A Conmebol afirma que é a primeira confederação de futebol do mundo a centralizar o vídeo de assistência arbitral (VAR). Após testes-piloto em outros anos, na semana passada foi a primeira vez que o sistema foi empregado oficialmente, conectando Luque a jogos no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires e La Plata.
No Brasil, a tecnologia foi usada pela primeira vez no Campeonato Pernambucano de Futebol de 2017. No Campeonato Mineiro de Futebol de 2019 - Módulo I seria usado, mas foi para as semi-finais e finais. O Campeonato Paulista de Futebol de 2019 - Série A1 adotou a tecnologia a partir dos quartos de final.
Primeira intervenção do VAR no Campeonato Brasileiro dura mais de seis minutos. O Campeonato Brasileiro de 2024 teve início neste sábado (13) e já na primeira rodada o VAR precisou entrar em ação.
Em 2017, ela foi utilizada desde as semifinais da Libertadores, finais da Copa Sul-Americana e da Recopa. - Eu gosto do VAR e acredito que essa mudança é algo sem retorno - confirmou o presidente, diretamente de Moscou. O uso do VAR seguirá as mesmas regras que estão sendo usadas na Copa do Mundo.
Por que os Jogadores Brasileiros NÃO JOGAM na Argentina???
Quando o VAR foi implantado na Libertadores?
A Copa Libertadores foi o primeiro torneio internacional de clubes a usar o VAR, em 2018. Desde 2020 a entidade também passou a publicar os áudios e vídeos com os diálogos entre a cabine do VAR e os árbitros de campo.
O VAR tem por objetivo ajudar o árbitro do campo a tomar decisão em lances considerados duvidosos. Você sabe o que é VAR (Video Assistant Referee)? A tecnologia que já foi utilizada na Rússia em 2018, será usada novamente na Copa do Mundo do Catar.
Assessor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol e presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Alagoana, George Alves Feitoza confirmou ao ge a utilização da tecnologia. - Assim como nas Séries A e B, a Confederação Brasileira de Futebol garantiu que as Séries C e D também terão uso do VAR.
Implantação da tecnologia será custeada pela entidade
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira (22), que vai ter VAR, árbitro de vídeo, nas séries B, C e D do Campeonato Brasileiro em 2021.
A CBF argumenta que o sistema que deu origem ao VAR partiu da ideia do brasileiro Manoel Serapião Filho . Ele teria sugerido o uso da tecnologia no futebol há mais de duas décadas, segundo a entidade.
O VAR será comandado com checagem e revisão dos lances por Charly Wendy (FIFA-SC), com assistência de Amanda Matias Masseira (SP) e Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE) e observação de Cleidy Mary (SC).
A confederação europeia anunciou nesta segunda-feira que o VAR será utilizado na Champions já na atual temporada, a partir das oitavas de final, que serão disputadas em fevereiro do ano que vem.
Entre os clubes grandes do país, apenas Athletico-PR, Botafogo e o Flu não têm a taça mais importante da América. Dos três, apenas o Alvinegro nunca chegou em uma decisão. O Athletico chegou a duas finais da Libertadores, contra o São Paulo, em 2005, e contra o Flamengo, em 2022.
A tecnologia de campo passou a ser discutida pela Fifa em 2009 e foi usada no Brasil com maior regularidade a partir do segundo semestre de 2018, com a Copa do Brasil. Ao todo, somando 2018, 2019 e 2020, o VAR esteve presente em 851 partidas. Começa nesta quarta-feira a "era VAR" em competições nacionais no Brasil.
VAR será utilizado pela primeira vez nesta edição da quarta divisão nacional. Partidas de ida devem acontecer neste final de semana. A partir das oitavas de final, a Série D do Campeonato Brasileiro terá a utilização do árbitro de vídeo em todos os oito jogos.
Qual foi o time mais prejudicado pela arbitragem no Brasil?
Um estudo feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mostrou que o time mais prejudicado pela arbitragem é o Corinthians. Já o clube mais beneficiado foi a Chapecoense.
Mas você lembra como foi o início da tecnologia no Brasil? O VAR foi usado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e desde então vem sendo adotado em diversos torneios pelo mundo. No Brasil, o VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018.
Qual o time carioca mais favorecido pela arbitragem?
Nesse quesito, o Vasco, novamente, é o time mais beneficiado: seis pênaltis a favor. O Flamengo é o único time que nunca conseguiu uma penalidade a favor por causa do VAR.
O VAR passou a ser aplicado no futebol, oficialmente, a partir da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Sua primeira utilização na história das Copas foi na partida entre França e Austrália, em 16 de junho de 2018. Naquela partida, o árbitro de vídeo auxiliou na correção de um pênalti para a Seleção Francesa.