Dicas para um banho saudável Os especialistas consultados pelo Departamento de Saúde de Harvard sugerem que "tomar banho várias vezes por semana é suficiente para a maioria das pessoas que não estão sujas, suadas ou têm motivos para tomar banho com mais frequência".
Dúvidas frequentes sobre tomar banho todos os dias faz mal
Não há uma regra exata de quantos banhos você deve tomar por dia, porque isso depende de vários fatores, mas o recomendado é tomar um ou, no máximo, dois banhos completos para fazer a devida higienização sem agredir a barreira de proteção da sua pele.
A frequência ideal depende do tipo de pele e cabelo, da quantidade de suor e da sujeira que você acumula, afirma. E acrescenta, "tomar banho com muita frequência pode definitivamente ressecar a pele, piorando a vermelhidão, coceira e descamação, e desencadeando crises de eczema".
Não há um número certo para quantos banhos você deve tomar por semana, isso varia de acordo com o tipo de pele e clima da região. Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias.
“A falta de banho e a ausência de higienização correta podem acarretar no acúmulo de sujidades e uma proliferação inadequada de bactérias e fungos na pele, que é um órgão de proteção para o corpo”, enfatiza a médica.
Para quem não gosta tanto de banho, dá para ficar sem se lavar por até quatro ou cinco dias sem comprometer a saúde. Ficar muito tempo sem uma boa ducha pode levar a acúmulo de sebo na pele e grumos de bactérias que, por sua vez, podem desencadear doenças de pele, explica a dermatologista Betina Stefanello.
Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele estão micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade.
Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.
Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia. As informações são do Daily Mail.
A falta de cuidado pode aumentar o risco de infecções bacterianas e fúngicas, especialmente em áreas propensas como unhas, virilhas, orelhas e axilas, onde insetos, bactérias e parasitas podem se esconder.
Afinal: quais os riscos de ficar sem banho? Além do suor, acnes e fungos são algumas das consequências que podem ocorrer ao não tomar banho. Em suma, dormir sem a limpeza adequada da pele pode permitir que sujeira, óleo e maquiagem se acumulem. Assim, os poros ficam obstruídos e pode causar irritação cutânea.
Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.
O artigo sugere que a frequência ideal de banho é variável. Aqueles que têm uma vida ativa ou trabalham em ambientes quentes podem se beneficiar de banhos diários para remover o suor e a sujeira. Por outro lado, quem possui a pele sensível pode precisar ter uma menor frequência de limpeza para manter a saúde da pele.
Ficar sem tomar banho por tanto tempo envolve sempre uma questão relacionada ao odor. Em sua pesquisa, o médico relatou que o cheiro ruim do corpo não é uma relação direta com a sujeira, mas sim de um desequilíbrio microbiano. As bactérias se alimentam das secreções das glândulas sebáceas e do suor do dia a dia.
Atualmente, pesquisas indicam que 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Os dados são do Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, que foi divulgado em 2022. Outro estudo, publicado em 2021, mostrou que o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países.
Segundo essa análise, os franceses tomam em média um duche por dia, o que contraria o mapa de higiene na Europa, em que França aparecia como um país em que menos de 65% da população tomava banho diariamente. Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.
No Japão, além dos chuveiros, o banho em fontes termais (onsen) é altamente popular, refletindo uma tradição cultural de séculos. Na Rússia, enquanto 61% das mulheres e 35% dos homens tomam banho diariamente, um em cada cinco habitantes só toma banho uma vez por semana.
A falta de higiene íntima pode causar dois tipos de infecções vaginais, a candidíase –muito comum nas mulheres, tem como sinal a irritação vaginal, coceira intensa e corrimento branco, e a vaginose bacteriana – tem como sintomas o corrimento branco-acinzentado que pode ou não ter cheiro e a coceira vaginal.
Isto pode resultar em poros dilatados e obstruídos, levando ao aparecimento de pontos negros, acne e irritação da pele. Por outro lado, é importante sublinhar que outras pessoas notam que a pele do rosto melhora quando tomam banho com menos frequência.
A fobia de tomar banho pode ser desencadeada de várias maneiras. Por exemplo, uma experiência traumática relacionada com o banho pode provocar a doença e fazer com que o medo exagerado se desenvolva. Queda ou deslizamento na banheira ou chuveiro podem ser uma das razões porque isso acontece.
O que acontece se ficarmos vários dias sem banho? "Pode acontecer o acúmulo de restos de pele, sebo, poluição, suor, bactérias e vírus que, se não retirados, podem causar proliferação de microrganismos, que trazem mau cheiro ou desenvolvem doenças de pele", explica Mariana Veloso.
As descrições, nao querer tomar banho nao é suficiente, seria necessário procurar um Psiquiatra, que poderia avaliar o que melhor atenderia, psicoterapia e ou internacao. Em todo caso transtornos psiquiatros sempre é tratamento conjunto.