Mas se não podemos utilizar o celular no avião, como as empresas oferecem Wi-Fi? A conexão é feita por satélite e não depende de conexão de torres de celular. É possível navegar pelas redes sociais, ler e-mails, trocar mensagens por aplicativos, mesmo com o aparelho no modo avião.
Não há nenhuma evidência comprovada de que um celular possa interferir nos sistemas de bordo de um avião. Logo, seu aparelho não irá causar uma catástrofe.
Em muitos voos modernos, você tem a opção de se conectar a redes Wi-Fi disponíveis, mesmo com o seu dispositivo no modo avião. Esta funcionalidade permite que você acesse a internet e use serviços online, mesmo estando a milhares de metros de altitude.
COMO USAR A INTERNET NO AVIÃO | WIFI E 4G FUNCIONAM?
Tem sinal de internet no voo?
O modo avião desabilita os dados móveis (sinal de 4G ou 5G) e ligações no celular, sem a necessidade de deixá-lo desligado durante toda a viagem. Desta forma, o recurso permite ainda que o dispositivo se conecte à Wi-Fi da aeronave.
Sim. Voos nacionais e internacionais em aeronaves GOL e LATAM equipados com a tecnologia via satélite da Intelsat. O que está incluído ao acessar? O serviço de internet grátis no avião está disponível apenas para smartphones.
O que acontece se eu não colocar o celular no modo avião?
Desconexão de Redes: A função primária do “modo avião” é desativar as transmissões sem fio. Isso significa que seu dispositivo irá desconectar-se das redes celulares (GSM, CDMA, 3G, 4G, 5G, etc.), o que interrompe chamadas de voz, mensagens SMS e acesso à internet móvel.
O que acontece se eu não colocar o celular em modo avião?
O que acontece se não ativar o modo avião durante um voo? Ao contrário da crença popular, você não corre o risco de derrubar o avião apenas por tirar seu celular do modo voo, ainda que alguns acreditem que isso poderia prejudicar a comunicação da aeronave com as torres de comando.
Utilizar Modo Avião para não aparecer online no WhatsApp
Essa opção desabilita o uso de dados via Wi-Fi e rede móvel, deixando o smartphone sem acesso à internet. Além de não receber novas mensagens, o aplicativo fica fora do ar e não consegue identificar seu uso.
Sim, é possível usar o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens durante voos internacionais. No entanto, a conectividade pode variar de acordo com as políticas da companhia aérea. A maioria das companhias aéreas oferece serviços de wi-fi gratuitos ou pagos.
O prazo para os estados membros disponibilizarem as bandas de frequência 5G para aviões é 30 de junho de 2023. Isso significa que as pessoas podem usar todos os recursos do telefone durante o voo - permitindo chamadas e aplicativos com muitos dados que transmitem música e vídeo.
Laptops e outros periféricos podem ser usados durante o voo normal desde que esteja ativado o modo de voo. As transmissões via Bluetooth, como smartwatches, smartphones, fones de ouvido, teclados, controladores de jogos, etc. são permitidas a bordo de toda a aeronave durante todos as fases do voo.
Os telefones celulares são permitidos, com exceção do Samsung Galaxy Note 7, que é proibido. Dispositivos eletrônicos portáteis também são permitidos, mas deverão viajar desligados ou em modo de hibernação para segurança do Voo .
Latam agora oferece Wi-Fi em todos os seus aviões – veja como ter acesso grátis! A Latam concluiu a instalação de Wi-Fi em todas as aeronaves que operam voos domésticos no Brasil, além de algumas rotas regionais na América do Sul.
Pode usar 4G no avião? No avião, não é possível utilizar o 4g em si, conforme estamos familiarizados. Novamente, o motivo se dá devido as possibilidade de interferências com a aeronava e a cabine que comanda.
As normas de uso do aparelho são todas regulamentadas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. No avião, você pode mexer no celular, notebook e tablet. Para isso, os dispositivos devem ser desligados nos períodos de turbulência, decolagem e pouso.
É por isso que os smartphones precisam ser colocados no "modo avião" durante o pouso e a decolagem — os momentos considerados mais críticos na viagem. A funcionalidade desliga a transmissão e recepção de ondas de rádio em um dispositivo eletrônico portátil, como celulares (entenda abaixo).
Atualmente, apenas quatro companhias aéreas oferecem o wi-fi gratuitamente durante o voo. As companhias são Norwegian, SAS, Air France, Turkish Airlines, Qantas - e apenas aos passageiros de primeira classe.
O que acontece se eu não desligar o celular no avião?
Se você não ativar o modo avião durante o voo, seu celular pode causar ruídos na comunicação da aeronave com a torre de comando. Não é garantido que isso ocorra, sobretudo porque os registros de falhas com essa origem são bem raros.
Você pode usar seus fones de ouvido, mas é sempre uma boa ideia primeiro verificar com a empresa aérea. Se estiver ouvindo música na Internet, você pode ficar restrito à música reproduzida no local, a menos que se conecte ao serviço de Wi-Fi do avião.
São 5 opções que variam de R$ 25 a R$ 58, podendo durar durante uma hora ou por todo o voo. Assim como na GOL, também há um pacote gratuito para mensagens. Clientes com status LATAM Pass Platinum ou superior recebem por e-mail um voucher para utilizar o wi-fi em voos nacionais sem nenhum custo.
Para isto, é necessário ativar o chamado “modo avião”, que desabilita os dados móveis (sinal de 4G ou 5G) e ligações no celular, sem a necessidade de deixá-lo desligado durante toda a viagem. Desta forma, o recurso permite ainda que o dispositivo se conecte à Wi-Fi da aeronave.
Basta acessar o portal do GOL Online de dentro das aeronaves e seguir as instruções para liberação do pacote, e depois é só aproveitar para botar o papo em dia durante os voos. Para clientes não cadastrados no programa de fidelidade, é possível se cadastrar gratuitamente para aproveitar este e muitos outros benefícios.