme outros citados, que o mais adequado é o juiz primeiro ouvir as testemunhas numerárias e só depois verificar a necessidade ou não de ampliação da produção de prova testemunhal (extranumerárias) [6].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem fala primeiro na audiência criminal?

Iniciada a audiência a vítima é a primeira a falar. Lembrando que nem sempre haverá uma vítima no processo penal, pois, a vítima pode ser a sociedade, como nos crimes de tráfico de drogas. Primeiro o juiz tomará as declarações da vítima.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer para se livrar de uma investigação criminal?

É preciso contar com uma assistência jurídica experiente, ou seja, um escritório que atua em processos de direito penal. Isto, pois o réu tem direito de ampla defesa independente do processo judicial a que ele é submetido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com