O site OceanGate afirma que a empresa possui três submersíveis — e apenas o Titan é capaz de mergulhar fundo o suficiente para alcançar os destroços do Titanic. A embarcação pesa 10.432 kg e, segundo o site, pode atingir profundidades de até quase 4.000 metros.
O mergulho até os destroços, incluindo ida e volta, dura em torno de oito horas: são cerca de duas horas de ida, duas de volta e mais o tempo para observar o navio naufragado. Os restos do Titanic estão a uma profundidade de 3.800 metros.
Os turistas que desejam ver o Titanic pagam 250 mil dólares (cerca de 1.194.000 reais na cotação atual) pela viagem. Equipado com quatro propulsores, o submersível pode descer até 4.000 metros, segundo a OceanGate, bem próximo aos aos 3.800 metros onde se encontra o Titanic.
Viagem Expedição Titanic é administrada pela empresa OceanGate. Experiência custa US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) por pessoa. Viagem dura 10 dias, sendo os dois primeiros em um barco grande, que leva passageiros até local do naufrágio.
Após 15 anos, mergulhadores registram imagens inéditas do Titanic
O que aconteceu com as pessoas que foram visitar o Titanic?
A empresa OceanGate confirmou nesta quinta-feira (22) que os cinco tripulantes do submarino que estava em uma expedição turística para ver os destroços do Titanic morreram. O submersível sumiu no domingo (18) e os destroços foram encontrados nesta quinta.
A descida leva aproximadamente duas horas, mas parece um piscar de olhos”, disse o site. De acordo com a OceanGate, o Titan é um submersível de cerca de 10,4 toneladas, feito de fibra de carbono e titânio.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
Paul Henry Nargeolet é considerado um dos maiores especialistas do Titanic, tendo embarcado em mais de 30 expedições para estudar o navio que está naufragado. De acordo com o jornal inglês, The Guardian, o estudioso está a bordo do submarino que está desaparecido no fundo do mar após irem visitar os destroços do navio.
O que acontece com o corpo humano na profundidade do Titanic?
A partir de 30 metros de profundidade, há a necessidade de um suporte respiratório específico que mistura oxigênio diluído em gás hélio. Quando ele não funciona adequadamente, o aumento do nitrogênio provoca sintomas semelhantes à intoxicação por álcool, como problemas no raciocínio, desorientação, e até mesmo euforia.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
Os destroços do RMS Titanic estão depositados em uma profundidade de 12 500 pés (3 800 metros), a cerca de 600 km a sul-sudeste ao largo da costa da Terra Nova. Repousam em duas peças principais, a cerca de 600 metros de distância uma da outra.
Hoje em dia o Titanic é protegido pela Unesco e é considerado um patrimônio histórico, portanto é proibida qualquer tentativa de resgate do navio. No entanto, por permanecer no fundo do mar, pesquisas mostram que nos próximos 30 anos os restos da embarcação irão lentamente sumir, devido à desintegração natural.
A expedição parte de St John's, em Newfoundland, no Canadá — e cada mergulho completo até o naufrágio, incluindo a descida e a subida, leva cerca de oito horas. De acordo com o site da companhia, uma expedição está em andamento e outras duas estão planejadas para junho de 2024.
Joseph Bruce Ismay (Crosby, 12 de dezembro de 1862 – Londres, 15 de outubro de 1937) foi um empresário britânico, presidente da companhia de navios White Star Line.
A viagem tem oito horas: são duas horas para descer 4 mil metros, até quatro horas nas profundezas do oceano para encontrar e explorar o Titanic, e mais duas horas para voltar.
Haverá apenas um único mergulho na programação, e ele acontecerá assim que se reunirem as melhores condições climáticas. Serão 90 minutos para descer até os restos do transatlântico, a cerca de 3.800 metros de profundidade, e outros 90 para voltar à superfície, restando seis horas para explorar o naufrágio.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
Quanto mais fundo um objeto viaja no oceano, maior a pressão da água à sua volta. No leito do oceano, a 3,8 mil metros de profundidade, a pressão sobre o Titanic e sobre tudo o que há à sua volta é de cerca de 40 MPa – 390 vezes maior que a da superfície.