O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Em qual década começa a surgir a era do marketing?
O marketing nos anos 50
Década que marca o começo do marketing no Brasil. Era um período de industrialização e de grandes mudanças tecnológicas marcadas pelo governo de Juscelino Kubistchek.
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
Borden em 1949. Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
Anos 50. Década que marca o começo do marketing no Brasil. Era um período de industrialização e de grandes mudanças tecnológicas marcadas pelo governo de Juscelino Kubistchek. A televisão acabava de chegar no país, ainda dominado pelos jornais, revistas e rádios em termos de publicidade.
Seu início, no entanto, remonta à década de 1990, quando a World Wide Web começou a se popularizar e se tornar acessível ao público em geral. Nessa época, empresas e profissionais de marketing começaram a perceber o potencial da internet como uma nova plataforma para divulgação e venda de produtos e serviços.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
Conhecida como a primeira era do Marketing, o Marketing 1.0 surgiu no começo da revolução industrial. Ele foi ganhando mais força com o decorrer do tempo e com a evolução dos sistemas de produção em massa e gestão, movimento conhecido como Fordismo.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Com o intuito de apresentar e contextualizar o desdobramento histórico do marketing, reproduzimos o conceito das três eras, classificadas por Boone (1998): Era da produção, Era de Vendas e Era do Marketing. A Era da produção (antes dos anos 20) dividiu-se em duas subetapas básicas: produto e produção.
Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.
O marketing vem evoluindo conforme as necessidades das empresas e do mercado desde a era industrial. A primeira etapa do marketing moderno corresponde ao surgimento da publicidade comercial no século XIX. Assim, a publicidade surgiu com o objetivo de divulgar os produtos das empresas e atrair novos clientes.
Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas. A comunicação era em massa, os custos de produção eram elevados e o retorno acontecia a longo prazo.
Qual momento histórico mais influenciou o aparecimento do marketing?
Esses fatores ocorreram entre o final do século XIX e início do século XX em nações denominadas industrializadas e que foram responsáveis por uma mudança do ambiente, que se tornou fértil para o surgimento do Marketing como área de estudos.
O marketing digital teve origem no surgimento da era da informação. Dessa forma, ele surge paralelamente ao nascimento da internet, estimada na década de 1960, e popularizando-se nas décadas de 1980 e 1990. Assim como nos dias atuais, essa estratégia digital era utilizada com intuito de alavancar um negócio.
Marketing é uma palavra em inglês que vem de “market”, que traduzido significa mercado. Nesse sentido, a estratégia é focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou marca. O seu objetivo é atrair mais clientes, além de fidelizá-los.
São muitas as alcunhas atribuídas a Philip Kotler quando o assunto é marketing. O professor estadunidense, PHD em economia pelo MIT e pós-doutorado em matemática por Harvard, é autor de uma verdadeira coleção de livros e artigos que revolucionaram a forma como o mercado é entendido.
Nos anos 80, o marketing era dominado pela publicidade em massa, com propagandas em televisão, rádio e jornais. As empresas investiam em campanhas publicitárias agressivas para chamar a atenção do público e vender seus produtos ou serviços.
No início dos anos sessenta (60) a grande preocupação do Marketing de Produtos era exclusivamente “vender”, a ponto de Theodore Levitt afirmar que um produto não seria um produto se não fosse facilmente comercializado, pois nesse caso ele seria apenas “uma peça de museu”.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Considerado o pai do Marketing Moderno, Philip Kotler foi um dos primeiros a falar sobre o futuro da comunicação. O professor fez uma análise da evolução do Marketing e definiu as diretrizes para o processo digital. Dessa forma, o termo Marketing Digital surgiu nos anos 90 juntamente com a invenção da internet.
Por essa razão, o marketing é uma ferramenta que aliada a qualquer empresa auxilia no processo dessas adaptações de maneira rápida e eficaz, pois ele é responsável por definir os mercados-alvo, identifica e quantifica as necessidades dos clientes, através da comunicação dos produtos e serviços ofertados a todos os ...