A membrana situada no ventre da língua — a parte de baixo — é chamada de freio lingual. Dependendo do seu tipo e forma de inserção, é necessário realizar a cirurgia para remover o tecido que provoca a língua presa. Além disso, um segundo tipo de freio também pode existir na boca: o labial.
Essa situação pode acabar causando problemas tanto na fala quanto em outras áreas da vida do paciente. Normalmente, essa complicação tende a ser mais prejudicial em crianças por também afetar a mastigação, porém também pode afetar a vida do paciente durante toda sua vida.
O diagnóstico que verifica se existe alguma alteração do frênulo, aquela membrana que une a língua ao assoalho da boca, é feito por meio do Teste da Linguinha logo após o nascimento do bebê, juntamente com o teste do pezinho.
O único tratamento para os casos de encurtamento do freio lingual é a cirurgia. Em suma, a frenectomia lingual consiste na remoção total ou parcial do freio lingual, a fim de que a língua possa voltar às suas funções normais ou o mais próximo do normal.
Como se corrige o freio da língua curto? Basta uma simples frenotomia - um pequeno corte com uma tesoura cirúrgica - para resolver o problema do freio lingual curto. Pode ser feito rapidamente no consultório médico e normalmente não necessita de anestesia, uma vez que aquela estrutura quase não tem nervos.
O que é Língua presa, quais os sintomas e como resolver? Otorrino em Curitiba te explica a cirurgia!
O que acontece quando rasga o freio?
O rompimento geralmente ocorre durante relações sexuais ou outras atividades que envolvem a retração do prepúcio. Quando o freio estica além do seu limite, ele pode se rasgar, causando dor intensa e sangramento. Embora o rompimento possa ser assustador, é uma condição comum e tratável.
“O ideal é a pessoa procurar o dentista para avaliar o que esse dano pode causar, pois, uma vez rompido, o freio pode acarretar inflamação, infecção e outros problemas maiores”, diz a especialista.
O rompimento do freio do pênis ocorre principalmente nos casos dos chamados freios curtos, durante a primeira relação, ou durante relações sexuais com pouca lubrificação. Trata-se de uma lesão frequente em homens que não operaram a fimose.
Piercing no freio lingual pode causar o rompimento da pelinha e infecções. O piercing localizado no freio lingual pode ser considerado o pior tipo para a saúde bucal.
Aretha explica que essa alteração do frênulo lingual pode causar ferimentos nas mamas, a mãe pode relatar dor ao amamentar, pode diminuir a habilidade do bebê de fazer a adequada pega e sucção do leite materno, pode dificultar a estimulação da produção do leite materno e o esvaziamento dessa mama.
Não. O rompimento do freio é uma urgência médica que deve ser prontamente identificada e tratada. A ruptura do freio causa dor e sangramento intensos que devem levar o homem a procurar atendimento médico no pronto socorro.
A frenectomia é uma cirurgia delicada que pode ser realizada pelo odontopediatra e pelo cirurgião oral menor para retirar o freio lingual. Ela é muito importante para garantir a movimentação adequada da língua, evitando problemas desde a primeira infância.
Qual a melhor idade para fazer frenectomia lingual?
A frenectomia lingual pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente seja encaminhado a um odontopediatra, para que uma avaliação mais profunda seja realizada juntamente com uma equipe multidisciplinar.
O freio lingual, também conhecido como frênulo lingual, é uma fina membrana mucosa na superfície inferior da língua, que a conecta com o assoalho da cavidade oral. Essa prega se origina próximo à base da língua e se estende anteriormente ao longo do eixo sagital na linha média em direção à sua extremidade.
Em adultos, a língua presa pode ser causada por trauma, cirurgia anterior ou simplesmente devido a um freio lingual curto não resolvido anteriormente. Também pode causar dificuldade para falar, mastigar e engolir, bem como gerar dor e desconforto.
Além de prejudicar a fala, a prega de tecido fibroso dificulta a mastigação e pode gerar lesões na boca. Porém, temos uma boa notícia: é possível solucionar esse problema por meio de uma cirurgia de freio lingual, também conhecida como frenectomia.
Em geral traumas aos freios não são graves. Faça uma dieta mais liquida e pastosa para evitar aumentar o trauma. Para alivio do incomodo pode aplicar Omcilon A em orabase, após escovar os dentes. Caso demore mais que uma semana para cicatrizar ou começar inchaço procure um cirurgião dentista.
Quanto tempo leva para cicatrizar o freio rompido?
Em circunstâncias normais, a incisão cicatriza completamente de seis a oito semanas, permitindo a retomada da atividade sexual. A frenuloplastia peniana é um tratamento seguro, eficaz e permanente, que oferece a diminuição da dor durante a relação sexual e o aumento da sensação de prazer.
Não há impedimento a realização de sexo, especialmente se o frênulo não gerar dores e for normal. Caso haja desconforto e dores, a realização de correção cirúrgica se faz necessário.
Tratamento. São indicados os seguintes tratamentos para fimose: Pomadas à base de corticóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande. Exercício de retração da fimose para meninos com mais de 5 anos.
Também é importante destacar que durante a relação sexual ou a masturbação, o freio pode acabar se rompendo acidentalmente, resultando uma hemorragia, em muitos casos, persistente. No geral, o tratamento para essa condição é a partir da frenuloplastia.
Se você tem dúvida sobre o que é frênulo lingual, basta imaginar o que conecta a parte inferior da língua à sua boca. Essa estrutura é exatamente uma pequena banda de tecido (membrana) que fica localizada nessa região e serve para sustentar e controlar a língua.
Isso acontece por causa do frênulo ou freio lingual, ligamento que une a parte inferior da língua à base da boca. Ele é mais curto e espesso – ou mais delgado – que o usual, dificultando a movimentação da língua e, consequentemente, a alimentação e a fala.