A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
Evangelho (Jo 6,51-58) O evangelho de Corpus Christi é o final do “sermão do Pão da Vida” segundo o Evangelho de João. Depois da multiplicação dos pães, Jesus explicou o sentido do “sinal” que acabou de fazer: ele mesmo é “o pão que desce do céu” como presente de Deus à humanidade (Jo 6,26-50).
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Este é um feriado Cristão que nós evangélicos acabamos usufruindo, mas não o comemoramos. Na visão Evangélica cremos de forma diferente. Celebramos o momento da Ceia do Senhor nos cultos, como um memorial que Jesus nos mandou celebrar, mas não cremos na transubstanciação dos elementos.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Datas religiosas como a Sexta-feira Santa e Corpus Christi podem até ser feriados civis, mas o repouso que elas pedem não é o da simples ausência de trabalho.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo. A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa.
Os discípulos só poderão reproduzir o Amor de Jesus se forem capazes de estar em profunda comunhão com Ele. Para que o seu amor seja por nós, vivido, é naturalmente necessário que estejamos em profunda comunhão com Deus, sua fonte, pois “Deus é amor” (1Jo 4,8).
Qual o versículo da Bíblia que fala sobre Eucaristia?
Na Eucaristia está a presença real de Jesus Cristo, conforme nos ensinaram o próprio Senhor. Em João 6,56-57 Jesus disse: “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. E como o Pai, que é vivo, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que comer de mim viverá por mim”.
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Romanos 12, verso 5, precisa fazer parte de cada um de nós: “[...] assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros”. O corpo é formado pelos membros, e estamos ligados à cabeça que é o Senhor Jesus.
Nosso Deus está nos céus — Os ídolos são deuses falsos — Confia no Senhor. 1 Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por causa da tua benignidade e da tua verdade. 2 Porque dirão as nações: Onde está o seu Deus? 3 Porém o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe aprouve.
O que é comemorado no Corpus Christi? A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
Qual o verdadeiro sentido da festa de Corpus Christi?
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Refere-se à extraordinária transformação de uma hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma missa. É reconhecido oficialmente como milagre pela Igreja Católica.
Entenda significado da data. Os católicos comemoram nesta quinta-feira (30) o dia de Corpus Christi, data celebrada anualmente 60 dias após a Páscoa que faz referência a um milagre ocorrido em 1264 na Itália.
“Que neste Corpus Christi possamos experimentar a profunda conexão com Cristo na Eucaristia. Que sua presença nos encha de alegria e esperança em todos os momentos.”
Quanto à questão da alimentação, ao contrário de outras datas do calendário litúrgico, como a Sexta-feira Santa e as sextas-feiras da Quaresma, não há uma prescrição específica na Igreja Católica que proíba o consumo de carne no dia de Corpus Christi. Portanto, é permitido comer carne nesta data.
Devem se abster de atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do Dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo. Então, se você precisa trabalhar neste dia, as atividades não podem impedir o culto”, ressalta Pe.
Qual a importância do dia de Corpus Christi para a Igreja?
Corpus Christi é uma festa tradicional da Igreja Católica, onde os fiéis celebram a presença de Cristo na Eucaristia. A eucaristia é o “reconhecimento” ou “ação de graça” em memória da morte sacrificial e ressurreição de Cristo.
O que as pessoas fazem no feriado de Corpus Christi?
Muitos brasileiros usam a data de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (30/5), como um dia para viajar ou descansar. O que poucos sabem é que não se trata de um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo. Ou seja, na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários.