Sim, condutores de motocicletas, motonetas ou ciclomotores devem seguir algumas regras: Sempre usar capacete de segurança com viseira ou óculos protetores; Pilotar segurando o guidom sempre com duas mãos; E por fim, utilizar vestuário de proteção de acordo com a especificação do CONTRAN.
Não há nenhuma restrição no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que impeça a condução sem camisa. Aliás, não existem normas para quaisquer tipos de vestimentas que precisam ser usadas ao dirigir, com exceção dos calçados, que precisam ficar firmes nos pés do motorista.
Em motos. Não há uma regulamentação específica sobre dirigir motos sem camisa. O CTB deixou a cargo do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), elaborar uma resolução determinando quais são as vestimentas de proteção para os motociclista.
No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro não proíbe dirigir sem camisa, portanto, não há multa por essa condição. No entanto, é recomendado que se vista de forma adequada para garantir conforto e segurança ao dirigir.
Sim, é permitido andar de moto de bermuda no Brasil, já que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece restrições específicas quanto ao tipo de vestimenta. No entanto, pilotar de bermuda não é recomendado devido aos riscos à segurança.
PILOTANDO SEM CAMISA É INFRAÇÃO? #LegTransitoPodCast
Pode pilotar moto de bermuda?
Vestuário correto
Além do calçado fechado, para evitar outros tipos de multas de moto, o condutor precisa ter o vestuário completo de segurança. Pilotar de bermuda não é recomendado. A melhor opção é optar por uma calça com maior proteção, como jeans ou modelos forrados com kevlar.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não fala sobre a permissão ou não de usar shorts, biquínis, maiôs ou sungas ao conduzir ou estar na garupa de motocicletas, scooters, motonetas e afins.
Então, andar de moto sem camisa dá multa? A resposta é não. Porém, embora não haja uma proibição específica em relação a isso no Brasil, é fundamental entender a importância do equipamento de proteção ao pilotar uma motocicleta.
Um exemplo: um homem circula em público tranquilamente sem camiseta, não há lei que o proíba, no entanto, na maioria dos estabelecimentos, é impedido de entrar sem tal vestimenta.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe explicitamente a condução de veículos sem camisa. Na verdade, não existe nenhuma menção a restrições de vestimenta para motoristas, exceto no caso dos calçados.
As roupas para andar de moto precisam levar em conta o conforto e a segurança dos motociclistas. Por isso, são confeccionadas nos melhores formatos e com os melhores materiais para protegê-los da cabeça aos pés. Confira alguns detalhes a seguir: Jaqueta para andar de moto.
A legislação não proíbe o motorista de dirigir sem camiseta. Mas, há um porém: “é muito comum que, sem a camiseta, o uso do cinto de segurança ocasione incômodo, podendo fazer com que o motorista o retire”, explica o advogado Bernardo Bassi. Neste caso, a infração é por não usar o cinto, não por estar sem camiseta.
Segundo a lei, apenas calçados que não firmem nos pés são proibidos, e, com isso, acaba sendo permitido andar de moto descalço. Porém, não é recomendável. Isso pois você estará com o pé desprotegido, correndo risco de acidentes como queimaduras e choques.
Portanto, é proibido o uso de chinelos, sandálias de dedo e rasteirinhas, por exemplo. Afinal, podem escapar dos pés e causar risco de acidentes. Dessa forma, modelos como papetes e Crocs, por exemplo, bem como outros tipos de calçado com amarras no tornozelo, estão liberados.
Atualmente, a legislação não faz menção ao ato de dirigir fumando. O artigo 252 estabelece que não se pode dirigir apenas com uma das mãos no volante ou com o braço para fora da janela sem, contudo, fazer qualquer menção ao cigarro. O código considera infração jogar bitucas ou outros objetos nas vias públicas.
Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de moto usando camisetas de manga curta, ou até mesmo regatas não é proibido, pelo menos não ainda. Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com manga curta.
Sim, condutores de motocicletas, motonetas ou ciclomotores devem seguir algumas regras: Sempre usar capacete de segurança com viseira ou óculos protetores; Pilotar segurando o guidom sempre com duas mãos; E por fim, utilizar vestuário de proteção de acordo com a especificação do CONTRAN.
Mas não seria uma infração de trânsito dirigir automóvel ou motocicleta, por exemplo, sem camisa? Pode ficar tranquilo, pois não existe infração de trânsito para essa situação. Obviamente, sobretudo no caso do motociclista, a segurança é maior no caso de acidente se estiver adequadamente vestido.
No entanto, o artigo 252, inciso 1º, menciona que é proibido dirigir sem as condições necessárias para manter a segurança do motorista e passageiros. Ou seja, embora não exista uma proibição expressa sobre a condução sem camisa, o melhor é manter-se com roupa enquanto estiver sob o volante.
Quem pilota nas estradas brasileiras provavelmente já ouviu falar do artigo 244, ou artigo do grau, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Junto deste apelido, ele se tornou popular por ser sinônimo de regulamentação contra manobras arriscadas em vias públicas.
No Brasil, não há uma legislação específica para esse assunto. No entanto, em muitos países, é proibido andar de moto de bermuda devido às regulamentações de trânsito.
O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras essenciais para o uso seguro de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Ele proíbe comportamentos perigosos, como: Empinar a motocicleta (popularmente conhecido como “dar grau”). Transitar sem capacete adequado, tanto para condutor quanto passageiro.
E o garupa, pode andar de chinelo? Tecnicamente, o garupa pode andar de chinelo – a exigência de calçado fixo é apenas para quem está conduzindo a moto. Porém, o garupa andar de chinelo também é uma péssima ideia, já que os pés do passageiro ficaram expostos e podem ficar gravemente feridos em um acidente.
Rodar de moto com pneu murcho, esquecer de dar seta ao mudar de direção, andar no corredor entre os carros em velocidade excessiva, andando de moto e mexendo no celular e deixar de prestar atenção no trânsito à tua volta...