Se a pessoa foi presenteada com um anel solitário, ele deve ser utilizado no anelar da mão esquerda. Após o casamento, o anel é passado para a mão direita ou pode continuar a ser usado junto à aliança de casamento na mão esquerda.
Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.
Em geral, é usado como um complemento para a aliança de casamento, antes ou depois dela. Nesse caso, o solitário é colocado no dedo anelar da mão esquerda, onde se dizia que ficava a veia amoris (veia do amor). Ao combinar com a aliança de casamento, carrega o significado de amor vindo do coração.
Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.
Popularmente considerado o “anel do amor”, ele se tornou o símbolo do noivado ao longo dos anos. Em virtude da dureza e transparência do único diamante presente na joia, o anel simboliza o amor único, puro e eterno do casal.
ANEL SOLITÁRIO: UM CLÁSSICO CHEIO DE SIGNIFICADOS E SIMBOLISMOS
Pode usar solitario no dedo do meio?
Uma combinação sofisticada é usar o seu anel solitário no dedo médio e uma meia aliança junto às alianças no dedo anelar, por exemplo. Se quiser um look ainda mais criativo invista em meias alianças com pedras coloridas.
Quando sozinho, ele ganha destaque na mão. Já quando combinado com outras peças chama a atenção pela sofisticação da composição. Mulheres solteiras e noivas podem usar a peça na mão direita, enquanto as casadas podem usá-la na mão esquerda.
Em algumas culturas, os homens usam anéis nos polegares como sinal de riqueza e influência. Quanto mais brilho, maior a riqueza do homem. A espessura do seu polegar e o posicionamento solitário fazem com que anéis grandes e volumosos com designs elaborados se sintam em casa.
Se a pessoa foi presenteada com um anel solitário, ele deve ser utilizado no anelar da mão esquerda. Após o casamento, o anel é passado para a mão direita ou pode continuar a ser usado junto à aliança de casamento na mão esquerda.
O anel solitário é muito ligado a noivados e casamentos, mas esta peça é usada no dia a dia por muitas mulheres solteiras, ou mesmo as comprometidas que estão ou não noivas.
Geralmente é usado sozinho, no dedo anelar da mão esquerda, enquanto a aliança de noivado permanece na direita. Por isso, após o casamento, você pode fazer do jeito tradicional e colocar ambos na mão esquerda, sendo primeiro a aliança e o solitário servindo como aparador.
Assim como o uso do anel solitário com aliança de casamento, não existe regra clara do uso do anel solitário com alianças de namoro. Você pode optar por utilizá-los no mesmo dedo, um em sequência do outro ou em mãos separadas.
Culturalmente, os anéis de compromisso e noivado são usados na mão direita e as alianças de casamento são usadas na mão esquerda. Mas vocês sabem as razões disso? Você sabia?
Como usar o anel solitário antes ou depois da aliança?
Caso o seu desejo seja utilizar ambas as joias no mesmo dedo, o indicado é sempre incluir primeiro a aliança de casamento e, posteriormente, o anel solitário. Esse cuidado garantirá que as pedras do anel fiquem mais destacadas em sua mão, promovendo beleza e elegância em todos os momentos do seu dia a dia.
O dedo médio é o dedo da sabedoria e do equilíbrio e, portanto, o uso de um anel no mesmo tem um significado associado a estas emoções. Também está associado ao coração e representa a diferença entre o bem e o mal, mas tal como os outros, usá-lo numa mão ou na outra tem diferentes significados.
Anelar: (Apolo) Associado aos nossos desejos e relacionamentos. Este é o dedo em que se usam as alianças de casamento ou compromisso afetivo. Regido pelo Sol, a ele se associa o afeto, o amor e o coração.
Este tipo de pé é o mais comum, sua principal característica é que o segundo dedo é maior que o primeiro dedo (maior que o “dedão”). Também conhecido popularmente como o “dedão que manda no marido” ou “pé de quem manda no marido”. Assim, ele é o tipo de pé mais comum nas civilizações ocidentais.
O dedo médio, devido à sua posição central, é versátil e pode ser usado para anéis expressivos de estilo pessoal. O anelar, especialmente na mão esquerda, é o dedo tradicional para alianças de casamento, simbolizando compromisso e amor eterno.
Como os anéis são filtros de energia, é aconselhável evitar usá-los nesse dedo, pois podem atrapalhar a captação de boas vibrações, uma vez que o polegar é considerado como o dedo do livre arbítrio, da verdade e da natureza. Anéis usados nesse dedo têm o poder de influenciar a opinião das pessoas.
Forma mais comum de se utilizar anel, o acessório no dedo anelar sustenta o significado de compromisso. No ocidente, quando utilizado no dedo direito por uma peça dourada, significa noivado, ou na opção prata, namoro. Já na mão esquerda implica em casamento.
Pode usar o anel solitário sozinho? Sim! Mesmo que você veja sendo muito utilizado com alianças, também tem a opção de usá-lo sozinho, sem nenhum outro anel junto ou na mão. Isso dará ainda mais destaque para essa peça, sem falar que deixa muito requintado o seu look.