Em 2019, uma mulher indiana de 73 anos também deu à luz gêmeos após tratamento de fertilização in vitro. "Alcançamos o extraordinário: a mãe mais velha da África a dar à luz gêmeos, com 70 anos!", escreveu no Facebook o Women's Hospital International and Fertility Center (WHI&FC). "A mãe e os bebês estão bem".
Engravidar em idades avançadas é um feito raro, tanto biológica quanto legalmente. Se natural, além da ausência de comorbidades, a mulher não pode ter entrado na menopausa — o que costuma ocorrer por volta dos 51 anos. No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos.
Vilma de Fátima Alves Di Raimo engravidou em procedimento de fertilização in vitro, quando ainda tinha 59 anos, mais de 30 anos depois do nascimento da primeira filha. Professora aposentada fez 60 anos em setembro e a caçula, Rebeca, nasceu no dia 8 de outubro na Santa Casa de Assis.
Mas, nem por isso ele está livre dos efeitos que o envelhecimento possa ter sobre a fertilidade. Sua capacidade reprodutiva começa a cair a partir dos 35 anos de idade, no entanto, é possível ver homens com 80 anos se tornando pais.
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
O útero demora mais para envelhecer do que os ovários, o que possibilita uma gravidez após os 60 anos, com óvulos doados. Desde que as mulheres decidiram entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira antes de formar uma família, os filhos vêm nascendo cada vez mais tarde.
Claudia Raia explica que, antes da última gravidez, tentou um processo de inseminação artificial e não obteve sucesso. “Não foi feito o embrião”, diz ela. No entanto, segundo ela, os hormônios tomados para a inseminação criaram um “restart” em seu organismo, fazendo com que ela menstruasse três meses.
O que é gravidez idosa? Gravidez idosa — ou gravidez tardia — é a gestação que acontece a partir dos 35 anos de idade da mulher. Nessa faixa etária, uma gestação é perfeitamente possível, apesar de as chances de engravidar diminuírem bastante.
O espermatozoide "velho" não tem a mesma qualidade porque fica por mais tempo exposto aos radicais livres e aos danos que essas moléculas causam aos gametas.
Segundo o pesquisador, os homens têm vantagens em relação às mulheres porque podem ser pais em qualquer idade, mas o fenômeno de pais mais velhos como conhecemos atualmente é algo recente.
A capacidade reprodutiva do homem desenvolve-se em torno dos 12 anos de idade, no início da puberdade. É nessa época que o homem começa a produzir espermatozóides e adquire propriedades de fertilização. Assim, a fertilidade do homem está diretamente ligada à sua capacidade de produzir espermatozóides.
“Após os 35 anos, os riscos da gravidez, como pré-eclâmpsia, são consideravelmente agravados, o que não significa que é impossível ter uma gestação saudável. Quando o pré-natal é feito de forma muito atenciosa e desde o primeiro momento, é perfeitamente possível ter uma gravidez de sucesso.
Conforme explicado pelo obstetra e especialista em Medicina Fetal do IFF/Fiocruz, Fernando Maia, fala-se de gravidez tardia a partir dos 35 anos. “Por mais que existam algumas controvérsias na literatura sobre quando se inicia esse período, essa é a idade aproximada mais considerada para falar em gravidez tardia”.
O pico da sua vida reprodutiva é entre 20 e 30 anos, mas ela tem boas condições de engravidar até os 37 anos. A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar.
Veio a busca por doadora em um banco de óvulos. Acharam uma que tinha as mesmas características. Em novembro (de 2021) eu fiz a primeira. Quando não deu certo, fiquei muito triste, muito mal, meu marido também, mas a gente falou: "Não foi agora, mas vai ser".
Segundo conta a atriz, seu nascimento aconteceu sem nenhum estímulo medicamentoso quando a mãe tinha 45 anos, estava há quatro anos sem menstruar e convencida de já estar na menopausa. A gravidez transcorreu muito bem e nos presenteou com a estrela Claudia Raia. Sorte a nossa!
Quais são os sintomas de uma gravidez na menopausa?
Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa. Diante desse impasse, uma coisa é certa: conversar com seu médico é a melhor opção para descobrir o que está acontecendo.
Qual o limite de idade para fazer inseminação artificial?
Até os 45 anos é possível realizar a Fertilização In Vitro com óvulos próprios. Embora esta seja a idade estimada, é preciso enfatizar que varia de caso a caso.
Como durante o climatério ainda existe o ciclo menstrual, mesmo que irregular, significa que ainda existe ovulação, por isso uma gravidez durante o climatério é totalmente possível, mesmo que seja bastante raro. Na menopausa, por outro lado, a mulher não consegue mais engravidar naturalmente.
O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.
Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.
Qual a chance de engravidar com o líquido que sai antes?
Por esse motivo, o coito interrompido tem uma alta taxa de falha, ao redor de 30% (ou seja, em 1 ano, de cada 10 mulheres usando o método, aproximadamente 3 delas irão engravidar)! Essa falha acontece primeiramente pela dificuldade em garantir que todas as ejaculações sempre aconteçam fora da vagina.
Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado. Os dias com maior risco para engravidar de todo o ciclo, são os 3 dias antes da ovulação.