Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.
Ou está preocupada com a possibilidade. De qualquer forma, a probabilidade de engravidar espontaneamente na sua idade é muito pequena. Se o objetivo for gravidez, é melhor procurar um médico especialista em medicina reprodutiva. O mais provavel nesse caso, será pensar em ovodoação.
A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar. O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência.
Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.
Aos 47 anos, até 80% dos embriões tem risco de malformações. A gravidez em mulheres acima dos 40 anos está associada a riscos como trombose, hipertensão arterial e diabetes, além de parto laborioso.
TENHO 46 ANOS E AINDA MENSTRUO. POSSO ENGRAVIDAR? | JAIRO RESPONDE
Estou com 47 anos e minha menstruação não veio?
Para mulheres por volta dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa. Embora não haja um consenso entre os especialistas, a fase da pré-menopausa pode surgir entre os 35 e os 48 anos.
Existe maior ocorrência de malformações congênitas decorrentes das gestações das mulheres nessa faixa etária. As anomalias consequentes às alterações cromossômicas aumentam consideravelmente com o avançar da idade das mulheres no momento da gravidez.
Aos 45, essa proporção aumenta para um a cada 30. Já para a mãe, os perigos estão relacionados aos problemas gestacionais, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
Qual a chance de engravidar naturalmente aos 44 anos?
Gravidez aos 40 anos
Entre os 41 e 42 anos as chances caem para 4% durante o mês e 20% durante o ano. O cenário muda ainda mais dentre os 43 e 45 anos, quando as probabilidade de engravidar dentro de um mês é de apenas 0,2% e de 1% em um ano inteiro de tentativas.
Sim, é possível engravidar sozinha. A gravidez independente, também conhecida como gravidez monoparental, é quando as mulheres solteiras optam por engravidar sem a necessidade de um parceiro do sexo masculino que, só é possível, graças ao avanço da medicina reprodutiva, bem como das técnicas de reprodução assistida.
No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil. Já com ajuda da medicina reprodutiva, o “prazo” é maior.
É possível engravidar aos 50 anos de forma natural?
Assim, é possível engravidar aos 50 anos — no entanto, não se trata de algo simples, garantido ou, muito menos, acessível à maioria das pacientes. “A gravidez nessa faixa etária é, sim, uma realidade.
Claudia Raia voltou a falar sobre o processo para engravidar de Luca, seu filho caçula, aos 55 anos. De acordo com a atriz, ter um terceiro filho já era um sonho antigo; mas ela precisou de um empurrãozinho de sua taróloga, Cristina Fadul, que a instruiu a fazer uma inseminação artificial.
É isso mesmo: durante a pré-menopausa, ou perimenopausa, que são os anos que antecedem a menstruação final, você ainda pode engravidar. Essa “transição da menopausa” traz ciclos de ovulação imprevisíveis, à medida que os níveis de estrogênio e progesterona aumentam e diminuem, respectivamente.
Quantos dias após o término da menstruação posso engravidar?
Normalmente, o período fértil da mulher acontece por volta da metade do ciclo menstrual, como já vimos no tópico anterior. Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar.
Após a cantora Ivete Sangalo revelar que engravidou por meio da fertilização in vitro aos 45 anos, utilizando seus óvulos congelados aos 42 anos, surgiram dúvidas em relação à eficácia do congelamento de óvulos após os 40 anos.
Quais as chances de engravidar depois dos 47 anos?
Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.
Vários exames são solicitados para verificar se há alterações no sistema reprodutor. Para a mulher, os principais são ultrassonografia pélvica, histerossalpingografia e avaliação da reserva ovariana. Para o homem, a ferramenta solicitada inicialmente é o espermograma.
Depois dos 45 anos, os desafios se ampliam ainda mais, tornando quase impossível da mulher engravidar a partir dos próprios óvulos. Nesses casos, a gravidez já é considerada de alto risco, levando em conta a maior taxa de propensão a doenças como obesidade, diabetes e hipertensão neste grupo de mulheres.
Em relação ao bebê, quanto mais velha é a mãe, maior é o risco de problemas como má formação fetal, alterações cromossômicas que resultam em síndromes genéticas como síndrome de Down, parto prematuro e restrição de crescimento intrauterino (o que faz com que o bebê nasça menor do que deveria).
Ser mãe aos 40 já não causa estranheza. Nas últimas décadas registou-se um aumento do número de mulheres que optam pela maternidade muito após os 35 anos e se, por um lado, existem maiores riscos associados à gravidez tardia, por outro as mulheres sentem-se mais seguras no papel de mãe.
Nas gestações de mulheres com mais de 40 anos, as chances do bebê sofrer com alguma alteração cromossômica – numérica ou estrutural – são maiores. Essas alterações resultam em síndromes e doenças, como a síndrome de Down. A diabetes gestacional é um dos riscos mais comuns em uma gravidez tardia.
Qual a idade considerada de risco para engravidar?
Geralmente, no entanto, o considerado ideal é que a gestação ocorra até os 35 anos de idade. Isso é indicado porque, a partir desta faixa etária, a gravidez pode trazer riscos, como o aumento das chances de desenvolvimento de síndrome de Down, por exemplo.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.