Em 2020, o cientista ambiental Jonathan Barichivich, do Laboratório de Ciências Climáticas e Ambientais em Paris, na França, estimou que a árvore mais antiga do planeta tenha 5,4 mil anos. A planta fica localizada nas montanhas costeiras do Chile.
Considerando os organismos vivos não-clonados, o sucessor de Prometheus na lista de árvores mais antigas do mundo é outro pinheiro, chamado de Matusalém. Ele está nas montanhas a leste de Nevada. No entanto, sua localização exata permanece em segredo para protegê-lo.
É a árvore mais antiga, que, agora, tem um concorrente de peso, no Chile. Matusalém (nome do personagem bíblico que viveu mais tempo...) fica na Grande Bacia do Nevada, a 3 mil metros de altitude, na região rochosa Snake Range. Seus galhos retorcidos reduzem o risco de quebra e as raízes cuidam da nutrição.
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
Aquela que poderá ser a árvore mais antiga do mundo está escondida algures num percurso de 72 quilómetros da Floresta Nacional de Inyo, na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA). Trata-se de um tipo de pinheiro de tronco retorcido, com milhares de anos, baptizado de Matusalém (devido à longevidade do vegetal).
A ÁRVORE MAIS VELHA DO MUNDO PODE ESTAR NA AMÉRICA DO SUL: 5.400 ANOS!!!
Onde ficava a árvore da vida?
Na Bíblia, onde a árvore se faz presente, ela aparece localizada no Jardim do Éden, em uma posição central. De forma geral, a árvore da vida é um símbolo sagrado, cujo significado perpassa pela fecundidade e imortalidade.
Origem. Foram descobertos no condado de Schoharie, Nova Iorque, fósseis do que é considerada a mais antiga árvore do mundo, trata-se de amostras bem preservadas da espécie conhecida como Wattieza, também conhecida como árvore de Gilboa, com idade estimada de 380 milhões de anos.
Facilmente identificável pelas suas folhas persistentes e pela copa piramidal, a sequoia pode superar os 100 metros de altura, o equivalente ao tamanho de três edifícios de seis andares.
Considerada a planta mais antiga do mundo, a Encepahalartos woodii surgiu antes mesmo dos dinossauros. No entanto, hoje corre um grande risco de desaparecer. Isso acontece porque ela é também a planta mais solitária do planeta, o que dificulta (e muito) a sua reprodução.
A Karomia gigas, uma espécie pertencente à família Lamiaceae, é uma joia botânica descoberta nas regiões remotas do Quênia e da Tanzânia. Suas características únicas e sua raridade fazem dela uma das árvores mais ameaçadas na África.
Isso inclui o pinheiro Matusalém, nas Montanhas Brancas da Califórnia, que com base nos dados dos anéis de crescimento, tem 4.853 anos, sendo assim o pinheiro bristlecone vivo mais antigo documentado.
María Branyas sobreviveu à pandemia de gripe espanhola em 1918, a duas guerras mundiais, à Guerra Civil na Espanha, bem como à covid-19, em 2020, pouco depois de completar 113 anos e da qual se recuperou em poucos dias.
Olha só como a gente, às vezes, fala bobagem! Não é de hoje que eu tinha certeza de que a árvore mais cara do mundo era a Dalbergia melanoxylon, nativa do leste da África e conhecida pela sua madeira de cor preta. Não à toa, seu preço no mercado explodiu para mais de 25 mil dólares cada metro cúbico.
Agora, acredita-se que o detentor do título seja o Gran Abuelo, que fica no Parque Nacional Alerce Costero, no Chile. Em 2020, o cientista climático Jonathan Barichivich coletou amostras do cipreste-da-patagônia de 30 metros e usou modelos estatísticos para datar sua idade em 5.484 anos.
Rússia, Canadá e Estados Unidos registram mais de metade do ganho de cobertura vegetal no mundo, por área, somando juntos 68 milhões de hectares. Os três países, porém, perderam mais árvores do que ganharam, acabando com um saldo negativo entre 2000 e 2020.
O aumento na devastação da Amazônia tem ameaçado cada vez mais a Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, onde está localizada a maior árvore já identificada no Brasil, um angelim-vermelho de 400 anos de idade, 88,5 metros de altura e quase 10 metros de circunferência.
Conheça a árvore mais antiga do Brasil: Vovozona: A Rainha da Amazônia. A "Vovozona" é uma das maiores e mais antigas árvores da Amazônia, localizada na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, no Pará.
Trata-se de um 'Fitzroya Cupressoides', um tipo de cipreste endémico comum no sul da América Latina. Com mais de 5000 anos, está prestes a substituir o Matusalém, um pinheiro de 4850 anos existente na Califórnia (Estados Unidos).
Não se sabe como as primeiras plantas terrestres surgiram, mas acredita-se que foi um grupo de algas verdes denominados Chlorophyta que apresentava um genótipo e fenótipo bem diverso que permitiu sua sobrevivência em áreas pantanosas sujeitas a períodos alternados de inundação e seca.
Presente no Guinness Book, a árvore mais alta do mundo é uma sequoia gigante, a Hyporion. Em altura, ela pode alcançar os incríveis 115 metros, sendo o equivalente a 20 girafas uma em cima da outra ou um prédio com 40 andares. Ela está localizada ao norte da Califórnia, nos Estados Unidos e foi descoberta em 2006.
A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares.
Com uma dureza de 4.500 na escala de Junka, a Guiacum lidera o ranking como a madeira mais resistente do mundo. Conhecido popularmente como ipê, pau-d'arco, peúva, ipé, ipeúna e paratudo, esse é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae.
Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. A outra é a "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal", de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de uma serpente.
Trata-se de um pinheiro-da-califórnia, que fica em um ponto entre a cordilheira de Sierra Nevada, na Califórnia, e a fronteira de Nevada. É uma árvore que possui impressionantes 4.789 anos de existência.