“É incerta a época em que viveu, que pode ter sido no período compreendido entre o reinado de Joás, antes de 850 a.C., e o retorno da tribo de Judá do cativeiro babilônico” (Guia para Estudo das Escrituras, “Joel”; scriptures.lds.org).
O livro do profeta Joel pode ser datado entre o século V e o século III, mais precisamente pelos anos 400 a.C., no período persa, quando já não havia rei nem monarquia. Era profeta do Reino do Sul (Judá) e talvez um sacerdote ou profeta ligado ao culto.
No tempo de Joel havia uma praga devastando plantações inteiras, o que antes era de uma beleza rural intensa se transforma em total deserto de vegetação e tristeza de pessoas. Deus através de Joel começa convocando o povo a se arrepender, Ele diz aos jovens, velhos, para que todos se arrependam.
Joel foi um profeta de Judá. O livro de Joel é uma profecia garantindo ao povo que com o arrependimento eles receberiam novamente as bênçãos de Deus. Sabemos bem pouco sobre o profeta Joel.
JOEL 2: O VERDADEIRO AVIVAMENTO | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
Em que reinado profetizou Joel?
Não sabemos exatamente quando Joel viveu e profetizou para o reino de Judá. “É incerta a época em que viveu, que pode ter sido no período compreendido entre o reinado de Joás, antes de 850 a.C., e o retorno da tribo de Judá do cativeiro babilônico” (Guia para Estudo das Escrituras, “Joel”; scriptures.lds.org).
Qual era a profissão de Amós antes de ser profeta?
Amós era um pastor de ovelhas e cultivava sicômoros em Técua, Judá, a uns 17 quilômetros de Jerusalém e 10 quilômetros ao sul de Belém, no tempo do rei Ozias de Judá e do rei Jeroboão de Israel. Não foi um profeta profissional e não pertenceu a nenhum grupo organizado de profetas.
O que significa a frase "derramarei o meu Espírito sobre toda a carne" (Joel 2:28)?
O Senhor disse que derramaria o Espírito sobre toda a carne. (…) [Isso significa que] o Senhor derramaria suas bênçãos e o seu Espírito sobre todas as pessoas e as usaria para realizar seus propósitos” (Doutrinas de Salvação, vol. I, p.
Joel, o Profeta do Avivamento é uma obra que irá desafiá-lo a buscar a renovação espiritual, abraçar a esperança e viver em conformidade com os princípios divinos. Se você deseja uma leitura envolvente, que combine conhecimento acadêmico com aplicação prática, este livro é perfeito para você.
Qual foi o primeiro profeta que anunciou a vinda do Messias?
Isaías, um grande profeta do Velho Testamento, anunciou o nascimento iminente do Messias. “O mesmo Senhor vos dará um sinal”, ele declarou. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
O Antigo Testamento nada mais é do que a nomenclatura cristã dada ao conjunto dos livros que compõem as Escrituras Sagradas dos judeus. A expressão Antigo Testamento deve ser compreendida como primordial, primeira, e não simplesmente como algo antiquado. Nele é descrita a eleição dos judeus como povo de Deus.
O Livro de Joel faz parte do Antigo Testamento; vem depois do Livro de Oseias e antes do Livro de Amós. Segundo a tradição, foi escrito pelo profeta Joel.
Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todas as pessoas. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões e os velhos terão sonhos.
Logo, a passagem de Joel 2:28-29 é de grande relevância para os judeus, pois revela a promessa de Deus de derramar o Seu Espírito sobre todas as pessoas. Além disso, isso despertava um profundo significado, pois desde os tempos de Êxodo, Deus havia se estabelecido como o Deus do povo de Israel e eles como o Seu povo.
O que significa derramar o coração diante de Deus?
Deus é o nosso refúgio”. Derrame seu coração agora diante de Deus, pois assim você também poderá se alegrar novamente e ser libertado de todas as suas tristezas e preocupações. E então você também poderá continuar seu caminho com alegria e confiança renovadas.
Significa viver por um escopo, e não escopo qualquer que termine com a morte. Um objetivo pelo qual vale a pena viver e também morrer. Jovens com uma visão significa jovens com uma vocação!
Amós 7:14-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Amós respondeu: “Não sou profeta e nunca fui treinado para ser profeta. Sou apenas um boiadeiro e colhedor de figos. Mas o SENHOR me tirou de junto de meu rebanho e disse: 'Vá e profetize a meu povo, Israel'.
Quem foi o primeiro profeta na história da Bíblia?
No relato bíblico, Samuel aparece o fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares. De fato, I Crônica 6:28 faz dele um descendente levíta. De acordo com I Samuel 9:9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta.
Aproximadamente em 760 a.C., deixou sua vida tranquila e foi anunciar e denunciar no Reino de Israel Setentrional, durante o reinado de Jeroboão II (Ibid. 1,1).
Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Am 1.2 com Jl 3.16 e Is 13.6 com Jl 1.15) É opinião de muitos conservadores que Amós e Isaias tenham tomado emprestado de Joel, fazendo-o um dos mais antigos dos profetas menores.
De origem hebraica, Joel carrega consigo um significado profundo e uma conexão com a fé e a espiritualidade. Derivado do termo "Yo'el", que significa "Jeová é Deus" ou "Aquele a quem Deus é Deus", é um nome com raízes antigas que representa a devoção e a confiança em uma força superior.
Quem escreveu esse livro? Ou Amós ou escribas anotaram trechos de seus ensinamentos e os compilaram no livro de Amós (ver Amós 1:1). Amós era um pastor que morava numa cidade chamada Tecoa, que ficava a quase 20 quilômetros ao sul de Jerusalém (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Amos”).
Além disso, o povo sofreu com a praga dos gafanhotos, a grande seca e as invasões dos povos inimigos. A situação era difícil que o povo pensava que Deus o tivesse abandonado. Joel é conhecido como o “profeta de Pentecostes”, pois o Espírito de Deus é dado a todos (3,1).