O que a Anatel fiscaliza?

Suas atividades concentram-se em fiscalizar, regulamentar e outorgar tudo o que está relacionado com telecomunicações no território nacional. Entre suas funções, é válido citar a homologação de produtos eletrônicos de comunicação.
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Que tipo de serviço a Anatel fiscaliza?

Portaria n.º 144/2020 (procedimento de fiscalização para verificação da infraestrutura de rede e suporte para conexão em banda larga das prestadoras de telecomunicações).
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O que a Anatel regula?

Pela Lei 9.472, criada em 1997, posteriormente chamada de Lei Geral de Telecomunicações, o órgão tem por objetivo implantar e regulamentar modelos de telecomunicação no país.
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O que a Anatel controla?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é a agência reguladora responsável por fiscalizar, regular e controlar os serviços de telecomunicações no Brasil.
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Qual órgão fiscaliza a internet?

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.
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FISCALIZAÇÃO DA ANATEL SOBRE IMPORTADOS?

O que a Anatel faz com as reclamações?

Assim que recebe a sua reclamação, a Anatel a encaminha para a operadora, que tem dez dias corridos para dar uma resposta ou solução ao caso. É a operadora, e não a Anatel, quem deve lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no próprio sistema Anatel Consumidor.
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Qual é o papel da Anatel?

Criada em 1997 para implantar um modelo de comunicação, fomentar a ampla concorrência e garantir justa comercialização de serviços para os consumidores, a Agência Nacional de Telecomunicações é uma autarquia federal que tem como finalidade criar e editar normas, bem como fiscalizar o setor de telefonia e internet no ...
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Qual a competência da Anatel?

À Agência compete adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras, e especialmente: I - implementar, em sua esfera de atribuições, a política nacional de telecomunicações fixada na Lei e nos decretos a que se refere o art. 18 da Lei no.
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Quais as competências da Anatel?

Avaliar a situação e o desenvolvimento econômico-financeiro das prestadoras e do setor de telecomunicações. Acompanhar tarifas e preços praticados pelas prestadoras. Implementar e avaliar a estrutura de custos das prestadoras.
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Quando devo procurar a Anatel?

Você deve recorrer a uma reclamação na Anatel quando está com um problema com a sua operadora de telefone, celular, internet ou TV que não foi resolvido pelos canais oficiais da operadora. Isso porque, para fazer esse registro, você precisará ter em mão os o protocolo do seu atendimento na ouvidoria da operadora.
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Quando recorrer a Anatel?

Portanto, você deve fazer uma reclamação à Anatel sempre que tiver problemas com o seu plano de telefonia fixa ou celular, internet banda larga ou TV por assinatura. Os problemas podem ser má qualidade do sinal, velocidade abaixo da contratada, cobranças indevidas e até mesmo denúncias de qualquer irregularidade.
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O que acontece se a empresa não responder a Anatel?

O que acontece se a empresa não responder a Anatel? A agência encaminha o problema para a empresa que terá até cinco dias úteis para responder. Se esse prazo não for cumprido ou se a resposta for insatisfatória, a reclamação deve ser reaberta junto à Anatel.
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Quem fiscaliza as operadoras?

Anatel fiscaliza atendimento das operadoras.
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Quem controla a Anatel?

O novo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, foi superintendente de Fiscalização da Anatel, cargo que teria alcançado depois de ter sido assessor do gabinete do conselheiro Vicente Aquino (foto).
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Qual é o nome do órgão que controla e fiscaliza as telecomunicações no Brasil?

Trata-se de uma autarquia criada em julho de 1997, pela Lei Geral de Telecomunicações.
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Qual é o significado de Anatel?

Agência Nacional de Telecomunicações, vinculada ao Ministério das Comunicações. Não use Agência Nacional das Telecomunicações. Grafe a sigla com apenas a inicial maiúscula: Anatel.
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Como ficou conhecida a lei que criou a Anatel?

LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997.

Dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional nº 8, de 1995.
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O que diz a Anatel sobre cancelamento?

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
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Como falar na Anatel por telefone?

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, junto à Anatel, reclamações contra prestadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.
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O que é a certificação Anatel?

A Certificação ANATEL de produtos para Telecomunicações é a garantia que os consumidores possuem de adquirir e utilizar aparelhos que seguem os padrões de qualidade, segurança de uso e funcionalidade obrigatórios segundo a regulamentação brasileira de telecomunicações.
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Quem precisa de autorização da Anatel?

A licença Anatel é a garantia legal de que as prestadoras de serviços de telecomunicações precisam para atuar de forma alinhada à agência reguladora. Todas as prestadoras com mais de 5 mil usuários ativos precisam tirar a licença da Anatel para evitarem problemas legais.
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Onde reclamar sobre serviço de internet?

Qual o número de reclamação da Anatel? Para registrar reclamações na Anatel pelo telefone ligue 1331.
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Quais os direitos do consumidor de internet?

9 principais direitos do consumidor online
  • Direito de arrependimento de compra.
  • Devolução e troca.
  • Cumprimento da oferta.
  • Transparência na propaganda.
  • Atendimento eficiente.
  • Direito de acesso às informações da empresa.
  • Direito de acesso às informações do produto.
  • Segurança no pagamento.
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O que fazer quando a Ouvidoria não resolve?

Caso a reclamação não seja resolvida nesta plataforma, o consumidor poderá recorrer diretamente aos canais tradicionais de atendimento presencial do Procon, ou ainda à Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado Especial Cível, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
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