A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.
As dores abdominais do lado esquerdo normalmente não apontam para um único órgão, podendo ser originárias de vários órgãos de dentro da barriga. Além disso, pode ser que o problema seja em uma outra região do abdômen e ela irradie para o lado esquerdo, fazendo a pessoa sentir uma dor mais forte neste local.
Quando a dor no braço esquerdo é preocupante? O fator mais preocupante para o desconforto no braço esquerdo é quando ele aparece junto à dor torácica. Nesses casos, o desconforto começa no peito e, em seguida, irradia para o braço esquerdo e outras áreas, como costas, pescoço e mandíbula.
O que pode ser uma dor do lado esquerdo no pé da barriga?
A dor no pé da barriga do lado esquerdo pode ser causada pelo acúmulo de gases, diverticulite, pedra nos rins ou hérnia e, nas mulheres, também ser um sinal de gravidez ectópica ou doença inflamatória pélvica.
A dor do lado direito da barriga é muitas vezes causada pelo excesso de gases, mas também pode indicar apendicite, pedra na vesícula, infecção nos rins ou pancreatite, por exemplo.
Dor no lado esquerdo da barriga | Dr Juliano Teles
O que pode ser dor pélvica do lado esquerdo?
A dor pélvica costuma estar relacionada ao ciclo menstrual ou a problemas ginecológicos comuns. A maioria das causas de dor pélvica não é cancerosa, mas causas cancerosas podem ocorrer. Às vezes, é difícil para o médico conseguir identificar a causa da dor pélvica.
Dependendo da sua causa, a dor no ovário pode estar acompanhada de outros sintomas como sangramento fora do período menstrual, dor ou ardor ao urinar, ou dor que irradia para as costas. Em alguns casos, como na torção do ovário ou gravidez ectópica, a dor pode surgir de forma repentina, e causar náuseas ou vômitos.
A dor de ovulação pode parecer um pouco com as cólicas. As dores ovulares aparecem entre os dias 7 e 24 do seu ciclo menstrual e geralmente desaparece em 3 a 12 horas, mas pode durar até 48 horas (1). Algumas pessoas se sentem desconfortáveis por alguns minutos e outras por um ou dois dias (1).
Nos casos de cólica moderada ou intensa, que não melhora em 2 dias, ou que se inicia de forma repentina, deve-se consultar o clínico geral ou gastroenterologista para fazer o tratamento de acordo com o que causou a cólica intestinal, incluindo remédios antibióticos, probióticos ou antidepressivos, por exemplo.
Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.
– O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.
A cólica no inicio da gravidez é outra sensação comum, e ocorre pelo aumento do volume do útero que “estica” as estruturas presas nele. Além disso algumas mulheres queixam de uma dor embaixo da costela direita, possivelmente devido à expansão dos órgãos e ao movimento do bebê que “cutuca” o fígado da mamãe.
No entanto, a dor no ovário também pode estar relacionada com alguma doença como endometriose, cistos ou doença inflamatória pélvica, especialmente quando não se está menstruando. Por isso, é importante que a mulher esteja atenta a todos os sinais e sintomas, para se necessário, consultar o ginecologista.
A dor na barriga como se fosse cólica pode ser causada por excesso de exercícios abdominais, gastroenterite, pedra na vesícula ou nos rins, endometriose ou aerocolia, por exemplo.
Dor de ovulação é mais sentida no lado em que o ovário está liberando um óvulo naquele ciclo. Para cerca de metade das mulheres, a ovulação é alternada entre os ovários direito e esquerdo (11), o que pode explicar porquê algumas pessoas observam a dor alternando de um lado para o outro (3).
Quando a mulher possui apenas um ovário e a trompa do mesmo lado, ele faz essa função sozinho, ou seja, ainda é possível que a fecundação aconteça e, consequentemente, a gravidez.
A cada mês, a ovulação vai ocorrer em um dos ovários, esquerdo ou direito, então a dor é bem localizada na parte inferior do abdome, na região pélvica. É possível que a ovulação aconteça dois meses seguidos no mesmo ovário, não tem uma regra, mas é importante saber que a dor é localizada em um dos lados.
O que é uma dor no pé da barriga do lado esquerdo?
A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.
Elas podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos e sudorese excessiva. Outros sintomas que também podem ocorrer são desconforto ou dor ao urinar, febre alta, mal-estar generalizado, desconforto na hora da relação sexual e secreção ou sangramento pela vagina.
A dor ou pontada no útero pode acontecer durante o ciclo menstrual, em que acontece o aumento da produção de prostaglandina, que é responsável pela dor e que favorece a contração uterina para liberação do endométrio, que é a parede do útero, caracterizando a menstruação.
Estou com cólica mas não estou menstruada o que pode ser?
E quais são as possíveis causas? Existem diferentes situações que podem causar dor pélvica fora do período menstrual. De modo geral, as mais frequentes incluem: ovulação, endometriose, mioma, doença inflamatória pélvica, adenomiose, estenose cervical e gravidez.
A dor pélvica é uma dor sentida na região abaixo do abdome, também conhecida como "pé da barriga" e pode acontecer devido às cólicas menstruais ou gravidez, sendo considerado normal, ou ser causada por infecção urinária, apendicite, hérnia inguinal, endometriose ou compressão dos nervos, que devem ser avaliadas e ...