Como fazer uma sequência didática de acordo com a BNCC?
Itens para fazer uma sequência didática:Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino); Tempo de duração desta sequência; Forma de organização da turma; Descrição das aulas pensando em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Quais são as três etapas da sequência didática?
Os três elementos essenciais da sequência didática: ação do professor, ação do aluno e material utilizado, todos alinhados com o objetivo específico de uma aula devem ser cuidadosamente articulados. A seguir será definido cada um desses três conceitos.Qual é o objetivo da sequência didática?
Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.Quais são os princípios que regem as sequências didáticas?
Independentemente do modelo escolhido, em uma perspectiva sociointeracionista tais objetivos e necessidades são baseados nos seguintes princípios didáticos: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos; ensino centrado na problematização; ensino reflexivo, com ênfase na explicitação verbal; ensino centrado na ...COMO FAZER SEQUÊNCIA DIDÁTICA | DICAS para PROFESSORES INICIANTES | PLANEJAMENTO para PROFESSORES
O que deve conter em uma sequência didática?
A receita para que a sua sequência seja um sucesso é bem simples: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos; entender as suas dúvidas e demandas; fazer uso de conteúdos relacionados ao seu cotidiano, interativos e dinâmicos; colocar tudo isso em um bom planejamento estratégico e pronto!O que é uma sequência didática segundo Zabala?
Segundo Zabala, sequência didática é definida como “Um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.” (ZABALA, 1998, p. 18).Qual a justificativa para se trabalhar a sequência didática?
A sequência didática é uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos. Isso auxilia os professores no trabalho com o currículo escolar, já que não terão que ensinar tudo o que o PPP propõe, mas aquilo que é mais crítico e difícil para os alunos compreenderem sobre um tema.Quantas aulas tem uma sequência didática?
Conteúdos a serem trabalhados: É possível utilizar em qualquer disciplina ou conteúdo pragmático. Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas: Para fazer uma sequência didática de acordo com a BNCC busque na própria BNCC. Tempo de execução da sequência didática: de 4 a 6 aulas de 50 mim.Quanto tempo dura uma sequência didática?
A sequência didática é uma forma de articular diferentes atividades para ensinar um conteúdo. Ela é diferente da aula – uma unidade didática com começo, meio e fim, e que dura apenas um dia.Qual a diferença entre projeto didático e sequência didática?
Os Projetos são mais duradouros. As Sequências são mais curtas. Elas também podem estar dentro de um Projeto, pois enquanto a Sequência é bem pontual, os Projetos são mais amplos.O que é metodologia na sequência didática?
A adoção da metodologia de sequências didáticas implica algumas mudan- ças no cotidiano escolar: reorganização de espaçotempos, planejamento por áreas, alinhamento do planejamento das aulas e da avaliação das produções.Por que trabalhar com sequências didáticas?
Por apresentar uma estrutura de aulas mais dinâmicas e interativas, ela faz com que os estudantes participem mais ativamente das aulas, e mostra o caminho pelo qual o educador precisa seguir para chegar no seu objetivo final de ensino e aprendizagem.Como organizar uma sequência didática?
Veja como estruturar uma sequência didática:
- Identifique o objetivo de aprendizagem da aula.
- Crie um cronograma definindo as etapas da sua aula.
- Divida as etapas conforme os objetivos. Por exemplo: ...
- Reveja a sequência estabelecendo o tempo de cada atividade.
- Colha feedback dos seus alunos.
Quais são as etapas básicas de uma sequência didática?
As etapas das sequências didáticas
- Definir conteúdo e objetivo.
- Sondagem.
- Técnicas e ferramentas.
- Registro e avaliação.