Segundo artigo da Sociedade Brasileira de Pediatria, nunca deve-se utilizar cobertores, travesseiros e almofadas no berço do bebê, devido ao risco de sufocamento. O correto mesmo é deixar o bebê dormir sobre o colchão sem nenhum item que traga perigo.
Portanto, a partir dos 6 ou 12 meses de vida (a depender da recomendação que você prefira seguir), o bebê já pode usar um travesseiro. Para manter a coluna alinhada e as vias respiratórias livres, o travesseirinho deve preencher o espaço entre o colchão e a cabeça do bebê, além de ser fino (3cm).
Nos primeiros meses de vida, não há necessidade de colocar esse objeto no berço do recém-nascido. O mais indicado é colocá-los para dormir em uma superfície firme, plana e macia, acomodando bem a coluna do bebê. A indicação do uso do travesseiro é a partir dos dois anos de idade.
O travesseiro de bebê ideal é antialérgico, com proteção contra ácaros, com tecido respirável e mais baixo, sem deixar a cabeça da criança elevada. É importante que haja um encaixe perfeito da coluna. Claro que, este modelo, só deve ser usado a partir dos 6 meses de idade.
A posição ideal para o bebê dormir, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é de barriga para cima, a fim de evitar a morte súbita, que pode ocorrer em bebês recém-nascidos. Por volta dos 5 meses, o próprio bebê já será capaz de se virar e escolher a posição mais confortável para dormir.
Travesseiros: quando a criança deve começar a usar, e qual é o ideal?
Qual a forma correta de colocar o bebê para dormir?
“Coloque-o em sua cama, de barriga para baixo, movimentando a cabeça para cima e para os lados – é bom para o desenvolvimento neurológico e evita que a cabeça fique deformada na parte de trás por ficar sempre de barriga para cima.
- Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça; - Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação.
O ideal é colocar o pequeno sempre de barriguinha pra cima e o travesseiro deve chegar, no máximo até a altura dos ombros. Isso é fundamental pra deixar as vias aéreas livres, tá? Assim não atrapalhar a respiração.
Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se afogar se estiver de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade”, salienta a dra. Magda. Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços.
Faz mal colocar o bebê para dormir em cima da mãe?
Os bebês recém-nascidos podem sentir maior necessidade do aconchego da mãe para dormir. Mas deve-se evitar que o bebê durma em cima da barriga da mãe, pois pode gerar mais dificuldade para o bebê descobrir como deve dormir no berço de forma segura e tranquila.
Sim, é mais seguro e recomendável, segundo estudos e o último congresso de pediatria, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano de idade.
Qual melhor horário para colocar o bebê para dormir?
A rotina de sono regular ajuda a estabelecer um padrão de sono saudável e ajuda a garantir que o bebê receba a quantidade adequada de sono durante a noite. É recomendado que os bebês durmam entre 14 e 17 horas por dia, com a maioria dessas horas ocorrendo durante a noite.
É importante ressaltar que até os 6 meses de idade, os bebês têm uma estrutura corporal bem frágil e pouco desenvolvida, por isso, eles não precisam de elevação da cabeça na hora de dormir e colocar um travesseiro para tal pode até mesmo fazer mal para a coluna do bebê.
Para que serve o travesseiro com buraco no meio para bebê?
O travesseiro anatômico protege o formato redondo e sensível da cabeça do bebê. Distribuindo a pressão, através da cavidade central, o que ajuda o bebê a ficar em uma posição mais confortável.
Como colocar o bebê para dormir no travesseiro Anti-refluxo?
Como usar o travesseiro antirrefluxo? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas a cabeça do bebê que deve ser posicionada no travesseiro. Ele é grande justamente para que uma parte do corpo caiba nele. Desse modo, o bebê deve ser posicionado da cintura para cima, dificultando a subida do suco gástrico.
A primeira coisa a ser dita é que os pediatras não recomendam o uso de travesseiro antes do bebê completar seis meses de vida. Isso porque, neste momento, ele precisa dormir em uma superfície firme, plana e macia para ter sua coluna bem acomodada.
Quando o bebê Golfar é porque está com a barriga cheia?
Na maioria dos casos, é normal o bebê golfar devido a um trato gastrointestinal imaturo e ao tamanho do estômago, que é pequeno e se enche rapidamente quando o bebê é alimentado.
Até quando o bebê deve dormir de barriga para cima?
Pediatras reforçam recomendações para o sono seguro. Menores de um ano devem dormir de barriga para cima em um berço com superfície rígida e não inclinada e sem objetos fofos como travesseiros, “naninhas”, cobertas e lençóis soltos.
Evite o uso de cobertores, almofadas e decorações na cama até pelo menos os 18 meses, a fim de reduzir o risco de SMSL (Síndrome da Morte Súbita do Lactente). Com esses cuidados, seu bebê poderá desfrutar de um sono tranquilo e seguro.
É perigoso colocar o bebê para dormir sem arrotar?
2- Tem problema se o bebê não arrotar? Problema sério não. Mas como tudo no bebê é muito pequeno, uma reduzida quantidade de gazes pode provocar um enorme desconforto gastrointestinal na criança, atrapalhando inclusive o sono.
Vómitos en lactantes são muito frequentes, principalmente se mamam à noite e estão um pouco congestionados . Neste caso ,sendo sem febre e tratando-se de um episódio esporádico provavelmente não seja nada que requeira tratamento. De qualquer forma é sempre bom consultar ao pediatra.
Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.