O motivo é simples: roupas pretas absorvem a luz e a transformam em calor, enquanto roupas mais claras refletem a luz, mantendo a temperatura mais baixa. Portanto, em condições de exposição direta ao sol, uma camiseta preta tende a esquentar mais que uma camiseta branca.
O calor é uma forma de energia e cada cor tem a capacidade de absorver uma determinada quantidade de energia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As cores escuras são as que têm maior capacidade de absorção, portanto, quanto mais próxima a roupa estiver da cor preta, mais calor você sentirá.
"Um objeto é branco porque reflete toda a luz que o atinge. O preto, em contraste, absorve tudo e não emite nada. No meio há toda uma gama de cores." Quanto mais escura é a roupa, conclui, mais calor absorverá e refletirá menos.
Por essa razão, nestes dias de calor extremo, o pesquisador recomenda o uso de branco, amarelo, cinza e vermelho, e alerta para evitarmos roupas em tons preto, verde-escuro, verde, azul e roxo.
O motivo é simples: roupas pretas absorvem a luz e a transformam em calor, enquanto roupas mais claras refletem a luz, mantendo a temperatura mais baixa. Portanto, em condições de exposição direta ao sol, uma camiseta preta tende a esquentar mais que uma camiseta branca.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
Trata-se de uma tradição religiosa dos povos da região que já se acostumaram com a roupa preta apesar de ela absorver mais calor do sol do que a branca. Na verdade não tem nada de insensato, pois a cor preta absorve menos luz que as outras cores e por isso é mais usada no deserto.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria. Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.
O que representa a cor preto? Esta tonalidade começou a ser uma cor segura. O preto é a ausência de luz, e o branco é a união de todo as cores. Dentro das características que se lhe dão estão aquelas de dignidade, autoridade, luto, rebeldia, elegância, sobriedade, luxo e sensualidade.
Ao g1, a taróloga santista Monica Sarah disse que há muitas dúvidas sobre o uso do preto na virada do ano. Há bastante preconceito, mas a tonalidade, de acordo com ela, significa proteção. Em uma festa de Réveillon, é provável que a maioria esteja vestida com cores claras, então quem opta pelo tom escuro se destaca.
São consideradas cores frias: violeta, azul e verde. São consideradas cores quentes: amarelo, laranja e vermelho. Círculo cromático dividido em cores frias e quentes.
Os resultados confirmaram: branco e amarelo se mostraram as cores mais frescas, com temperaturas ao redor de 30 graus Celsius, enquanto preto e verde escuro se destacaram como as mais quentes, ultrapassando os 45 graus Celsius.
A energia radiante que não é refletida é absorvida e se transforma em calor. Na prática, significa que peças de roupa de cores com baixa refletividade (preto, por exemplo) esquentam mais facilmente, enquanto as mais refletivas ficam mais frescas.
Por exemplo, não seque a roupa preta no sol. Expor as peças ao calor e a luminosidade desbota e tirar o brilho natural da roupa preta. Prefira secar a peça à sombra e num local bem ventilado. A cor preta é mais suscetível a marcas.
Preto: O preto é uma cor forte e muitas vezes associada ao poder e à autoridade. Pode não ser a escolha mais relaxante para um pijama, pois pode não criar um ambiente acolhedor para dormir.
Ela explica que no Alcorão — livro sagrado para os mulçumanos — existe uma passagem que diz: “Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem seus atrativos, além dos que naturalmente aparecem; que cubram o colo com seus véus”.
Um cuidado que deve tomar quanto ao uso de roupas dessa cor é quando a pessoa precisa se mostrar comunicativa, interagir, transmitir uma mensagem, pois ela não permite troca energética. Ao contrário do que se deseja, nesse caso, o uso excessivo do preto pode deixar a pessoa introvertida, intolerante e apática.
Usar tons como o verde menta e o turquesa (hits da temporada), beges ou cores pastéis podem ajudar muito. Por ser uma cor neutra, o cinza também é um lindo aliado no combate aos ambientes quentes.
Na luz visível, as ondas mais curtas estão no lado azul do espectro, e as médias, no verde. Já as mais compridas estão no lado vermelho. Isso significa que a luz azul carrega maior energia, sendo observada em corpos que emitem mais calor.
Em seu trabalho ela demonstra que as cores que mais absorvem calor em suas superfícies - paredes ou telhados - são o preto (98%), cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).