Pouco tempo depois, em 1961, com 22 anos, Tanzi decidiu investir no segmento de laticínios, abrindo a fábrica de pasteurização com o nome de Parmalat, que em poucas décadas se tornaria a maior produtora mundial de leite longa vida. A ideia do nome veio da combinação de Parma com a palavra "leite" em italiano (latte).
A origem do atual Grupo Parmalat tem como marco a criação da Parmalat Spa em 1973, que sucedeu uma pequena empresa da família Tanzi, criada em 1961 na região da Emilia Romagna, no centro-norte da Itália.
Em 2003, a Parmalat entrou em crise. Tudo começou quando a empresa disse que uma conta nas Ilhas Cayman, que teria saldo de 4 bilhões de euros (R$ 21 bilhões, na conversão livre), na verdade não existia. Os executivos então procuraram a proteção da lei de falências e começaram os processos.
Em 2011, a companhia se tornou uma subsidiária do grupo francês Lactalis, que obteve o controle total da Parmalat em 2019. No Brasil, a Lactalis é dona ainda das marcas Itambé, Poços de Caldas, Batavo, Président, entre outras.
A HISTÓRIA DA PARMALAT! COMO A MAIOR MARCA DE LEITE DO BRASIL FALIU?
Quem foi Parmalat?
Ficou bastante conhecida em todo o mundo por patrocinar a equipe Brabham de Fórmula 1 e clubes de futebol, além de elaborar modelos de co-gestão, contratando grandes jogadores para suas equipes.
A Parmalat passou por uma falência fraudulenta em 2003. Naquela ocasião, notou-se que havia um rombo de 14 bilhões de euros no balanço da empresa. Milhares de pequenos investidores perderam dinheiro. A falência teve consequências em diversos setores, como no financeiro, no de esportes, turismo e entretenimento.
O que aconteceu com o Palmeiras quando a Parmalat saiu?
Em 2002 o Palmeiras foi, pela primeira vez em sua História, rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Já em dezembro de 2003, a Parmalat decretou falência, e o ex-presidente Grisendi foi condenado por crimes cometidos contra o sistema financeiro brasileiro justamente no período da parceria com o time.
O projeto de cogestão de Parmalat e Palmeiras tomou vida em abril de 1992. Cinco meses mais tarde, o vice de patrimônio do Juventude, Celso Empinotti, e o presidente Marcos Cunha Lima começaram a negociar parceria semelhante com a companhia de laticínios. O contrato foi assinado em maio de 1993.
A Parmalat nasceu na Itália há mais de 55 anos e está no Brasil desde 1972. Buscamos sempre inovar em nossos produtos para oferecer o melhor do leite para você e sua família.
Parmalat Wheyfit é o whey protein da Parmalat. Um suplemento alimentar em pó com 21g de proteína, ele é ideal para sua atividade física, pois ajuda na recuperação muscular, além de ser saudável e saboroso.
O elefante é fã de Parmalat, o porco cor de rosa e o macaco também são. O panda e a vaquinha só querem Parmalat, assim como a foquinha, o ursinho e o leão. O gato mia, o cachorrinho late, o rinoceronte só quer leite. Parmalat.
O nome dela é dona Rosa, e Parmalat WheyFit foi junto com ela até Paris, para ver a filha emocionar o mundo. Estas imagens mostram um pouquinho do que foi essa viagem.
Procurada pelo F5, a Parmalat diz que Rebeca Andrade "vem estrelando vídeos ao lado de Rosa Santos nas mídias digitais" da marca, sua patrocinadora desde 2023, e lembra que "sua mãe foi, inclusive, levada à França pela empresa".
A fabricante dos leites Parmalat e Líder UHT integral está convocando recall de mais de 300 mil caixas do produto, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça. Foi encontrado formol no leite.
Conteúdo nas redes sociais afirma que formol é adicionado ao leite longa vida, o que é falso; Anvisa e Ministério da Agricultura desmentem afirmação. O que estão compartilhando: um vídeo que supostamente mostra como é feito o “leite de caixinha”.
As marcas Italac, Líder, Mumu e Latvida, cujo leite foi adulterado e contaminado com formol, não são comercializadas apenas no varejo gaúcho, segundo informação do MP-RS. São Paulo e Paraná também vendem leite dessas quatro marcas.
A falência fraudulenta ocorreu em dívidas que superavam os 14 bilhões de euros (R$ 71 bilhões, em conversão livre). Sendo assim os patrocínios para os esportes cessaram.
Além do segmento de lácteos, a Parmalat está interessada também no setor de aves e embutidos da Batavo, mercado em que a múlti italiana ainda não atua no país.