Estar constantemente logado, sem usar, pode expor seu computador a riscos desnecessariamente. Economia de energia, principalmente em PCs de alto desempenho; Ficar em constante atividade faz o computador acumular calor por longos períodos de tempo, com o risco de danificar o hardware na falta de ventilação adequada.
O ato de ligar o computador pode causar um desgaste considerável no computador. Isso se aplicava principalmente aos computadores mais antigos, porque computadores mais novos, mesmo quando desligados, têm alguma eletricidade fluindo por eles.
Muitos usuários pensam que é necessário desligar o notebook ou PC quando o dia termina, como se o computador precisasse de uma boa noite de descanso, assim como nós. No entanto, essa prática nem sempre é necessária. Caso a sua rede de internet seja segura, não há problema em deixar o equipamento em modo de suspensão.
“Se você usa seu computador múltiplas vezes por dia, é melhor deixá-lo ligado. Se você o usa por um período curto – digamos uma ou duas horas – apenas uma vez por dia, ou ainda menos, então desligue-o”, explicou Leslie.
Hibernar: presente em alguns aparelhos e indicado para pausas mais longas, consome ainda menos energia do que a suspensão, mas leva um pouco mais de tempo para retomar arquivos e programas que estavam abertos; Desligar: corta totalmente o consumo de energia e é ideal para o encerramento do dia de trabalho, por exemplo.
As principais razões para não desligar nunca seu PC é que, mantendo-o ligado, a máquina estará sempre pronta, sem a necessidade de aguardar para começar a funcionar. Outro motivo é que as atualizações, instalações e outros processos podem ser feitos durante a noite.
Se o seu computador demora muito para ligar, não tem problema deixar ligado. Não é que é bom deixar ligado, só não tem problema deixar ligado, é diferente. Se liga rápido ou a lentidão não incomoda, pode desligar quando for dormir ou não for usar mais no dia.
Não há problema em ligar e desligar o notebook várias vezes ao dia. O hardware foi projetado para suportar muitos ciclos de energia, e o sistema operacional também é projetado para iniciar e desligar rapidamente.
Ao desconectar abruptamente o computador da tomada danifica gravemente todo o computador. O que acontece com um computador ligado na tomada e ser desligado de forma rápida é o mesmo que o coração humano parar de bater por segundos. Existem danos que podem não ser visíveis porém a longo prazo as consequências aparecem.
Não faz diferença jogador deixa PC ligado 24 horas por dia há 5 anos e diz que não faz sentido desligar?
“Não faz diferença”: jogador deixa PC ligado 24 horas por dia há 5 anos e diz que não faz sentido desligar. Para que nossos dispositivos durem ao longo do tempo, precisamos cuidar deles.
Deixar o seu notebook conectado o tempo inteiro na energia não faz com que a bateria fique “viciada”. Esse efeito era muito comum em baterias mais antigas, geralmente feitas de níquel cádmio. As baterias de íons de lítio, utilizada nos notebooks mais novos, não possuem esse efeito.
Se você jogar 2h por dia, durante 30 dias, neste PC Gamer com as melhores configurações (1000W), o seu custo mensal na conta de energia pode ser de R$ 60, sem contar acréscimos dos encargos e impostos de energia. No caso dos computadores mais comuns (300W), o gasto pode ser de R$ 18/mês.
Desligue-o sempre que for se afastar por mais de 15 minutos. Efetuar pequenas configurações na máquina, como regular o brilho da tela, podem reduzir o consumo de eletricidade. Configure o tempo para o micro entrar em modo de espera ou em hibernação quando estiver ocioso.
Do mesmo modo, estando ligado 24h por dia, o notebook vai demandar muita energia. Ou seja, o usuário vai precisar conectar o carregador várias vezes, o que certamente vai implicar um aumento no gasto de energia elétrica. O ideal, então, é que sejam feitas pausas ao longo do dia.
Sim, você pode deixar. Porém, é preciso utilizar um protetor de tela para evitar que com o tempo a imagem seja danificada. Além disso, é importante que você saiba que as luzes dos monitores LCD possuem uma expectativa de vida útil de aproximadamente 20.000 horas.
Na verdade, desligar o computador regularmente pode ser benéfico, pois permite que o sistema seja reiniciado e limpo, liberando recursos de sistema que podem estar sendo usados desnecessariamente e melhorando o desempenho geral do computador.
A quantidade de horas de funcionamento dos modelos testados indica que a média de vida útil dos discos é de 25.233 horas antes de apresentar uma falha, ou seja, 1.051 dias ou 2 anos e 10 meses. A média de setores com mal funcionamento foi de 1.548.
A princípio, uma computador pode ficar ligado direto por semanas ou até mesmo meses sem problema algum. Esta prática, por si só, normalmente não faz com que os componentes da máquina se desgastem mais rapidamente.
Deixar o notebook carregando a noite toda pode estragar ele? Mito! Você pode deixar seu notebook carregando durante a noite. Os aparelhos param de carregar quando atingem os 100%.
Geralmente não deixa sequelas. O problema pode ocorrer, se o computador estava gravando bem na hora da queda. Neste caso, a memória (HD, pen-drive, etc.) pode sofrer danos.
Hibernar usa menos energia do que Suspender e, quando você reinicializa o computador, volta do ponto onde estava (mas não tão rapidamente quanto a suspensão). Use a hibernação quando não for utilizar o notebook ou tablet por um longo período e se você não tiver a oportunidade de carregar a bateria durante esse tempo.
Clique no botão Iniciar e em seguida selecione a opção Desligar o computador. Um quadro de diálogo se abrirá com três opções. Você deve selecionar Desligar ou a ação que você quer que o computador realize.
Pressione “Win+R” para abrir o Executar, digite taskschd.msc e clique em “OK” para abrir o Agendador de Tarefas. Na tela seguinte, selecione Iniciar um programa e clique em Avançar. No campo Programa/script, digite shutdown -s -f e clique em Concluir.