O livro diário é obrigatório?

De acordo com o item 10, alínea (b), da ITG 2000 e o item 11 do CTG 2001, os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, quando exigível por legislação específica, devem ser autenticados no registro público ou entidade competente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cfc.org.br

É obrigatório o registro do livro Diário?

O livro diário é uma obrigação para todas as empresas sujeitas à escrituração contábil, independentemente do porte ou regime tributário. A única exceção é o Microempreendedor Individual (MEI), um tipo de CNPJ simples dedicado a profissionais autônomos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilix.com.br

Quais livros são obrigatórios?

No direito comercial brasileiro há apenas um livro comercial obrigatório a todos, que é o livro "Diário", por força do art. 1.180 do CC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crcba.org.br

O que substitui o livro Diário?

LIVRO DIÁRIO

A pessoa jurídica que empregar escrituração mecanizada poderá substituir o Diário e os livros facultativos ou auxiliares por fichas seguidamente numeradas, mecânica ou tipograficamente (Decreto-lei 486/1969, artigo 5°, § 1°).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br

Quais são os livros fiscais obrigatórios?

Os livros contábeis exigidos por lei são o Livro Diário e o Livro Razão. Ambos os registros podem ser realizados de forma digital, através do SPED Contábil do Governo Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

📚📝📉✅ LIVROS CONTÁBEIS - RAZÃO E DIÁRIO / CONTABILIDADE - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

O que é um livro diário?

O Livro Diário é um livro contábil no qual as empresas escrituram todas as movimentações que envolvem valor, podendo ser modificativas ou permutativas. Nesse livro, são lançados, dia a dia, os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, todos os créditos e débitos deverão sempre ter resultados iguais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.contaazul.com

O que substitui os livros fiscais?

“A substituição de livros fiscais pelos documentos fiscais eletrônicos proporciona uma relevante simplificação procedimental para os estabelecimentos, indo ao encontro do que preconiza a Reforma Tributária”, enfatiza a auditora fiscal Larissa Vitta, Supervisora do Simples Nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legisweb.com.br

Quais os itens obrigatórios num livro diário?

O termo de abertura deve conter as seguintes informações: nome da empresa, CNPJ, número de ordem, endereço, quantidade de folhas, além do número e data de arquivamento dos atos constitutivos no Órgão de Registro estipulado. Também é preciso registrar no termo a que o livro se destina.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.omie.com.br

Quem é obrigado a entregar o SPED Fiscal?

Todas as empresas sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real ou no Lucro Presumido estão obrigadas ao SPED Fiscal? No Estado de São Paulo, todos os contribuintes RPA são obrigados a entregar a EFD independente do regime de apuração do imposto de renda.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.fazenda.sp.gov.br

Qual é o prazo para registro do livro diário?

Após 30 (trinta) dias contados do deferimento da autenticação, o conteúdo do livro será eliminado automaticamente pela Junta Comercial (§ 3º do art. 4º da IN DREI nº 82, de 2021).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institucional.jucesp.sp.gov.br

O livro diário é obrigatório para todos os tipos de empresas?

Uma das obrigações do empresário é a escrituração dos livros comerciais. Há o livro obrigatório para todas as empresas (livro diário), que pode ser substituído por fichas quando se tratar de escrituração mecanizada ou eletrônica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Onde registrar um livro diário?

O registro será feito no órgão onde a empresa fez a abertura. Vc pode ver o contrato social onde foi registrado. Se for serviços é no cartório civil. Se for comércio/industria é na jucesp.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Quanto tempo devo guardar o livro diário?

Tempo para guardar documentos contábeis: 5 Anos

Livro Razão e Livro Diário: esses registros contábeis também devem ser guardados por 5 anos para cumprir as exigências de fiscalização e auditoria, conforme a legislação vigente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

O que são livros obrigatórios?

1.1 - Obrigatórios

Nesta classificação encontram-se os livros que devem, obrigatoriamente, ser escriturados, gerando sanções para o não cumprimento dessa imperatividade (ordem), incluindo consequências sancionadoras no campo penal!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais os livros obrigatórios para o Simples Nacional?

O CGSN [8], ao regulamentar a matéria, elenca uma série de livros obrigatórios à ME ou EPP optante pelo Simples Nacional — Livro-Caixa, Registro de Inventário, Registro de Entradas, Registro dos Serviços Prestados, Registro de Serviços Tomados, dentre outros — e estabelece que a escrituração contábil, em especial do ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem está dispensado da escrituração contábil?

Os órgãos públicos, autarquias e fundações públicas; Pessoas jurídicas inativas, assim consideradas aquelas que não tenham efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive, aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Quem está dispensado de entregar o SPED Fiscal?

Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, conforme a Lei Complementar 123/06, estão dispensadas da entrega do SPED Fiscal, salvo disposição em contrário das autoridades fiscais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabeis.com.br

Quem entrega o SPED Fiscal precisa imprimir os livros fiscais?

6 - Preciso imprimir os livros fiscais constantes da EFD-ICMS/IPI e autenticá-los na repartição estadual? Não.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sped.rfb.gov.br

O que é a EFD Reinf?

O que é o EFD-Reinf

Também, é o meio de governo receber as informações sobre rendimentos pagos e as retenções de imposto de renda e contribuições sociais, menos as relacionadas ao trabalho, que tem como modo de envio o eSocial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gupy.io

É obrigatório registrar o livro diário?

De acordo com o item 10, alínea (b), da ITG 2000 e o item 11 do CTG 2001, os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, quando exigível por legislação específica, devem ser autenticados no registro público ou entidade competente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cfc.org.br

Quanto tempo se passou entre um registro no diário e outro?

Regra geral, o prazo p/ registro é de 30 dias, ou seja, após "dar entrada" em um documento no Cartório de Registro de Imóveis, o mesmo deve estar registrado dentro de 30 dias (art. 188 da Lei 6.015/73).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que se registra no livro diário?

Você já ouviu falar em Livro Diário? O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia. Sendo instituído pelo Decreto-Lei 486 e regulamentado pelo Decreto-Lei 64.567.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jrsconsultoria.com.br

O que ocorre se o estabelecimento não entregar a EFD?

18. O que ocorre se o estabelecimento não entregar a EFD? A não entrega dos arquivos da EFD equivalem à falta de escrituração fiscal, portanto sujeita o contribuinte às penalidades previstas na legislação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ebs.com.br

O que o Simples Nacional precisa entregar?

As empresas do Simples Nacional devem apresentar a DCTFWeb, nas condições previstas pela Instrução Normativa RFB nº 2.005/2021. Em relação à DCTF, existe a dispensa de apresentação quando essas empresas não estejam sujeitas ao pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jettax.com.br

Precisa imprimir livros fiscais?

4. Nos termos do citado artigo, os livros fiscais serão impressos por exercício de apuração, entendido como o período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, inclusive (item 2 do § 1º do artigo 4º da Portaria CAT 32/1996).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legislacao.fazenda.sp.gov.br