O que é o passe livre intermunicipal?
O Passe Livre Intermunicipal é um benefício estadual, assegurado pela Lei nº 4086/2011, que garante a concessão de gratuidade e/ou desconto no preço das passagens no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de passageiros do Mato Grosso do Sul, para pessoas idosas e/ou com deficiência.Qual a diferença de viagem intermunicipal e interestadual?
O transporte internacional é quando no trajeto ocorre a passagem por algum país que seja diferente do Brasil. O transporte interestadual é quando o estado de origem é diferente do estado de destino. Já o transporte intermunicipal, ou seja, dentro do estado, é quando o estado de origem e o estado de destino são iguais.O que quer dizer passe livre interestadual?
O Passe Livre Interestadual é um programa do Governo Federal que proporciona, às pessoas com deficiência, gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros. O órgão responsável é o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, do Governo Federal.O que significa passagem interestaduais?
Os transportes interestaduais referem-se ao deslocamento de pessoas e mercadorias entre diferentes estados de um mesmo país. Eles desempenham um papel crucial na conectividade e integração de diferentes regiões geográficas, facilitando o comércio, o turismo e o deslocamento da população.quel a diferença entre intermunicipal e municipal passe livre
Quem tem direito à gratuidade nos ônibus interestaduais?
Idoso tem direito à gratuidade em ônibus ou trens e assentos preferenciais. O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais.O que é o transporte intermunicipal?
b) Transporte Intermunicipal Metropolitano – Cabe à METROPLAN e à AGERGS, quando a viagem ocorre entre municípios pertencentes a uma mesma Região Metropolitana ou Aglomeração Urbana. Ex: Porto Alegre – Canoas; Caxias do Sul – São Marcos; Pelotas – Capão do Leão, etc.Quanto tempo leva para liberar o passe livre interestadual?
O prazo para análise, emissão e envio da credencial (carteirinha) é de 30 dias, a partir do recebimento da documentação pela equipe do programa.Como saber se meu passe livre interestadual foi aceito?
Se você fizer a sua solicitação pela Internet, por meio do cadastro eletrônico, você pode acompanhar o andamento do seu pedido pelo mesmo endereço eletrônico, apenas digitando o seu CPF.O que precisa para tirar o passe livre interestadual?
Veja o passo a passo:
- Reúna a documentação necessária. A lista de documentos inclui, mas não se limita a, identidade, CPF, comprovante de residência, laudos médicos (para pessoas com deficiência) e comprovantes de renda.
- Preencha o formulário de solicitação. ...
- Envie sua solicitação. ...
- Aguarde a análise.
Quem tem passe livre interestadual pode viajar de avião?
CAE aprova passe livre para pessoa com deficiência em avião e ônibus leito. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei (PL) 1.252/2019, que garante passe livre no transporte aéreo para pessoas com deficiência.Quais empresas aceitam passe livre interestadual?
O Passe Livre só será válido em serviço convencional das empresas de transporte coletivo interestadual de passageiros nas modalidades ônibus, trem ou barco, incluindo transportes interestaduais semi-urbanos.O que quer dizer bilhete intermunicipal?
O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício habilitado nos cartões que possibilita a utilização de no mínimo um transporte intermunicipal, dentro de um período determinado, na região metropolitana no Rio de Janeiro., podendo realizar integração com transportes municipais.Quais são os tipos de passe livre?
PASSE LIVRE e os Tipos de Transportes
- Transporte Interestadual: transportes de um estado para outr.
- Transporte intermunicipal: de uma cidade para outra dentro do mesmo Estado.
- Transporte Municipal: os que circulam dentro dos limites da cidade.
Como saber se o Passe Livre Intermunicipal foi aprovado?
No portal, é possível acompanhar o andamento do pedido, solicitação da 2ª Via e consultar o andamento e validade da credencial do Passe Livre. Para mais informações, acesse o Manual de Solicitação anexo abaixo. Clique aqui para tirar todas as dúvidas sobre o benefício.O que mudou no passe livre interestadual?
O Passe Livre interestadual agora é 100% digital. O cadastro, que dá gratuidade em passagens de ônibus, pode ser feito pela internet. O benefício é garantido às pessoas carentes com deficiência. Agora, o documento pode ser apresentado em formato digital ou impresso; e lido por um QR Code.Como saber se o passe livre foi aprovado 2024?
Verifique se o seu NIS (Número de Identificação Social) está ativo no site Consulta Cidadão. Depois, informe o NIS em seu cadastro e insira o Comprovante de Cadastramento no CadÚnico, que deve ser emitido no site Consulta Cidadão.Qual a renda para ter direito ao passe livre interestadual?
COMO PEDIR O PASSE LIVRE? Têm direito ao Passe Livre pessoas com deficiência que sejam comprovadamente carentes. É considerada carente toda pessoa com renda familiar mensal “per capita” de até um salário mínimo. renda “per capta” e tem de ser igual ou menor que o salário mínimo.Como validar o passe livre interestadual?
Verificação da validade do Passe Livre
- Verificação da validade do Passe Livre.
- Por meio do CPF: Insira os 11 dígitos do CPF do beneficiário no campo de pesquisa e clique em consultar.
- Por meio do Passe Livre: Insira a sigla "SPL" juntamente com o número do passe livre, (exemplo: SPL012345) e clique em consultar.