Segundo os modelos teóricos atualmente aceitos, o Sol tem prazo de validade e vai “morrer” daqui a cerca de 5 bilhões de anos, tornando-se uma anã branca.
Resumo: A Terra vai ser engolida pelo Sol? É hora de correr para as colinas ou fazer planos para o fim do mundo? CALMA! Isso vai acontecer, mas só daqui a 5 bilhões de anos, quando o nosso astro envelhecer e engolir Mercúrio, Vênus e o nosso planetinha.
(NASA) Essa fase de "tranquilidade" deve durar, no total, cerca de 11 bilhões de anos. Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade.
O que vamos supor neste contexto pode assustar, mas está baseado em estudos científicos. A morte do sol está prevista para daqui a uns 7 bilhões de anos, parece distante, contudo é um processo muito longo que já teve início.
Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.
A Terra caminha para registrar em 2024 o ano mais quente da história da humanidade, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), sistema de observação da União Europeia.
"Durante o eclipse de 2024, o Sol estará no máximo solar ou próximo a ele, quando o campo magnético se parecerá mais com uma bola de pelo emaranhada. As serpentinas provavelmente serão visíveis em toda a coroa.
Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas. Desde que o mundo é mundo, vira e mexe ele acaba. Pior: o planeta tem data para morrer.
A boa notícia é que essa conta ainda reserva um tempo considerável: o colapso só se iniciará em 1,5 bilhão de anos e vai demorar cerca de 7,5 bilhões de anos para a “morte” do Astro-Rei.
Na teoria, daqui a cerca de 50 bilhões de anos, a Lua atingirá seu tamanho máximo, e a órbita lunar que hoje dura um mês, levará 47 dias, a mesma quantidade de tempo em que a Terra demorará para completar sua rotação. Isso significa que a Lua e o planeta Terra ficarão sempre de frente um para o outro.
Conforme os pesquisadores explicam em um comunicado, a notícia mais triste é que a Terra seria provavelmente engolida pelo Sol em expansão para gigante vermelha, antes mesmo de se transformar em uma anã branca.
Uma pesquisa de 2021 publicada na Nature Astronomy calculou quando o Sol deve morrer. De acordo com os cientistas, o astro-rei morrerá daqui a aproximadamente 10 bilhões de anos. Caso a humanidade sobreviva até lá e esteja na Terra, o processo deve ser bastante violento.
De acordo com os dados, o aquecimento global vai dizimar a vida terrestre daqui a 250 milhões de anos. Conforme reportado pelo tabloide britânico Daily Star, o dr.
De acordo com o que a equipe apurou, o Sol, que já tem cerca de 4,6 bilhões de anos de idade, deverá chegar ao fim de sua vida daqui a cerca de 10 bilhões de anos.
Uma pesquisa indicou recentemente que, em 5 bilhões de anos, o Sol se transformará em uma bola gigante vermelha que vai absorver os planetas do sistema solar, como Mercúrio, Vênus e, provavelmente, a Terra.
O estudo, publicado no periódico científico Nature Geoscience, previu que, com o ritmo atual de destruição, 92% da superfície do planeta estarão inabitáveis em 250 milhões de anos. Além disso, será formado por um supercontinente, cheio de radiação, quase nenhuma comida e praticamente sem mamíferos.
De acordo com modelos climáticos inovadores, a Terra poderá tornar-se praticamente inabitável para a maioria dos mamíferos dentro de cerca de 250 milhões de anos, marcando uma ameaça iminente de extinção em massa, comparável à dos dinossauros.
“Do ponto de vista astronômico, se o sol simplesmente sumisse (isso é impossível), deixaríamos de ter uma órbita estável, a Terra iria vagar pela galáxia. Provavelmente não colidiríamos com outros planetas, que estão muito distantes. O maior efeito que sentiríamos seria a escuridão perpétua, dia e noite.
Em 2030, dois terços da população mundial viverão nas cidades. A população urbana nos países em desenvolvimento dobrará e as cidades produzirão 80% do PIB global. Grandes cidades da Ásia, América Latina e África estão projetadas para se tornarem megacidades até 2030.
É verdade que em 2029 vai cair um meteoro na Terra?
Espera-se que Apophis se aproxime da Terra em 2029, 2036 e 2068, e observações de radar e análise de órbita mostraram que não atingirá nosso planeta em nenhum desses casos.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar.
É verdade que em 2024 vai ter uma tempestade solar?
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Neste fim de semana deve acontecer uma de menor intensidade, conforme alerta da instituição.