Entre os fatores emocionais que podem interferir na irregularidade menstrual, estão o estresse e a ansiedade, fazendo com que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.
Essa região, chamada eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, é responsável, por exemplo, pela produção do folículo estimulante (FSH) que exerce influência sobre a ovulação. Logo, níveis altos de estresse ou ansiedade, podem sim atrasar ou inibir completamente a ovulação.
Algumas mulheres, devido a alterações nos seus genes, são mais sensíveis às alterações que acontecem na TPM, podendo apresentar alteração de grande impacto como ansiedade muito alta, irritabilidade, sinais de depressão, sentimento de desesperança e muita instabilidade afetiva.
O estresse crônico pode estar associado a alterações no ciclo menstrual, incluindo ciclos irregulares, fluxo mais intenso e menstruações dolorosas. São necessárias mais pesquisas para entender como diferentes tipos de estresse podem afetar diferentes pessoas.
Quantos dias a menstruação pode atrasar por causa da ansiedade?
Mas tenha esse número em mente: até 5 dias de atraso, é considerada uma flutuação normal do ciclo, então não fique preocupada – sua ansiedade pode fazer com que a menstruação atrase mais ainda se você ficar tensa!
Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns. Entretanto, quando a menstruação não desce por três meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia.
Estou muito nervosa e minha menstruação não desce?
Questões emocionais: estresse e ansiedade
Assim, o estresse ou a ansiedade em excesso podem afetar negativamente a produção hormonal da mulher. Desse modo, o estresse também pode fazer com que não ocorra ovulação em determinado ciclo, suspendendo a menstruação naquele mês.
A menstruação atrasada pode ser sinal de gravidez ou ser consequência do excesso de estresse, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína, por exemplo. De forma geral, o atraso da menstruação é de poucos dias, podendo regularizar no ciclo seguinte.
Chás de ervas como camomila e valeriana atuam diretamente no controle dos níveis de estresse. Por isso, a ingestão desses chás é recomendada no período de TPM, pois ajuda a amenizar os sintomas de estresse e irritabilidade. O suco de maracujá também atua positivamente nessa situação.
Qual o tempo máximo que a menstruação pode atrasar?
O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias). Períodos mais longos não são necessariamente um problema, desde que o ciclo apresente um padrão de regularidade.
Essas variações hormonais podem afetar os níveis de substâncias químicas do cérebro (neurotransmissores) que têm um papel importante na regulação do humor, com destaque para a serotonina. Mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual ou transtorno disfórico pré-menstrual são mais sensíveis aos efeitos desses hormônios.
Estou choramingando por causa da depressão, da TPM ou da ansiedade? Essa é a confusão propiciada por ter condições mentais e um ciclo menstrual. Sentir-se desgastada e instável não são aspectos específicos de uma fase do ciclo, mas para algumas pessoas esses estados podem realmente piorar durante esse período.
Comer muito fast food, carnes curadas e guloseimas açucaradas podem piorar sua menstruação. Um estudo de 2018 envolvendo 70 estudantes universitárias testou essa teoria. Pesquisadores turcos descobriram que aquelas que comiam muitos salgadinhos e doces tinham mais dores menstruais do que aquelas que não comiam.
A idade média da menopausa da mulher brasileira é entre 48 e 52 anos. A menopausa é o fim da fase reprodutiva da mulher. O risco de gravidez é nulo ou zero. Enquanto não completar os 12 meses sem menstruar, o risco de gravidez existe mas é baixo.
Disfunções na tireoide (hipo ou hipertireoidismo) podem gerar atrasos na menstruação. O mesmo ocorre em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), um distúrbio hormonal muito comum. Além disso, uma série de infecções (de cistite a gripes e viroses) pode alterar os ciclos menstruais.
Se você está sem menstruar há 4 meses, você tem uma amenorreia secundária. Existem diversas causas de amenorreia como síndrome do ovário policístico, hiperprolactinemia, menopausa, alterações da tireoide e da adrenal. Em mulheres jovens, uma das principais causas da amenorreia é a síndrome do ovário policístico.
A ansiedade atrasa a menstruação porque é um dos aspectos emocionais que têm o poder de interferir na produção de hormônios. A grande vítima é o hipotálamo, que também é afetado pelo estresse, depressão e tensão.
Relaxe. O estresse pode atrasar a menstruação por isso, se você quer fazer a menstruação descer, procure relaxar reduzindo a carga de trabalho, fazendo algo que você goste, tomando um banho quente relaxante a luz de velas e com aroma de óleos essenciais ou praticando meditação.
Como saber se a menstruação tá atrasada por estresse?
Pode ser surpreendente que o estresse seja uma causa muito comum de atraso na menstruação. Se ele for agudo, sua menstruação pode atrasar apenas alguns dias, mas há quem sofra de estresse crônico grave e fique meses sem menstruar.
Excesso de atividade física: atividade física em excesso ou intensa pode causar desequilíbrios hormonais. Hipertireoidismo: a doença da tireoide pode interferir no ciclo. Condições médicas de longo prazo: algumas condições, como doença cardíaca ou diabetes, podem causar atrasos menstruais ou menstruações irregulares.
A falta da menstruação por três meses ou mais é conhecida como amenorreia secundária. Isso pode acontecer por uma série de motivos. As causas naturais incluem menopausa, gravidez e lactação. Certos fatores do estilo de vida, incluindo estresse e exercícios em excesso, também podem causar esse problema.
O que é bom para tomar quando a menstruação está atrasada?
Chá de Boldo: Apresenta propriedades que favorecem a circulação sanguínea e melhoram o fluxo menstrual. Chá de Hibisco: Pode influenciar os níveis de estrogênio, o que poderia induzir a menstruação e aliviar os sintomas pré-menstruais.