A pediatra Magda Lahorgue Nunes, da SBP, diz que estudos comprovam que bebês que dormem de barriga para cima têm 70% menos chance de morte súbita, uma das principais causas de mortes de crianças menores de um ano. "A maioria dos pediatras, em torno de 90%, orienta os pais a colocarem o bebê para dormir de lado.
Deixar o seu bebê dormir de lado, ou de bruços, antes dos 6 meses, aumenta as chances da criança inalar gás carbônico excessivo, ter asfixia por compressão das vias aéreas e comprimir os órgãos. Além disso, é essencial não colocar objetos no berço, tais quais, protetores, cobertores e bichinhos de pelúcia.
A posição ideal para o bebê dormir, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é de barriga para cima, a fim de evitar a morte súbita, que pode ocorrer em bebês recém-nascidos. Por volta dos 5 meses, o próprio bebê já será capaz de se virar e escolher a posição mais confortável para dormir.
Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais.
O que fazer quando o bebê fica com a cabeça só para um lado?
A primeira coisa a fazer é buscar ajuda como pediatra e osteopatia, pois o tratamento precoce permitem tomar a melhor conduta de acordo com a idade do bebê.
Qual a POSIÇÃO CORRETA e + SEGURA para seu BEBÊ DORMIR?! | Dra Jannuzzi
O que fazer quando o bebê está com a cabeça torta para um lado?
Normalmente, os pais são os primeiros a notarem a deformidade que acaba sendo confirmada pelo pediatra, fisioterapeuta ou neurocirurgião. Se você notar que a cabecinha do seu bebê está torta, leve-o em uma clínica especializada em assimetria craniana ou converse com o pediatra do seu filho.
O que fazer para o bebê ficar com a cabeça redonda?
Nestes casos pouco comuns, existe uma nova técnica que ajuda a restabelecer a forma arredondado da cabeça. Trata-se de utilizar um molde que se muda frequentemente e que tem a forma de um capacete especial. Às vezes, esta técnica aplica-se juntamente com um procedimento cirúrgico para abrir a fusão dos ossos do crânio.
Qual a melhor posição para o bebê dormir de acordo com a sociedade brasileira de pediatria? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem dormir de costas com a barriga virada para cima. Dessa forma, o risco de morte súbita diminui em até 70%.
Essa posição diminui o risco da morte subita do lactente. A partir do momento em que o bebe começar a rolar, você não precisa mais se preocupar, pois ele não ficará apenas de barrigiuinha para cima, mudará de posição espontaneamente.
- Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça; - Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação.
Em apenas 15% dos casos de morte súbita é possível identificar uma causa para morte. A morte súbita do bebê ocorre habitualmente em crianças com idade entre 1 mês e 1 ano de vida, mas 90% dos casos acometem bebês com menos de 6 meses. A época mais perigosa, com maior número de casos, é entre 2 e 4 meses.
A causa da síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é desconhecida.
Colocar o bebê para dormir de costas; remover travesseiros, proteções acolchoadas e brinquedos do berço; proteger o bebê contra o aquecimento excessivo e impedir que ele respire fumaça de cigarro pode ajudar a prevenir a SMSI.
Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.
Entre suas causas estão o atraso na maturidade do tronco cerebral do recém-nascido, dormir com os pais ou irmão, e de bruços ou de lado – em vez da posição correta, que é com a barriguinha para cima -, calor excessivo no ambiente, ou quando a mãe fuma durante a gravidez ou após o parto.
O tratamento do torcicolo congênito normalmente é feito com fisioterapia e o torcicolo tende a melhorar entre 6 e 8 meses de idade. No entanto, após esta idade, pode ser indicada a cirurgia para corrigir o torcicolo congênito, especialmente quando o bebê ainda apresente limitação e dificuldade para movimentar a cabeça.
São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o nascimento e os 2 anos, e criança quando têm entre 2 anos até doze anos de idade.
A pediatra Magda Lahorgue Nunes, da SBP, diz que estudos comprovam que bebês que dormem de barriga para cima têm 70% menos chance de morte súbita, uma das principais causas de mortes de crianças menores de um ano. "A maioria dos pediatras, em torno de 90%, orienta os pais a colocarem o bebê para dormir de lado.
Sim, é mais seguro e recomendável, segundo estudos e o último congresso de pediatria, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano de idade.
A posição de bruço, principalmente, e a de lado, favorecem a interrupção das vias aéreas e quando não entra ar, mesmo por um curto período de tempo, a criança não faz oxigenação, fica sem oxigênio no sangue, que não chega ao cérebro e faz com que as células morram.
Mas, afinal, existe idade certa para dormir sozinho? A Associação Americana de Pediatria orienta que o bebê passe a noite no quarto dos pais durante o primeiro ano de vida, para facilitar a observação.
Se o bebê estiver se alimentando e dormindo bem, não há necessidade de se preocupar se ele não arrota imediatamente após a alimentação. No entanto, se ele parece desconfortável ou estiver tendo dificuldade para arrotar, é recomendável consultar um pediatra.
Os bebês comumente apresentam uma inclinação lateral para o lado acometido do músculo esternocleidomastoideo (ECM) e uma rotação para o lado contrário e pode-se observar também a inclinação e a rotação para o mesmo lado acometido do músculo do pescoço, o que raramente ocorre.
A cabeça do recém-nascido deve ficar descoberta durante o sono e os pés encostados na borda inferior do berço, de maneira que o bebê não consiga escorregar para baixo das cobertas.
Para diminuir o tempo de apoio da cabeça do bebê — a principal causa —, variar na posição e no lado da amamentação, alterar o lado do móbile, trocar a posição do berço, inverter o lado que o bebê dorme, colocando os pés na cabeceira, e colocar o bebê em posição de 'tummy time' são algumas das estratégias.