A veia femoral é um grande vaso localizado profundamente na coxa. Ela às vezes é chamada de veia femoral superficial, para distingui-la da veia femoral profunda. Entretanto, como a veia femoral está localizada profundamente na coxa, esse termo pode ser enganoso, não sendo utilizado na terminologia anatômica oficial.
A veia femoral é uma veia de grande calibre que se estende ao longo da parte interna da coxa. Ela começa na região inguinal, onde se conecta à veia safena magna, e se estende até a região poplítea, onde se divide em veias poplíteas.
A veia femoral está medialmente adjacente à artéria femoral. Com a maior distância do ligamento inguinal, a veia corre sob a artéria. O ponto desejado da punção da veia femoral é 1 a 2 cm inferior ao ligamento inguinal.
Uma sensação de calor na perna afetada, acompanhada de tensão ou rigidez muscular, pode indicar inflamação e problemas circulatórios graves. Se você experimentar falta de ar, dor no peito ou sensação de desmaio, esses podem ser sinais de embolia pulmonar, uma complicação grave que exige atendimento médico urgente.
Você sabe o que é e onde está localizada a veia femoral? | DTUP
Qual o primeiro sinal de trombose nas pernas?
inchaço na perna afetada, geralmente acompanhado de dor ou sensação de peso; vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP.
Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.
Como a artéria femoral é relativamente superficial no trígono femoral, o pulso femoral pode ser facilmente palpado. Ele encontra-se a meio caminho entre a espinha ilíaca ântero-superior e a sínfise púbica, por baixo do ligamento inguinal.
Problemas na veia safena magna, tende a ocasionar dor nas pernas, edema, manchas escuras na pele e o surgimento de outras veias dilatadas e defeituosas na perna que “quebraram” por não aguentar toda a pressão em excesso na veia safena magna.
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.
Esquema da artéria femoral (20) e suas principais ramificações - coxa direita, visão anterior. A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.
Quando há ruptura, o quadro clínico pode envolver isquemia distal, massa pulsátil na coxa ou massa pulsátil e dolorosa4. As principais complicações dos aneurismas da AFS são trombose, embolização distal ou, mais raramente, ruptura1,2,4,5.
A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico. A falta de irrigação faz com que o local afetado adquira uma coloração diferente, mais clara do que o restante do corpo.
Em cada perna, temos 2 veias safenas: uma maior que vai da virilha até o pé, chamada veia safena interna ou magna, e uma menor, que vai do joelho até o pé, correndo na face posterior da perna, a veia safena externa ou parva.
Trombose da Veia Femoral. A trombose é uma condição médica que refere-se ao surgimento de coágulos sanguíneos nas veias, geralmente localizadas na panturrilha, coxas e pélvis, que bloqueiam a passagem do sangue e ocasionam diversos problemas à saúde do paciente.
Veia femoral comum: está localizada no triângulo femoral, formado pelo ligamento inguinal, o músculo sartório e o músculo adutor longo da coxa. Também está medialmente à art´éria femoral comum.
Para palpar o pulso femoral: Coloque as pontas de dois a três dedos (geralmente o indicador, o dedo médio e o anular, se você usar três) na dobra onde a perna se une ao abdome anterior, no meio do caminho entre os dois marcos ósseos do osso púbico e o ASIS.
A maior e mais importante artéria que leva sangue oxigenado para toda a extremidade inferior é a artéria femoral. Ela emite ramos ao longo da coxa que suprem a pele da região inguinal e da genitália externa, assim como alguns músculos da coxa.
Como saber se a dor na perna é muscular ou vascular?
É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas. Ao sentir dores persistentes na perna sem ter realizado esforços ou exercícios físicos, busque ajuda de um médico vascular.
Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica. Quer saber mais informações para sua saúde?