Vai fazer é correto?
Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.Irá realizar está correto?
Então o correto seria: 'se irá realizar' ou 'ir-se-á (horrível!) realizar'. Neste caso caberia ainda socorrer-se de 'irá realizar-se'.Vai enviar ou irá enviar?
Com o verbo ir mais infinitivo, use o presente e não o futuro: Vai sair (e não irá sair), vai pedir (e não irá pedir), vai enviar (e não irá enviar).Quando usar irá ou vai?
Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: A senadora vai fazer um discurso. A forma "a senadora irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).Cassiane - Com Muito Louvor (Live Session)
Irá tá certo?
A forma iráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de ir] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.Vão fazer ou vai fazer 10 anos?
1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.Quem vai fazer ou que vai fazer?
Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.Vai e vão quando usar?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Vão fazer ou farão?
Forão não existe na língua portuguesaEm geral, um verbo terminado em “ão” indica algo que vai acontecer no futuro, como serão, farão, irão e poderão. Todos esses verbos são conjugados no futuro do presente do indicativo. No entanto, a palavra “forão” não tem um significado na língua portuguesa.
Vai participar ou irá participar?
É a flexão vai, e não irá, que se usa com o infinitivo para formar o futuro: Caso reforme o contrato, o jogador vai participar (e não irá participar) dos treinamentos. / O presidente eleito vai visitar (e não irá visitar) outros países antes da posse. / O executivo vai trabalhar (e não irá trabalhar) com as equipes de ...Irá ser ou será?
Olá Tung, as duas palavras querem dizer a mesma coisa, não há diferença alguma. SERÁ e VAI SER são corretas, mas nós usamos SERÁ com mais frequência.Vai fazer ou faz?
O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...E irá ou irão?
Irã é, de facto, a forma correcta no Brasil, ao passo que em Portugal é Irão que se usa. A primeira é mais parecida com o persa (Iran - com um tracinho por cima do a), mas ambas se podem considerar correctas, tratando-se apenas de variantes.Vai fazer está correto?
(3) «A ministra vai fazer uma comunicação ao país.» Na construção perifrástica, habitualmente, o verbo ir é conjugado no presente do indicativo, mas também será possível conjugá-lo no futuro: (4) «A ministra irá/vai fazer uma comunicação ao país.»Quando se usa o verbo fazer?
O verbo “fazer” é amplamente utilizado como sinônimo de “realizar”, “executar” e, nesse caso, não há segredo em sua conjugação. Mas há também o uso do verbo “fazer” para indicar tempo, caso que gera dúvidas e até erros gramaticais. Por exemplo, deve-se escrever “faz” ou “fazem” vinte anos que ele é diretor da empresa?Vai fazer 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.