É verdade que cobra anda em dupla? Cobras que andam somente de casal: Varia a espécie de região para região, na Amazônia é a Surucucu-pico-de-jaca (Lachesis muta) e no Sudeste a Urutu-cruzeiro (Rhinocerophis alternatus) ou a Jararacuçu (Bothrops jararacussu).
As cascavéis têm uma forma muito própria de acasalamento. Conforme explica o Instituto Butantan, os machos disputam a fêmea por meio de um ritual que se assemelha a uma dança, chamada dança-combate.
Numa relva curta as cobras e serpentes sabem que estão muito mais expostas aos predadores, e por isso evitam-na. Evite regar demasiado a relva. A humidade atrai vermes, minhocas, rãs, lesmas e outros insetos que são alimento de cobras, serpentes e outros répteis. Pode os arbustos e as árvores.
Um dos principais sinais de que há cobra por perto é ouvir os sons característicos do animal. Por exemplo, Cascavéis e Víboras possuem um “chocalho” na ponta da cauda com um som bem característico. Além disso, há o sibilar, o famoso assobio da cobra, que é muito fácil de identificar.
História 2: Ao tentar matar uma serpente, se ela não morrer, ela voltará para se vingar. Fake de novo! As serpentes não têm essa capacidade de lembrar da sua carinha e nem têm esse desejo de vingança, pode ficar tranquilo! Mais uma vez: elas só vão atacar caso se sintam ameaçadas.
Por serem animais de sangue frio, as cobras dependem de fontes externas de calor para regular sua temperatura corporal. Portanto, é compreensível que elas possam buscar lugares quentes, como os motores de carros, para se aquecerem durante períodos de baixa temperatura.
O ouvido é modificado pra ter essas sensações ampliadas, e a serpente consegue sentir a presença de potenciais predadores ou presas. “A cobra sente tudo pela língua. Ela bota a língua pra fora e balança.
Como estas serpentes vivem em mata fechada, nem sempre elas chegam às casas. No entanto, situações como inundações, incêndios ou desmatamento favorecem o contato humano com cobras, que procuram avidamente por um lugar seguro, como casas.
O acasalamento ocorre entre o outono e o inverno, e a fêmea dá a luz entre o final do verão e início do outono, com uma média de 14 filhotes por gestação.
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
Ser seguido por uma cobra anuncia que você conquistará uma vitória considerada impossível. Ver uma cobra morta simboliza que suas disputas se aproximam do fim. Se for verde, ninguém prejudicará você. Se for azul, você tem grande energia espiritual.
Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.
A serpentina é a locomoção mais comum das serpentes. Elas movem seu corpo em formato de “S”, com ondas que se espalham ao longo de todo corpo — desde a cabeça à cauda. À medida que a cobra avança, cada parte de seu corpo segue o caminho estabelecido pela cabeça, como os vagões de um trem seguindo trilhos.
O que fazer ao encontrar uma cobra? A recomendação é manter a calma caso encontre uma cobra no quintal, dentro de casa ou na rua, e se afastar. “Mantenha afastado os animais domésticos, salvar as crianças, e ligar para os órgãos competentes para o resgate”, explica o agente.
Enxofre : O enxofre é conhecido por ser um repelente natural de cobras. Espalhe enxofre em áreas onde deseja evitar sua presença, como ao redor do jardim ou em calçadas. Lembre-se de que o enxofre pode ter um odor forte, por isso use-o com cautela.
Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!
As cobras e outros animais peçonhentos costumam ficar escondidos nesses locais durante o dia para à noite sair para explorar. Faça essa limpeza com cuidado, pode ter uma cobra escondida embaixo de pedras e troncos.
Cobras-cegas, ou cecílias, são animais de corpo alongado pertencentes ao grupo Gymnophiona ou Apoda. Esses animais não possuem membros locomotores, o que faz com que lembrem serpentes. As cobras-cegas podem apresentar ou não olhos e possuem tentáculos na cabeça.
O mês de maio é conhecido na nossa região também como o “Mês das Cobras”. Com certeza você já ouviu isso de algum parente mais idoso. A percepção popular é de que as serpentes seriam vistas com mais frequência nesse período.
Para evitar ser picado por uma cobra nestas situações, o mais importante é não tocar o animal em hipótese alguma e procurar ajuda imediata. “Se aparecer alguma serpente na sua casa, na sua área de trabalho, não importa se é perigosa ou não, procure socorro com pessoas que saibam lidar com animais.