Embora distante da região litorânea, Minas Gerais já foi banhado por um braço de mar raso há 500 milhões de anos atrás. Evidências fósseis de animais marinhos do gênero Cloudina e Corumbella foram encontradas em paredões no município de Januária, região norte de Minas Gerais.
Minas Gerais já teve mar! Há 550 milhões de anos, o território mineiro era banhado por águas salgadas e fósseis marinhos em Januária provam isso. A terceira maior cachoeira do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro, com 273 metros de queda, fica em Conceição do Mato Dentro, e é uma das sete maravilhas da Estrada Real.
Minas Gerais pode até não ter mar, mas possui o imenso lago de Furnas, com 1.440 km² de área e um perímetro de 3.700 km, o conhecido 'Mar de Minas' é quatro vezes maior que a Baía da Guanabara. Formado no final dos anos 1950, o Lago de Furnas banha 34 cidades e oferece atrações naturais surpreendentes.
Foi o que aconteceu na região de Monte Orebe, sertão na divisa entre Pernambuco e Piauí, quando, em 2014, um grupo de pesquisadores, do qual faço parte, encontrou e descreveu um pedaço de um oceano de cerca de 820 milhões de anos atrás e o nomeou “ofiolito Monte Orebe”.
MINAS COMPROU UM PEDAÇO DO LITORAL, PAGOU, NÃO LEVOU E FICOU A VER NAVIOS.
São Paulo já foi mar?
Há 260 milhões de anos, no período Permiano médio, boa parte do Estado de São Paulo era coberta pelas águas do mar Irati. Uma das evidências mais fascinantes desse antigo mundo marinho está em Santa Rosa do Viterbo, na região de Ribeirão Preto.
O Atlântico começou a banhar o Nordeste há cerca de 120 milhões de anos. Na região do Araripe, entre o Ceará, Pernambuco e Piauí, os fósseis marinhos foram datados em 110 milhões. O mar entrou pelo caminho aberto no meio de um antigo continente, chamado gonduana, que estava se partindo ao meio.
A Bahia é o estado com maior faixa litorânea, numa extensão de 932 km, sendo 12,4% em relação ao litoral brasileiro. Conhecido pelas belíssimas praias, que atraem turistas de todo o mundo, principalmente as praias de Morro de São Paulo, Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro, Maraú. Foto: Monique Renne.
Em 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa, sendo criada a Capitania de Minas, que se tornou conhecida como Minas Gerais.
Por que Minas Gerais recebeu o nome de Minas Gerais?
Etimologia. Minas Gerais se relaciona literalmente por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas "minas gerais", em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério. No início do século XVIII, a região era simplesmente denominada Minas.
O estado mais charmoso do Brasil já teve outros nomes, como Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.
Qual é a cidade mais antiga do estado de Minas Gerais?
A cidade de Mariana, que comemora hoje 325 anos, tem uma participação efetiva na história de Minas Gerais. Mariana foi a primeira vila (1711), a primeira capital (1712), a primeira cidade (1745) e a primeira diocese (1745) de Minas, sendo chamada de "primaz de Minas".
A cidade de Minas Gerais mais próxima do mar é Caravelas, que está localizada a cerca de 500 km das praias da Bahia. Embora não seja uma cidade litorânea, Caravelas é o município mineiro mais próximo do oceano Atlântico e uma excelente opção para quem deseja explorar as belezas do litoral baiano.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
A capital do Piauí, Teresina, é a única do Nordeste que não tem praia. Fica a 343 km do litoral. Mas tem belezas naturais, histórias e culturais. Seu nome é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina.
Qual a única capital do Nordeste que não é banhado pelo mar?
Teresina, capital do Piauí, completa hoje 169 anos. A única capital do Nordeste que não é banhada pelo oceano Atlântico, a primeira capital planejada do Brasil, Teresina abriga uma população de quase 900 mil habitantes. A capital teve origem no povoado que vivia às margens do rio Poti.