Usinas Nucleares A América do Sul possuí apenas 4 Usinas em funcionamento, sendo o Brasil detentor de duas: Angra I e II, estando atualmente em processo para a construção de Angra III.
O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW). O México também tem duas usinas nucleares em seu território, que somam 1.640 de capacidade instalada (Laguna Verde 1 – BWR, 820 MW e Laguna Verde 2 – BWR, 820 MW).
Elas ficam na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio de Janeiro. As unidades são operadas pela empresa estatal Eletronuclear. Angra 1 funciona desde 1985 e está em processo de renovação de licença de operação por mais 20 anos.
Em 2023, Angra 1 bateu o recorde de maior geração de energia em um mês de toda a sua história. A unidade produziu em janeiro 485.033,504 megawatts-hora (MWh), superando sua melhor marca, obtida em julho de 2021, de 483.794,225 MWh.
"O Brasil não tem arma nuclear porque não precisa", resume Carlo Patti, historiador da Universidade de Pádova, na Itália, e que pesquisou extensamente o programa nuclear brasileiro. "O Brasil nunca precisou de armas nucleares para ações de defesa estratégica.
A energia nuclear corresponde a cerca de 3% da matriz energética do Brasil e cerca de 40% da matriz energética do Estado do Rio de Janeiro, sendo produzida por dois reatores de água pressurizada na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis.
Porque as usinas nucleares são construídas perto do mar?
Além disso, estar perto do mar é importante, já que é preciso muita água para resfriar o sistema - vale dizer que essa água não entra em contato com a radioatividade.
Em 1968, a CNEN assina um convênio com a Eletrobrás, por meio do qual caberia a Furnas (subsidiária da Eletrobrás) a construção de uma usina nuclear em Angra dos Reis.
O tempo de operação também é longo, podendo durar cerca de 60 anos na maioria dos casos. Outro ponto importante é que em usinas nucleares não há emissão de gases-estufa, ou seja, gases capazes de intensificar o efeito estufa.
Iniciada na década de 1980, a obra de Angra 3 foi paralisada em mais de uma ocasião por falta de recursos. Em 2015, a obra sofreu uma interrupção por suspeitas de corrupção apontadas na Operação Lava Jato. Em 2022, uma nova tentativa de retomada fracassou.
Durante toda a vida útil das usinas, a emissão total de gases do efeito estufa (nas fases de construção, do ciclo do combustível e do desaparelhamento da usina) é comparável à emissão de fontes renováveis de energia como a solar e a eólica (P.J. Meier, "
A maioria está na Europa, América do Norte, Ásia Oriental e Sul da Ásia. Os Estados Unidos é o maior produtor de energia nuclear, enquanto a França é o país que tem a maior parte da eletricidade gerada por energia nuclear.
Segundo o diretor geral, atualmente estão armazenados em Chernobyl 200 toneladas de resíduos nucleares, que, diariamente, seus funcionários empacotam e trasladam para depósitos seguros. O complexo de Chernobyl está formado por quatro blocos, construídos entre 1977 e 1983. O último deles deixou de funcionar no ano 2000.
O principal mineral de urânio é a uraninita (UO2). Outros minerais de urânio (variedades primárias ou secundárias) apresentam-se em cores variadas: amarelo (uranofano, autunita), verde (tobernita), etc.
Esse sistema bombeia água do mar, água fria, através de circuitos de resfriamento que ficam dentro do condensador. Por isso as usinas são perto do mar!
A última etapa da análise para retomada das obras é uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) , que ocorrerá no início de dezembro. O empreendimento, na Costa Verde do Rio de Janeiro, já avançou 66% e deve ficar pronto entre 2030 e 2031, se o Conselho der sinal verde.
Se considerarmos a potência instalada, a maior central de energia nuclear do mundo é a usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, localizada na cidade de Niigata, ao noroeste de Tóquio (Japão).
Spektor contextualiza que, embora o Brasil não possua bombas atômicas, é um dos poucos países do mundo que desenvolveu tecnologias para minerar e enriquecer urânio, gerando energia elétrica, produzindo remédios radiotópicos e criando uma indústria nuclear própria.
É extremamente reativo em sua forma metálica, não reagindo apenas com os gases nobres. É o elemento de maior número atômico encontrado na natureza. Possui 23 isótopos, todos radioativos, sendo que apenas três deles ocorrem na natureza. Seu principal uso está na geração de energia elétrica em usinas nucleares.
Sob ditaduras militares, Brasil e Argentina resistiram a acordo que proibiu o desenvolvimento de armas nucleares na América Latina e Caribe. Durante a segunda metade do século 20, a humanidade viveu com medo de um possível holocausto nuclear. Era uma espécie de pesadelo apocalíptico.
Sobre a empresa: A Eletronuclear S.A é uma sociedade anônima de economia mista, controlada pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional - ENBPar, vinculada ao Ministério de Minas e Energia sendo regida pela Lei 6404/76 - Lei das Sociedades por Ações, e pelo Estatuto Social.