Um homem de 45 recebeu um tiro no olho direito e não só sobreviveu, mas deixou o hospital com a visão intacta, após cirurgia para remoção do projétil. O caso aconteceu em São Francisco, Califórnia (EUA), quando um tiro de calibre 22 atravessou uma porta de madeira e se alojou na órbita da vítima.
O trauma contuso pode causar inúmeras lesões ao olho, dependendo de sua intensidade, desde uma simples inflamação (uveíte) até lesões severas como o descolamento de retina, glaucoma e catarata ou mesmo a ruptura do globo com extrusão de seu conteúdo. Trauma ocular contuso grave.
Segundo estimativas, menos de três por cento das pessoas sobrevivem a um ferimento de bala na cabeça. Destes, menos ainda recuperam totalmente das lesões e continuam a viver como viviam antes de sofrerem o tiro.
Um homem de 24 anos foi atingido e não teve sequelas graves após levar um tiro na nuca que saiu pela boca, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Uma câmera de segurança registrou o caso na noite da última sexta (2), em Marialva, no norte do Paraná. Assista no vídeo acima.
Devido ao tamanho muito pequeno da bala, ela coloca muita pressão em uma pequena parte do corpo. Em primeiro lugar, a bala rasga a pele humana e se move em direção ao osso. Então, essa bala também quebra esse osso e vai em frente, rasgando os órgãos e vasos sanguíneos.
Regiões sensíveis como: cabeça, pescoço, olhos, abdome, e região urogenital, são especialmente vulneráveis a lesões severas se atingidas por arma não letal.
Um dano contundente no coração é um golpe no peito que fere os músculos cardíacos, lacera (rompe) as paredes do coração ou danifica uma válvula cardíaca. As pessoas podem sentir que seu coração está batendo forte ou que está acelerado, sentir falta de ar ou apresentar pressão arterial perigosamente baixa.
As orlas de enxugo e de contusão ou escoriação localizam-se ao redor do orifício de entrada, mas também podem ser observadas junto ao orifício de saída, quando a pele é comprimida contra um anteparo. Há o rompimento de pequenos vasos sanguíneos na passagem do projétil, formando uma mancha colorida.
De acordo com Rouleau, o atirador bateu o recorde militar mundial com a morte confirmada à distância de 3.540 metros. O recorde anterior era do atirador britânico Craig Harrison, que em 2009 matou um talibã a 2.475 metros de distância.
Se o tiro não atinge um osso imediato, você não sente nada, somente uma pressão, como se algo tivesse empurrado. com muita força o local onde o projétil entrou. Mas quando sua adrenalina baixar, você vai sentir uma dor que nunca sentiu na vida.
O que a pessoa sente quando leva um tiro na cabeça?
Nos primeiros momentos, não há dor, por conta da adrenalina, porém depois que ela passa pode ser melhor que a pessoa desmaie, porque a dor se torna insuportável — embora ficar acordado ajude a sobreviver. Leia também: Quem morre na hora em um acidente sabe que morreu?
Quando o dano ocorre nas pálpebras, pode haver deformidades graves, com retração, perda de tecido e conseqüente comprometimento da superfície ocular, principalmente devido a ressecamento. Vários casos são tratados por cirurgia oculoplástica.
Além da cegueira, há risco considerável de diminuição da acuidade visual, levando à baixa visão, por exemplo. Em casos mais graves e irreversíveis, pode ser necessária até mesmo a remoção do olho.
Mesmo que o incômodo passe, deve-se procurar um médico oftalmologista para que seja avaliado o grau do trauma. Uma pancada no olho pode resultar em nenhuma consequência ou até mesmo na perda da visão. O acidente pode provocar ainda o surgimento de uma mancha de sangue causada pelo rompimento de vasos sanguíneos.
Com os efeitos da cavidade temporária e da fragmentação (do projétil), um tiro no ombro, seja o direito ou o esquerdo, pode lesar o coração. Porque o efeito da cavidade temporária é quase 35 vezes o tamanho do projétil.
Quanto tempo leva para se curar de um tiro? Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar.
Segundo estimativas, menos de três por cento das pessoas sobrevivem a um ferimento de bala na cabeça. Destes, menos ainda recuperam totalmente das lesões e continuam a viver como viviam antes de sofrerem o tiro.
Porque não se pode beber água depois de levar um tiro?
No tronco do corpo humano estão alojados os órgãos vitais, e se houver uma perfuração por onde a água que a pessoa ingere irá passar, poderá ocorrer uma vazão destra água para outros órgãos, causando uma contaminação generalizada.
Para alguns especialistas, o colapso ao ser baleado pode estar relacionado ao Sistema de Ativação Reticular (RAS) do cérebro, que, ao detectar uma sobrecarga de dor e trauma, desliga funções corporais não essenciais, incluindo o tônus muscular, resultando na queda.
Variam de aproximadamente 120 m/s a 370 m/s em mosquetes de pólvora negra, para mais de 1 200 m/s em rifles modernos, com cartuchos de alto desempenho como a . 220 Swift e a . 204 Ruger, até 1 700 m/s em canhões de tanques que disparam munição por penetrador de energia cinética.