É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.
Fevereiro. Deves podar macieiras, pereiras, pessegueiros, mas evitar as podas de morangueiros e damasqueiros, pois afetarão o seu crescimento. As podas de árvores de citrinos, como laranjeiras e limoeiros, podem ser realizadas ao longo dos meses de fevereiro e março.
Agora, com relação à melhor lua para podar laranjeira, o ideal é durante a minguante, já que irá evitar que galhos e ramos comprometidos não voltem a crescer.
Em geral, a melhor época para a poda é após a colheita do pomar. Em algumas variedades de maturação precoce, a poda pode ser realizada a partir de junho, porém antes da brotação normal da primavera.
O fluxo de primavera, que ocorre do final de julho a meados de setembro, após o repouso fisiológico, é o precursor da principal florada dos citros. Já em regiões de clima tropical (mais quentes), o crescimento e o florescimento podem ocorrer durante todo o ano, desde que ocorra a indução.
Poda Drástica Guia Completo Para Fazer a Poda Severa em Frutíferas
Qual melhor mês para podar Laranjeiras?
É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.
O ideal é manter cerca de 2mm a 4mm por dia para atender à demanda da planta no período de floração. Além do estresse hídrico, outro fator essencial para a indução floral do citros é a adubação adequada.
Qual é o mês ideal para poda de árvores frutíferas?
As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.
Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio. Novembro: efetuar as podas nos pomares na fase de minguante da Lua. Janeiro: faça a poda nas figueiras, diospireiros e macieiras, também no Minguante. Fevereiro: continuar as podas, excepto dos morangueiros e damasqueiros.
Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.
Os adubos orgânicos, derivados de fontes naturais como compostagem e esterco animal, oferecem benefícios significativos. Eles fornecem nutrientes essenciais de maneira gradual, promovendo a saúde do solo e estimulando a atividade microbiana.
Regue suas laranjeiras regularmente, especialmente nos primeiros meses após o plantio. Monitore o solo para garantir que ele esteja sempre úmido, mas não encharcado. A adubação regular é fundamental para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento saudável das árvores.
1-As podas realizadas em maio e setembro proporcionam maior e menor intervalo entre a poda e o início do florescimento, respectivamente. 2-A polinização artificial aumenta a porcentagem de fecundação e o crescimento dos frutos.
folhas ovais, de 6,5-13 cm de comprimento por 3,75-10 cm de largura, sustentadas por pecíolos alados, perfumadas, verde-escuras na face superior, e verde-claras na face inferior, também marcada por pontos pretos, por glândulas, que liberam óleo quando maceradas.
A poda de limpeza deve ser realizada na época mais seca e fria do ano, momento em que não há frutinhos em desenvolvimento. O corte dos ramos deve ser feito rente ao tronco da planta, tomando-se o cuidado de não deixar pedaços na planta.
Laranjeiras jovens , a poda pode ser feita em qualquer época do ano, evitando-se sempre nas estações frias, devido ao risco de geadas . No caso de poda de ramos importantes, deve ser feita quando houver menor atividade vegetativa.
Em algumas variedades de maturação precoce, a poda pode ser feita a partir de junho e antes da primavera. Porém, algumas variedades de maturação tardia, como a laranja valência, na qual a planta mantém frutos durante o ano, deve ser feito o corte lateral no final da primavera.
A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, entre os meses de maio a agosto. O período do inverno é uma época considerada favorável para podas domésticas, pois é neste momento que as árvores entram em seu período de dormência.
Plantas podadas no inverno poderão apresentar ciclo de produção maior em relação a plantas podadas no verão. Podas realizadas no período de maio a julho poderão resultar em justaposição da produção, em função das baixas temperaturas e do período de colheita coincidentes, com início em janeiro do ano seguinte.
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.
Eles recomendam dividir a dose total de adubo em três aplicações: segunda quinzena de setembro, segunda quinzena de novembro e primeira quinzena de fevereiro. Fidalski ainda lembra que, para melhor aproveitamento, a adubação deve ser feita em solo úmido.