Se a palavra “férias” estiver acompanhada de um adjetivo, recomenda-se que utilizemos a preposição “em”. Assim, em casos evidenciados por: Alguns funcionários públicos entraram em férias coletivas. Entramos hoje em merecidas férias.
As duas formas estão corretas. Pode-se dizer tanto “em férias” quanto “de férias“. Neste artigo, vamos explicar melhor essa questão e abordar algumas particularidades.
Prezado (a), Atualmente, estou fora do escritório desfrutando de um período de férias. Durante este tempo, não estarei disponível para responder aos e-mails. Nesse período, fale com [nome do colega responsável] pelo e-mail [e-mail do colega] ou pelo telefone [número do telefone].
Portanto, correto é dizer “as minhas férias estão marcadas para janeiro”. Claro que você, cidadão pensante, sabe que a situação gramatical é diferente caso diga “O meu período de férias está marcado para janeiro”, pois agora a concordância se dá com o substantivo “período”, que é masculino e singular.
Estou entrando de férias ou estou saindo de férias?
Todas as expressões estão corretas e têm o significado que alguém vai ter férias. A expressão “sair de férias” deve ser mais comumente usada quando alguém quer dar a ideia que vai viajar. As imagens da pesquisa do Google sugerem exatamente isso.
Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Pode reparar: nunca falamos “a féria”. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).
Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal): Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio. 3. Todas as proparoxítonas são acentuadas.
Qual é o correto está de férias ou está em férias?
Se a palavra “férias” estiver acompanhada de um adjetivo, recomenda-se que utilizemos a preposição “em”. Assim, em casos evidenciados por: Alguns funcionários públicos entraram em férias coletivas. Entramos hoje em merecidas férias.
Férias é um substantivo feminino plural. Sendo assim, os adjuntos adnominais (artigos, adjetivos, pronomes) devem flexionar em número e gênero: As minhas férias foram ótimas. Espero que você tenha boas férias na Bahia.
Usar, pois, na escrita formal, “de greve” é incoerente, ilógico – justamente por existir a preposição EM, que indica a ideia de “dentro de”, “à maneira de”, “como”. Logo, os sujeitos estão “em greve”, ficarão muitos dias “em greve”!
É correto escrever "Fulano voltou de férias". A expressão "Fulano voltou de férias" está correta porque, nesse contexto, utiliza-se a preposição "de" para indicar a origem ou a saída de alguma condição. No caso, "de férias" indica que Fulano está retornando da condição de estar de férias.
Estarei ausente do trabalho entre os dias (x) e (y) de janeiro para umas pequenas férias e provavelmente não vou conseguir lhe dar a atenção necessária durante esse período.
“Olá, esse é o contato profissional de [SEU NOME/NOME DA SUA EMPRESA]. Estarei ausente do trabalho entre os dias (X) e (Y) de [INFORME O MÊS] devido às férias, e provavelmente não vou conseguir lhe dar a atenção necessária durante esse período.
O aviso de férias é previsto pelo Art. 135 da CLT e afirma que: “A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo.”