O que é o direito de arrependimento? O direito ao arrependimento permite ao consumidor desistir de uma compra ou contratação de serviço realizada fora do estabelecimento comercial, sem a necessidade de justificativa. Ele é válido por um período de 7 dias, também conhecido como prazo de reflexão.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
O direito de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) não se aplica a todas as situações de compra ou contratação de serviços. Existem casos específicos em que o consumidor não pode exercer esse direito, como nas compras feitas em lojas físicas, por exemplo.
Multas. Atualmente, para garantir o respaldo jurídico necessário e evitar maiores problemas, os contratos de compra e venda já apresentam um percentual de multa para casos de desistência. Eles costumam ser de até 20% do valor já pago, podendo variar; no entanto, se estiver acima desse percentual, é considerado abusivo.
É possível devolver um produto comprado em loja física?
Troca de produtos em caso de compra em loja física
No caso de compras feitas no próprio estabelecimento, o direito de arrependimento não se aplica da forma explicada acima. Nesses casos, você, consumidor, não pode exigir a devolução ou a troca do produto por mera vontade ou por que não gostou do produto.
QUANDO POSSO DESISTIR DA COMPRA? Direito de Arrependimento do Consumidor.
Pode-se arrepender de compra presencial?
Direito de arrependimento de compra presencial
O CDC não prevê o direito de arrependimento para compras realizadas presencialmente, uma vez que o consumidor pode inspecionar pessoalmente o produto antes da aquisição.
Para devolver uma compra no prazo de arrependimento de 7 dias, o consumidor deve seguir os seguintes passos: entrar em contato com o estabelecimento comercial e informar sobre o arrependimento da compra; seguir as instruções fornecidas pelo estabelecimento para a devolução do produto; enviar o produto em perfeito ...
Quanto tempo posso cancelar uma compra em loja física?
O que diz a lei do arrependimento? O código do consumidor prevê um prazo de 7 dias, a partir do recebimento do item, para o direito de devolução sem custos em compras online. No caso de lojas físicas, não há um tempo determinado. Assim, essa decisão fica sob responsabilidade da empresa.
Esse direito, previsto pelo art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, prevê a desistência da compra no prazo de 7 dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Nesses casos, todos os valores pagos previamente pelo cliente devem ser devolvidos de imediato e monetariamente atualizados.
Uma conquista do consumidor brasileiro é o chamado Direito de Arrependimento. Previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, a regra permite desistir de uma compra ou serviço contratado de forma não presencial, na qual não há acesso direto ao produto.
Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?
No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.
O direito de arrependimento de compra se dá de forma simples. Basta que o comprador desista da compra no prazo de 7 dias, para que este tenha o valor devolvido em sua compra. Vale lembrar, por óbvio, que a devolução do item comprado deve ser realizada ao mesmo tempo que a devolução do dinheiro.
A legislação ampara os consumidores que por algum motivo se arrependeram da compra, seja por questões financeiras ou porque o produto não condiz com aquilo que era ofertado. “A regra vale também para pagamentos no cartão de crédito”, lembra a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê em seu artigo 49 o direito ao arrependimento em até 7 dias a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato (nos casos de contratação de serviços), sempre que ocorrer fora do estabelecimento comercial, como em vendas online e por telefone.
Não é preciso nem mesmo que exista qualquer indício de defeito no produto ou falha no serviço, basta a insatisfação ou o arrependimento com a compra. O consumidor deve apenas manifestar-se por meio inequívoco, ou seja, por um ato formalizado.
No entanto, em caso de vícios ou defeitos, o consumidor pode cancelar a compra mesmo que seja realizada em loja física. Diante disso, a loja tem um prazo de 30 dias para realizar as soluções e devolver o produto para o cliente em perfeitas condições.
É possível cancelar uma compra no cartão de crédito? Sim, não só é possível cancelar uma compra no cartão de crédito, como esse é um direito garantido em lei (Lei 8.078/90), pelo Código de Defesa do Consumidor tanto para transações realizadas online quanto compras feitas em estabelecimentos físicos.
O objetivo é a necessidade de resguardar ao consumidor a faculdade de refletir sobre a aquisição de produto ou serviço realizada de forma não presencial. Assim, caso o passageiro se arrependa, tem até 7 dias para desistir da compra.
Qual o prazo para desistir de uma compra presencial?
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Como funciona o arrependimento de compra em loja física?
Ou seja, o direito de arrependimento somente se aplica às compras feitas FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL. Assim, uma vez que a compra foi feita presencialmente, não é aplicável o referido prazo de 7 dias. Qualquer possibilidade de devolução será apenas mera liberalidade da loja, pois esta não é obrigada a efetuá-la.
Quanto tempo posso cancelar uma compra feita na loja física?
O Código de Defesa do Consumidor dá ao comprador o direito de arrependimento de uma compra. No prazo de sete dias poderá desistir da compra ou do contrato sem explicar o motivo. O benefício existe na compra por telefone, no domicílio ou na compra online.
CDC, Art. 49 – O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
É possível devolver um produto comprado na loja física?
Para as compras realizadas em lojas físícas, essa lei não se aplica. Isso significa que se o cliente foi até uma loja física e adquiriu um produto, o Código de Defesa do Consumidor não considera a possibilidade do arrependimento.