Colocar fogo no lote e atrapalhar o ambiente próximo é crime previsto na lei 9.605/9 , que diz que qualquer atividade que cause danos à saúde humana, como lixo, matas, lotes, se configura como crime ambiental.
A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.
O que fazer quando o vizinho coloca fogo no quintal?
Se o seu vizinho está valendo-se de queimadas para fazer limpeza ou jardinagem é indicado conversar com ele antes de tomar medidas mais sérias. Caso uma abordagem amigável não tenha frutos, é possível fazer uma denúncia ao órgão ambiental da sua cidade, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou a Defesa Civil.
Provocar queimadas e atear fogo em terrenos baldios são crimes ambientais. Provocar queimadas é crime! Está prevista penalização, como sanções e multas, tanto em Lei Federal (9.605/1998), quanto na legislação municipal (4.953/2020). Não coloque fogo em lixo, terrenos particulares ou áreas públicas.
Colocar fogo em terrenos baldios é crime, alerta prefeitura
Pode colocar fogo em terreno particular?
Colocar fogo no lote e atrapalhar o ambiente próximo é crime previsto na lei 9.605/9 , que diz que qualquer atividade que cause danos à saúde humana, como lixo, matas, lotes, se configura como crime ambiental.
Qual o valor da multa por colocar fogo no quintal?
Com o crescente número de incêndios urbanos, a Defesa Civil Estadual alerta: atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental passível de multa que pode chegar a R$ 9.658.
Oriento Você Procurar um Advogado para Buscar Indenização Pelo Agravamento do Seu Quadro de Saúde pela Concausa Detetminada Pelo Fumo Passivo. Destaco que Você Deve Formalizar Suas Reclamações Por Escrito no Condomínio.
A Polícia Ambiental deve ser acionada em casos de crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, tráfico de animais, poluição de rios e lagos, entre outros. Além disso, a Polícia Ambiental também pode ser acionada para realizar fiscalizações em empresas e indústrias que possam estar causando danos ao meio ambiente.
Hoje, o Ibama conta com pouco mais de três mil servidores — um número que já representa uma redução de quase 40% se comparada a 2014, sendo que apenas 800 são agentes de fiscalização. O número representa um fiscal a cada mil quilômetros quadrados de unidades de conservação.
Denuncie. Para denunciar propriedades rurais que estão pegando fogo, os moradores devem ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 193. A PMA-MS também deve ser acionada para autuar (multar) as pessoas que provocaram as chamas. Em Campo Grande, o contato é através do (67) 99984-5013.
Pelo texto aprovado, a pena para o crime de dano qualificado pelo emprego de fogo ou de substância inflamável ou explosiva passará de detenção de seis meses a três anos, como está hoje no Código Penal, para reclusão de três a seis anos.
Já a Lei dos Crimes Ambientais, 9.605/1998, em seu artigo 41, prevê penalidade para quem provocar incêndio em mata ou floresta, com previsão de reclusão de dois a quatro anos e multa. Se o crime é culposo (sem intenção), a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Ninguém tem o direito de fabricar e exportar fumaça, para que as demais pessoas tenham que respirar esse tipo de lixo gasoso. Não permita que coloquem fogo nas proximidades de sua casa, de sua família, de seus filhos, já nascidos ou em gestação.
A queima do lixo é um ato criminoso, mesmo quando dentro de propriedade particular. Isso porque, segundo a Lei de Crimes Ambientais, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana. A punição pode ser de multa e detenção de 6 meses a um ano.
Caso você presencie alguém colocando fogo em lixo, converse com a pessoa e a informe que a prática é criminosa. Se a pessoa não quiser colaborar, você pode fazer uma denúncia para a Delegacia ou para a Secretaria de Meio Ambiente do Município.
A função de fiscalização de fumaça pelo método de avaliação de Ringelmann ou de opacidade pode ser realizada pelo corpo de agentes credenciados da CETESB (funcionários) e pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O cidadão que se deparar com lançamento de material particulado pode denunciar o caso à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), por meio do Fale Conosco/ Disque Meio Ambiente, no 0800-11 35 60, ou pelo site da companhia.
As denúncias poderão ser feitas por meio dos seguintes canais: Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS. Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima.
Queimadas controladas são permitidas para fins agropecuários em áreas específicas, exigem autorização e inclusão em plano de manejo integrado do fogo. Já as queimadas prescritas são planejadas para fins de conservação, pesquisa ou manejo de vegetação, e também exigem autorização prévia.