É possível processar um juiz?

Atualmente, também é possível processar juízes e a União em ações na Justiça comum, para obter indenizações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cartacapital.com.br

Quando posso processar um juiz?

49 - Responderá por perdas e danos o magistrado, quando: I - no exercício de suas funções, proceder com dolo ou fraude; Il - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar o ofício, ou a requerimento das partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como entrar com uma ação contra um juiz?

Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Nacional de Justiça, desde que a reclamação ou representação esteja relacionada à competência institucional do CNJ, conforme o art. 103-B, §4º e §5º, da Constituição Federal, bem como o art. 4º e 8º do Regimento Interno do CNJ.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

O que fazer quando o juiz julga errado?

Basta solicitar embargos de declaração e apontar o erro material. Então, o juiz faz a correção e pronto. Não existem grandes problemas em relação à isso. Já o erro formal trata-se de um erro relativizado, isto é, é um erro da forma do documento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quem investiga os juízes?

Organismo que ocupou o centro do debate jurídico nesta semana em razão do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o alcance de sua competência, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem atualmente em tramitação 3.284 processos, dos quais 545 são apurações de irregularidades ou faltas disciplinares cometidas ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

VONTADE DE PROCESSAR O JUIZ

Qual o órgão que fiscaliza os juízes?

A Corregedoria-Geral exerce fiscalização, controle e orientação normativa da Justiça Federal. Suas atribuições são reguladas pela Lei 11.798, de 29 de outubro de 2008.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cjf.jus.br

Quem pode prender um juiz?

“Qualquer cidadão pode dar voz de prisão a outra, tanto pode ser advogado, juiz, um cidadão comum ou um desembargador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnnbrasil.com.br

É possível denunciar um juiz?

Se você tem alguma reclamação em relação à atuação de um juiz, um tribunal, um fórum, você deve procurar, em primeiro lugar, a ouvidoria do respectivo tribunal. Nos casos de processos parados na Justiça ou reclamações disciplinares, você pode procurar o CNJ — Conselho Nacional de Justiça. Como?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Como abrir uma reclamação contra um juiz?

O interessado pode entrar em contato por meio dos telefones (61) 2326-4607/4608 ou comparecer ao endereço da Ouvidoria/SIC do CNJ – SAF SUL Quadra 2, Lotes 5/6, bloco E, sala 002 – CEP: 70070-600 – Brasília/DF, ou mesmo enviar mensagem pelo formulário eletrônico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Tem como reverter a decisão do juiz?

Ainda que a sentença seja a decisão final do juiz, ainda é possível recorrer contra essa decisão. Assim, a parte insatisfeita poderá apresentar um recurso de apelação, buscando reverter a sentença. Esse recurso não será julgado pelo mesmo juiz, mas por desembargadores de um Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dsadvocacia.com.br

Como contestar a decisão de um juiz?

Na grande maioria dos casos, o recurso cabível é a apelação. Dependendo do seu caso e da área do Direito em que seu problema está envolvido, esse recurso pode ter um nome diferente e o processo andará de outra maneira. Desse modo, seu advogado entrará então com a apelação a partir de uma petição no primeiro grau.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível ganhar uma causa na Justiça?

Em um processo judicial tudo pode acontecer. Mas lembre-se: A advocacia é uma atividade de meio e não de resultado. Assim, o mais importante é a confiança no profissional e no seu comprometimento, e não a promessa de um resultado que, muitas vezes, é quase impossível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível processar o tribunal?

Atualmente, também é possível processar juízes e a União em ações na Justiça comum, para obter indenizações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cartacapital.com.br

Onde processar um juiz?

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

Cabe à Corregedoria, ainda, receber e, se for o caso, processar reclamações e instaurar sindicâncias contra juízes. Também acompanha o desempenho de magistrados não vitaliciados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br

O que o juiz não pode fazer?

Aos juízes é vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério; II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo; III - dedicar-se à atividade político-partidária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Como pedir a suspeição de um juiz?

A forma de alegação pela parte interessada é através do chamado incidente de suspeição e impedimento, embora muitos também tratem como exceção de suspeição e impedimento. Ou seja, deve-se fazer uma petição fundamentada e protocolada nos autos do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que fazer quando o juiz não dá andamento ao processo?

Nesse sentido, o jurisdicionado que se sinta lesado pela grande demora no julgamento de uma ação que seja parte poderá enviar a sua reclamação à Ouvidoria do CNJ.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sandovalfilho.com.br

Como se reporta a um juiz?

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para o juiz analisar uma petição?

Após apresentada a petição de acordo, o juízo analisará os seus termos no prazo de 15 dias (período no qual pode designar uma audiência) e proferirá a sentença. O pedido de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional dos direitos reivindicados na ação trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Quem oferece a denúncia ao juiz?

A denúncia é interposta para os crimes que devem ser processados por meio de ação penal pública, cuja o titular é o representante do Ministério Público. A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada em juízo pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Onde reclamar do Fórum?

A Ouvidoria Judicial é um canal direto de comunicação entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e seus funcionários, advogados e usuários em geral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br

Como abrir reclamação na corregedoria?

A Corregedoria-Geral recebe denúncias, reclamações, críticas ou elogios sobre a atuação funcional de promotores e procuradores. O registro deve ser feito pelo Atendimento ao Cidadão e à Cidadã; clique no link para acessar o sistema e fazer seu registro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpsp.mp.br

O que juízes não podem fazer?

O magistrado deve evitar comportamentos que impliquem a busca injustificada e desmesurada por reconhecimento social, mormente a autopromoção em publicação de qualquer natureza. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quem pode afastar um juiz?

§ 3º – O Tribunal ou o seu órgão especial, na sessão em que ordenar a instauração do processo, como no curso dele, poderá afastar o magistrado do exercício das suas funções, sem prejuízo dos vencimentos e das vantagens, até a decisão final.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br