Chave de fenda ou outra ferramenta que remova calotas: pouca gente sabe, mas, a chave de fenda ou outra ferramenta para remover as calotas também é obrigatória no veículo.
A infração é de natureza grave, a multa é de R$ 127,69 e cinco pontos na habilitação. Além dessas penalidades, o motorista vai ficar com o veículo retido para que seja regularizado.
Na verdade, você precisa, obrigatoriamente, portar dois documentos sempre que estiver conduzindo seu veículo: CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou PPD (Permissão para dirigir); CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Por que perdemos as calotas na estrada? I Mecânica Fácil
Porque a calota do carro sai?
Adeus às calotas
O primeiro problema ocorre quando as rodas aquecem e as calotas costumam dar adeus. Isto acontece principalmente com calotas não originais que, com a caloria, acabam perdendo a pressão do encaixe e pulam fora da roda no primeiro buraco mais profundo.
Porque a calota do carro solta? O superaquecimento das rodas pode levar às calotas a se desprenderem. Geralmente essas calotas não são as originais e acabam tendo leves deformações com o calor, fazendo com que o encaixe afrouxe.
Segundo a Resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os faróis de milha e neblina não são itens obrigatórios, tornando-se inválidos de multas.
As possíveis consequências aos condutores. De acordo com o artigo 248 do CTB, o Código de Trânsito Brasileiro, transportar objetos soltos dentro do veículo é uma infração grave, que muita gente nem sabe que comete, e pode levar a multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira.
Quais são os documentos de porte obrigatório atualmente? É mais simples do que parece: apenas dois documentos são exigidos de forma direta pelo CTB. São eles: o Certificado de Licenciamento Anual – CRLV (de acordo com o seu artigo 133) e a Carteira Nacional de Habilitação – CNH (conforme especifica o artigo 159).
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o condutor deve manter os faróis do veículo acesos com luz baixa, durante a noite, em qualquer tipo de pista. Além disso, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração, o condutor também deve utilizar a luz baixa, mesmo que seja durante o dia.
Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.
Para trocar a calota com sucesso, é importante procurar uma rua plana para não ter chances de itens saírem rolando ladeira abaixo e se perderem. Uma vez estacionado (com o freio de mão puxado) no local que você escolheu, puxe o abra a embalagem das calotas e procure pelo orifício que é maior do que os demais.
Estacionar em fila dupla, dirigir com o celular no ouvido, conduzir após ingerir bebida alcoólica e exceder o limite de velocidade são exemplos clássicos de condutas que dão multa e pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Não é proibido carregar itens em cima do carro, mas há regulamentações do CONTRAN que estabelecem regras para o transporte no veículo. No Brasil, a legislação de trânsito estabelece que a carga transportada em um veículo não pode ultrapassar a largura, altura, comprimento e peso.
“Assim, não há que falar que bolsa ou sacolas no banco do carona do automóvel seja infração, ainda que seja causa de risco à segurança no trânsito. Isso porque não há proibição expressa na legislação de trânsito.
Pode andar com farol de milha ligado durante o dia?
O uso do farol de milha deve acontecer exclusivamente à noite, mais especificamente, em estradas que não possuem iluminação pública. Por ser uma luz forte, é importante que o farol não seja utilizado em vias de mão dupla, porque prejudica a visão dos outros motoristas.
Como já foi dito, atualmente não é mais possível legalizar o farol de LED ou fazer alterações no sistema de iluminação do automóvel, pois conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os veículos que não vieram com esse sistema de fábrica estão proibidos de fazer a modificação.
Sem falar no preço: é possível encontrar calotas por cerca de R$ 10 a unidade ou, então, modelos que se que complementam as rodas de liga leve e que podem custar por volta de R$ 164 por cada. Coloque a nova calota na roda.
Pra escolher a calota certa, a primeira coisa que você deve saber é o tamanho do aro da roda do seu carro. É que, a calota vai presa nela, então, tem que escolher uma com as mesmas dimensões, tá? E pra saber o tamanho do aro da roda, você pode consultar o manual do veículo.
A única solução caseira é passar uma braçadeira plástica, auto-travante, tipo nylon transparente, laçando a furação do aro da roda e pegando a calota em três pontos, mantendo bem esticado. Corte o excesso e coloque o sistema de trava para o lado de dentro.