Trecho da Resolução 574/11 da Anatel define que, no período de maior tráfego, os provedores devem ofertar velocidade média de conexão de 80% da máxima contratada e uma velocidade instantânea de 40%. Assim, um consumidor que contrata um plano de 10 Mbps poderá, por exemplo, receber 4 Mbps.
Anatel obriga operadoras a fornecerem serviço de teste de velocidade. A partir da quinta-feira passada as operadoras de banda larga fixa no Brasil foram obrigadas pela Agência de Telecomunicações (Anatel) a disponibilizar algum serviço ou software capaz de realizar a medição da velocidade de internet.
Quanto de velocidade a operadora é obrigada a entregar?
De acordo com a Resolução 574/2011 da ANATEL as operadoras devem disponibilizar, ao consumidor, uma velocidade instantânea de conexão de, no mínimo, 20% da velocidade contratada e velocidade média de, pelo menos 60%, da adquirida.
De acordo com as novas regras, ao contratar um plano de 10Mbps, por exemplo, o consumidor deverá ter disponível uma velocidade com transmissão média mensal no mínimo de 8Mbps, e velocidade na transmissão instantânea não inferior a 4Mbps.
Por que no Brasil as operadoras não precisam entregar 100% da conexão contratada?
É preciso ficar claro que as operadoras não conseguem entregar os 100% do contratado porque o sinal pode oscilar, por isso, a agência estabeleceu metas. Por exemplo, se o cliente contrata 10 MBps mensal, ele deve receber, no mínimo, a média de 8MBPs.
Para registrar reclamações na Anatel pelo telefone ligue 1331. A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O que a Anatel pode resolver? A Anatel é o órgão que fiscaliza os serviços de telecomunicações no país, como internet banda larga, planos de celular e telefone fixo.
A lei determina que as operadoras devem fornecer acesso gratuito à Central de Atendimento Telefônico, que deve funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Quanto maior o número de Mbps, mais rápido é sua conexão à internet. A velocidade ideal da internet residencial varia de acordo com as necessidades e o uso dos usuários. Para navegação na web e uso geral, tendo em vista as opções de velocidades do mercado, uma conexão de 200 a 300 Mbps é mais que suficiente.
Para isso, será necessário entrar em contato direto com a operadora e, caso não dê certo, será preciso abrir uma reclamação por meio da ANATEL. No segundo caso, o cliente precisará reportar seu problema, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp.
Os provedores de internet limitam a internet principalmente para regular o tráfego e eliminar o congestionamento da rede. Os provedores de internet também podem limitar usuários que atingem um certo limite de uso de dados em um período fixo.
Qual é o limite de velocidade oferecido pela conexão 4G?
A velocidade máxima teórica de uma rede 4G tradicional é de até 100 Mb/s de download e 50 Mb/s de upload, segundo a primeira especificação da 3GPP. Entretanto, os padrões LTE-Advanced (4G+) e LTE-Advanced Pro (4.5G) podem ultrapassar a casa de 1 Gb/s, dependendo da capacidade da rede.
O Ministério das Comunicações determinou uma série de medidas à Anatel no sentido de estimular a ampliação da cobertura celular. Entre essas medidas, o governo prevê um patamar mínimo de velocidade nas conexões móveis: 10 Mbps no 4G e 100 Mbps no 5G.
Como saber se estou recebendo 400 megas de internet?
O melhor caminho para descobrir a velocidade da internet que está chegando na sua casa é utilizando um velocímetro online, como o do Minha Conexão. Como ele você pode verificar a taxa de upload, download, ping e ainda consultar seu histórico de medições.
Porque minha internet não chega a velocidade contratada?
Nesse caso, será preciso entrar em contato com sua operadora e realizar a reclamação. Entre em contato, peça para falar com o atendente e informe sobre seu problema com a velocidade da sua internet. Se possível, indique que realizou o teste de velocidade e qual foi o resultado obtido.
A velocidade máxima teórica do Wi-Fi 5 (802.11ac) é de até 6,93 Gb/s, superando o máximo de 600 Mb/s do Wi-Fi 4 (802.11n). No entanto, a taxa de transmissão depende do roteador e do dispositivo utilizado, e dificilmente ultrapassa 1 Gb/s em casos de usos reais.
A Vivo assumiu a dianteira no quesito velocidade. Segundo o levantamento da Opensignal, no 5G, a operadora alcançou a velocidade de download média de 403,2 Mb/s.
Lei nº 9.472, de 16 de Julho de 1997 (Lei Geral de Telecomunicações - LGT): É de responsabilidade da Anatel é licenciar o conjunto dos equipamentos ou aparelhos componentes da estação de telecomunicações.
46 da Resolução Anatel nº 632/2014 (Regulamento Geral do Consumidor – RGC), que obrigava as prestadoras dos serviços de telecomunicações a estender todas as ofertas, inclusive, as ofertas em caráter promocional, a todos os interessados, incluindo os que já eram clientes das prestadoras.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, em seu Portal de Legislação, a Resolução nº 755/2022 Comentada, acessível por meio de link inserido na página da própria Resolução nº 755, de 11 de outubro de 2022.
O artigo 20 do CDC estabelece que o provedor de serviços é responsável por vícios de qualidade e que o consumidor pode exigir correção ou rescisão do contrato. Se os meios extrajudiciais não funcionarem, é possível ingressar com uma ação judicial, sendo necessário reunir provas que demonstrem as falhas no serviço.
Neste caso, há duas soluções cabíveis: Comprar uma máquina nova, o que nem sempre é viável financeiramente. Usar programas ou aplicativos que promovem uma limpeza no computador, o que ajuda a deixá-lo um pouco mais rápido.
Para solicitar a reparação, o consumidor deve seguir os procedimentos indicados pela empresa de telefonia e internet, como realizar testes de velocidade e abrir chamados de suporte. Caso a empresa não resolva o problema, o consumidor pode registrar uma reclamação na Anatel e procurar o Procon de sua região.