De acordo com Nery (2001), a charge foi criada de modo perspicaz e inesperado por “ghettos” opostos aos poderes partidá- rios. Esses “ghettos” recebiam tratamento discriminatório por par- te dos políticos, e, por isso, organizaram-se num verdadeiro grupo hegemônico de apelo às causas populares.
A charge, que é um estilo de ilustração, tem como objetivo satirizar alguém, alguma situação ou acontecimento atual, por isso ela sempre está relacionada com um determinado contexto social, histórico, cultural ou político.
A charge é uma história contada em um breve texto e ilustrada em quadrinhos. Surgiu na Europa e foi publicada no Brasil pela primeira vez em 1837, e tratavam de críticas ao império. Quando foi criada, era vendida separadamente nas ruas, mas rapidamente se popularizou e passou a ser publicada em jornais e revistas.
A charge é um gênero textual jornalístico marcado pelo humor e pela ironia. Utiliza caricaturas para fazer crítica social, política, esportiva etc. Apresenta temas da atualidade e elementos do cotidiano de um país.
Apresentação: A charge é um tipo de texto que retrata um acontecimento ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto sócio-histórico específico, e que exige do interlocutor o conhecimento desses fatores para ser entendida, pois fora dele, provavelmente perderá sua força comunicativa.
Segundo Teixeira (2001), o gênero charge, no Brasil, tem uma longa trajetória de desenvolvimento e três momentos de ama- durecimento. Esse processo começa com a chegada de imigrantes europeus – pintores e desenhistas – ao Rio de Janeiro durante o século XIX.
Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas.
Resposta: Podemos dizer que o principal objetivo de uma charge é transmitir uma visão crítica sobre determinado assunto que esteja sob alvo de discussões na sociedade.
A charge possui uma função social importante, que é a de criticar e satirizar os acontecimentos da sociedade. Ela funciona como uma forma de expressão artística e política, utilizando o humor como ferramenta para questionar e provocar reflexões sobre determinados temas.
CHARGE é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.
Em 1837, o porto-alegrense Manuel de Araújo dava vida a primeira charge publicada no Brasil. A obra, chamada “A campanha e o cujo”, fazia uma crítica ao envolvimento de funcionários do governo em esquemas de propina e corrupção.
A palavra charge é de origem francesa e significa “carga”. Esse nome não foi escolhido por acaso, já que uma das principais características da charge é exagerar, seja sobre um fato, seja sobre uma pessoa, de modo a torná-la uma caricatura.
Charge é um gênero textual jornalístico que tem como intenção principal fazer uma crítica sobre algum tema usando o humor. Elas é criativa e aborda temas da atualidade. Seus personagens são geralmente desenhados, com o estilo semelhantes aos das caricaturas.
Charges.com.br é uma criação do cartunista Maurício Ricardo Quirino, que juntou à agilidade da charge impressa de jornais, os recursos de multimídia e interatividade da Internet, num resultado pioneiro no Brasil. Maurício Ricardo cria os roteiros, desenha, anima e interpreta as vozes da maioria dos personagens.
O pintor e poeta Manuel de Araújo Porto Alegre (1806-1879), natural de Rio Pardo (RS), lançou no Rio de Janeiro, em 1837, a primeira charge publicada, no Brasil, “A Campanhia e o Cujo” .
INGREDIENTES: Leite integral, açúcar, amendoim, água, maltodextrina, cacau em pó, espessantes pectina e gelatina e aromatizantes. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE, AMENDOIM E DERIVADOS DE SOJA. PODE CONTER CASTANHA-DE-CAJÚ, CASTANHA-DO-PARÁ, AMÊNDOA, AVELÃ E NOZES.
Eram desenhos ou gravuras que, de maneira bem-humorada, retratavam a vida cotidiana e os líderes da época. No entanto, foi na Europa do século XVIII e XIX, com o advento da imprensa e a expansão dos jornais, que a charge ganhou destaque.
O que a charge representa no contexto da revolução?
A charge identifica os Estados (ou Ordens) da sociedade pré- revolucionária, sendo o 1º Estado (representado pelo membro do clero com a cruz e a bíblia), o 2º Estado (um nobre com a espada) e o 3º Estado (curvado, carregando os demais estados).
1. Charge política: retrata a política e os políticos em situações cômicas ou satíricas. 2. Charge social: aborda temas sociais como injustiças, desigualdades, preconceitos, entre outros.
Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.
É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.