A casca da uva é rica em fibras, o que proporciona diversos benefícios para o sistema digestivo. Além disso, o consumo da casca da uva ajuda a reter uma quantidade maior de água, e junto com a grande quantidade já contida na fruta, contribui para a regularidade digestiva e alívio dos sintomas de intestino preso.
As uvas vermelhas, roxas ou pretas, preferencialmente consumidas com casca, são conhecidas por melhorar o colesterol, aumentando o HDL, o “colesterol bom”, e reduzindo o LDL, o “colesterol ruim”, graças ao resveratrol presente na casca das uvas verdes, evitando o acúmulo de gordura nas artérias.
A uva pode ser consumida em sua forma natural, com casca e sementes, ou ser usada em preparações como sucos, doces, saladas, geleias, gelatinas, mousses ou no preparo de bebidas, como o vinho.
A casca da uva é uma fonte de antocianidinas e antocianinas, que são corantes naturais e possuem propriedades antioxidantes, entre elas inibição de lipoperoxidação, e atividade antimutagênica (SOUQUET et al., 2000).
Além disso, a presença do resveratrol na casca da uva roxa controla o nível do LDL, o colesterol "ruim", e favorece o HDL, o "bom". Sendo assim, reduz o risco de aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas artérias, e protege o coração de doenças.
Nunca jogue fora a casca e as sementes da uva - Dr. Lair Ribeiro
Qual o efeito da uva no intestino?
Devido à presença de fibras alimentares, antioxidantes e compostos bioativos, um bom cacho de uva também auxilia no correto funcionamento da flora intestinal, contribuindo para um sistema digestivo mais saudável.
Além da quantidade de fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino, o consumo da fruta com a casca também auxilia na prevenção da anemia, devido à presença do ácido fólico. Existem malefícios? Não há nenhum malefício atrelado à ingestão de uvas, garantem os nutricionistas.
Mito. Não há problema em consumir sementes de uva, pelo contrário. O extrato presente nelas pode ser benéfico para o controle da pressão arterial, do humor e do estresse. Quem, na verdade, não pode consumir as sementes (e nem a fruta) são os cães.
Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a uva passa ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade. Em suma, o consumo desse alimento pode fazer muito bem ao organismo, desde que seja feito com moderação. O máximo recomendado é de 100 gramas por dia.
Com alta concentração de fibras, a uva verde consumida por inteira, incluindo suas cascas e sementes, é capaz de ajudar a melhorar a capacidade do aparelho digestivo e combater a prisão de ventre.
Além de ser benéfico ao sono por possuir melatonina natural, o suco de uva 100% ajuda no emagrecimento. Por isso, criar o hábito de beber um copo antes de dormir contribui para a queima de gordura do corpo durante o sono.
A uva verde é rica em vitaminas C e K, além de ser uma ótima opção para quem busca uma fruta mais leve e com menos açúcar. Já a uva roxa, além de ser mais doce e suculenta, é cheia de antioxidantes, como o resveratrol, que protege o coração e combate os radicais livres.
No entanto, se as manchas na uva parecerem estranhas e estiverem associadas a cheio e gosto desagradáveis, há grandes chances da fruta estar estragada. Geralmente, essas marcas têm uma textura em alto relevo e são bem mais escuras. Nesses casos, é aconselhável jogar a fruta fora pois o consumo pode te fazer mal.
Por conta de seus nutrientes, como a vitamina K, as uvas são uma ótima opção para garantir a saúde desse órgão e de todo o sistema circulatório, auxiliando na coagulação sanguínea, no fortalecimento das artérias e na redução do colesterol ruim.
Uma pesquisa da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, mostra que uvas roxas e blueberry, também conhecida como mirtilo, cumprem este papel de fortalecimento do sistema imunológico. O benefício vem de duas substâncias, resveratrol e pterostilbena, ambas da família dos estilbenoides.
O alimento contém frutose (açúcar natural das frutas) e, inclusive, por ser desidratado, tem uma concentração de açúcar maior do que a fruta fresca. Portanto, consuma com moderação. Meia xícara de passas fornece 3,3 g de fibra (de 10% a 24% da necessidade diária, dependendo de sua idade e sexo).
2. Café da Manhã Energizante: Adicionar uvas ao seu café da manhã é uma maneira deliciosa de começar o dia com energia. Elas podem ser misturadas em smoothies, iogurtes ou aveia, proporcionando um toque doce e uma explosão de sabor.
Assim como tomate cereja, ovo de codorna, amendoim e alimentos ovais e duros. Saber como oferecer a uva com segurança diminui muito o risco do seu bebê ou criança engasgar.
As uvas vermelhas, roxas ou pretas, de preferência consumidas com casca, são ótimas para a sua saúde. Seu consumo aumenta o colesterol bom, HDL. Além disso, a casca da uva verde tem muito resveratrol, um antioxidante que ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL.
“Rica em antioxidantes, a uva possui uma substância muito importante chamada revesratrol, que ajuda a prevenir doenças do sistema cardiovascular. Os antioxidantes ajudam na redução do processo de oxidação do colesterol ruim, o LDL, diminuindo assim o risco de aterosclerose”, explica a nutricionista.
O uso do extrato da semente de uva pode ser contraindicado para pessoas que tomam remédios para afinar o sangue ou para a pressão arterial. É possível também que o seu consumo reduza a absorção de ferro feita pelo organismo.