A palavra "anel" é de fato dissílaba, pois possui duas sílabas: "a" e "nel". Além disso, a sílaba oxítona da palavra é "nel", e por isso ela se classifica como oxítona.
A separação de sílabas é feita com o uso de hífen. Ditongos, tritongos e dígrafos (exceto “rr”, “ss”, “sc”, “sç” e “xc”) não podem ser separados. As vogais que formam os hiatos são separadas na divisão silábica. O “x”, com som de “cs”, deve ficar junto da vogal seguinte.
Separação Silábica: regras da divisão das palavras em sílabas
Como se separa a lua?
As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.
Há outras estruturas silábicas na língua portuguesa que não somente a sílaba vogal V (a) da palavra exemplificada. Além dessa, há sílabas como: consoante-vogal CV (pato), CVC (parto), CCV (prato).
Palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. Apenas são acentuadas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”, “éis”, “éu(s)”, “ói(s)”, com as vogais “i(s)” e “u(s)” sozinhas na sílaba, e com a vogal “i” das formas verbais terminadas em “-air” e “-uir”.
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.
Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.
Sílaba tônica é a sílaba da palavra que possui maior intensidade, o que faz com que seja pronunciada com mais força. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba.
Para quem esqueceu o que é ditongo, vai uma explicação simplificada: é o conjunto de duas vogais pronunciadas na mesma sílaba, por exemplo: "pouco" e "pulseira" (pou-co, pul-sei-ra).
Alguns anéis feitos de material duro, mas quebradiço (p. ex., cerâmica, tungstênio) podem se fragmentar aplicando pressão com um alicate de pressão girando lentamente o parafuso de tensão, que aperta as garras com força até o anel se quebrar.
Sílabas são unidades de som que, em conjunto, formam as palavras. Geralmente são formadas pelo padrão consoante + vogal, na língua portuguesa, mas há muitos outros tipos de sílaba formados por outros padrões. Não há sílaba composta exclusivamente por consoantes. Sempre haverá uma vogal para gerar sentido em português.
Constituem-se por duas sílabas, assim evidenciadas: JACA – BOMBA – MESA – ÚTIL – LIVRO... Formadas por três sílabas, evidenciando-se por: ÁRVORE – LÂMPADA – ÚLTIMO – MÉDICO...