Os dias 22 e 23 de julho do ano de 2013 ficaram para sempre gravados na memória dos cecilienses. Depois de muitos anos, Santa Cecília voltou a ter o privilégio de assistir um dos mais belos espetáculos da natureza, a neve, fenômeno pouco comum em um país tropical como o Brasil.
Santa Catarina registrou neve neste sábado (24 ). O fenômeno aconteceu em Bom Jardim da Serra, na Serra, onde as temperaturas chegaram a 3,93ºC, por volta das 16h. A informação foi confirmada pela Defesa Civil.
Qual foi a última vez que nevou em Santa Catarina?
2021. 28 de junho de 2021: neve em São Joaquim e Água Doce, Santa Catarina e em Bom Jesus e São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, durante o início da manhã, e em Quaraí, no sudoeste do estado, à noite. Chuva congelada em Abelardo Luz, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Lages, todos em Santa Catarina.
VÍDEOS: São Joaquim registra a primeira neve de 2024 em Santa Catarina. São Joaquim registrou o primeiro episódio de neve de 2024 em Santa Catarina. O fenômeno mais aguardado pelos turistas e moradores da Serra ocorreu na noite desta sexta-feira (9).
Diversas. A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
O mês de agosto de 2024 tem sido marcado por extremos climáticos em todo o Brasil. Após uma forte onda de frio que estabeleceu recordes de baixas temperaturas na primeira quinzena, o calor voltou com força, quebrando recordes de temperatura máxima em várias capitais do país.
Eventos de frio intenso com ocorrência de geada ampla em Santa Catarina e os episódios de neve devem ficar para o inverno, que começa no dia 20 de junho.
Este é o segundo registro de neve no estado de Santa Catarina neste mês. Na noite de sexta-feira (9), às 23h, a cidade de São Joaquim, também situada na região sul do estado, presenciou o fenômeno com uma temperatura de 0,3°C, conforme dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Depois de duas décadas, em 2021 a neve caiu por três dias consecutivos na Região Sul e com registros nos três estados. A neve começou em 28 de junho de 2021, alcançando municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até do Sul do Paraná, na região de Palmas, acompanhando a instabilidade da frente fria.
No Brasil, a neve é um fenômeno raro, mas que pode ocorrer em algumas cidades das regiões Sul e, com menor frequência, Sudeste. As áreas serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são as que costumam estar mais propensas a registrar neve, especialmente durante os meses de maio a agosto.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são os estados onde já nevou no Brasil e que registram ocorrência de neve praticamente todos os anos. Portanto, se a sua ideia é programar uma viagem para lugares que nevam no Brasil, guarde bem estes nomes: São Joaquim (SC); Cambará do Sul (RS);
Não é comum a ocorrência de neve no Brasil por tratar-se de um país com clima predominantemente tropical e altas temperaturas o ano todo. No entanto, em casos isolados, pode-se observar a ocorrência desse fenômeno no país. Trata-se de entendermos a dinâmica climática e a movimentação das massas de ar.
Urupema, na Serra de Santa Catarina, considerada a cidade mais fria do Brasil, registrou a sensação térmica de -22°C na manhã desta segunda-feira (26), segundo a Epagri/Ciram.
Há exatos dez anos, a neve transformava Blumenau em um verdadeiro cenário de filme. No dia 23 de julho de 2013, o fenômeno atípico no município aparecia para encantar os moradores.
Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil, localizada na Serra Catarinense. Com temperaturas abaixo de zero e fenômenos climáticos únicos, é o destino perfeito para vivenciar o inverno brasileiro.
De acordo com dados da Climatempo, a chance de neve pode ocorrer nas cidades mais altas da Serra Catarinense. As cidades que podem registrar o fenômeno são Urubici, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra.
Outra curiosidade interessante é que as maiores nevascas registradas em Santa Catarina aconteceram nos anos de 1957, 1965, 1975 e em 1979. Já na década de 80, houve uma forte nevasca em 1988. No início da década de 90, também foi registrada uma nevasca intensa.
A probabilidade de neve neste fim de semana é de média a alta nas áreas mais alta do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Sul do Brasil voltou a experimentar um fenômeno climático fascinante: a neve.
A onda de frio mais forte de 2024 vai fazer as temperaturas despencarem em todo o país, especialmente no Centro-Sul, incluindo Santa Catarina. A nova onda de frio traz chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
Antes disso, o dia mais frio de 2024 ocorreu em 23 de junho, quando os termômetros bateram 9,7ºC. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Alerta para baixas temperaturas.