A cunhã-poranga é um dos itens avaliados. O júri compara beleza, movimentos e simpatia. Segundo o festival, cunhã-poranga é uma “moça bonita, guerreira e guardiã, que expressa a força através da beleza”.
É a Índia mais bonita da tribo. Guerreira e guardiã da aldeia, expressa a cultura indígena. Com beleza, simpatia, dança, desenvoltura e incorporação, geralmente se apresenta durante algum Ritual Indígena ou Lenda Amazônica.
Elemento indígena por excelência, a Cunhã-Poranga é uma personagem feminina que representa a mulher indígena e se coloca como uma exaltação à beleza nativa. No espetáculo, essa personagem aparece em contextos exclusivamente indígenas, podendo ser estes momentos de representações de lendas ou de rituais.
'Cunhã-poranga': o que é a personagem representada por participante do BBB #g1
Quem foi a melhor Cunhã-poranga 2024?
Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso, Marciele Albuquerque representa o item 9 no Bumbódromo, durante o Festival Folclórico de Parintins 2024, que começa nesta sexta (28). Mas antes de ocupar esse posto há 8 anos, ela era dançarina do Corpo de Dança Caprichoso e chegou a ser item substituto de Porta-Estandarte.
No quarto dia, é escolhido o vencedor: aquele que performou o melhor enredo dentro do tema do ano e teve a melhor pontuação entre os 21 itens avaliados. Cunhã-poranga é um deles. O item que Marciele e Isabelle, do BBB 24, representam é o de número 9.
Item 8 – Rainha do Folclore: Representa a diversidade das manifestações da cultura popular brasileira. Item 9 – Cunhã-Poranga: Mulher bonita em Nheengatu, que representa os povos indígenas.
A personagem passou a representar uma bela indígena, que além de bela também é guerreira e guardiã de suas tradições", contou. O personagem cunhã-poranga atua dentro de vários atos cênicos que representam rituais indígenas, lendas ou algum contexto amazônico.
Garantido apresenta projeto de arena para Festival de… Cunhã-poranga é o item 9 na disputa do Festival de… Peixe com tucupi é um dos pratos mais procurados em… Festa dos Visitantes 2024 será nesta quinta-feira (27),…
Isabelle Nogueira, que participou do BBB 24, lamentou a derrota do Boi Garantido nesta segunda (1º) no Festival Folclórico de Parintins 2024. Como cunhã-poranga, ela fez chover notas máximas para a sua agremiação.
A ex-BBB Isabelle Nogueira vai se apresentar como cunhã-poranga no último Curral do Boi Garantido que acontece a partir das 21h deste sábado (1º), no Sambódromo de Manaus. Com entrada gratuita, o evento é realizado pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG) e antecede o Festival de Parintins na capital do Amazonas.
A rainha do folclore do Caprichoso, Cleise Simas, saiu da figura típica "Sacacas, Curadores/as da Floresta" para evoluir na arena, na madrugada desta segunda-feira (1°), no Festival de Parintins 2024.
Inspirado na herança nordestina dos repentes e versos de improviso, o amo canta e narra em falsetes a poesia cabocla e a história do boi de Parintins. Oriundo das brincadeiras nordestinas trazidas pelos fundadores, os irmãos Cid, o amo do boi Caprichoso representa Roque Cid, o criador e primeiro dono do Boi Caprichoso.
“ Conhecida como Cunhaporanga, que significa “mulher bonita da aldeia” em tupi. O principal objetivo de seu conteúdo é apresentar a cultura e as tradições de seu povo e compartilhar seu cotidiano e o de sua comunidade”, diz o comunicado. Cunhã Poranga tem 25 anos e é da etnia Tatuyo, no Amazonas.
Anteriomente integrante do Corpo de Dança Caprichoso e em seguida substituta de Porta-Estandarte, Marciele se tornou uma das principais guardiãs do boi-bumbá azul. Indígena do povo Munduruku e nascida em Juruti, no Pará, Marciele é ativista ambiental e mora em Manaus há 13 anos.
Ao g1, os itens contaram como começou seus amores por cada um dos bois e como é a preparação para o 57º Festival Folclórico de Parintins. Moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã. Essa é a definição de Cunhã-Poranga, a moça mais bela da aldeia e item 9 do 57º Festival Folclórico de Parintins.
Isabelle Adriana Nogueira Dias (Manaus, 21 de dezembro de 1992) é uma dançarina e influenciadora digital brasileira. Tornou-se conhecida por ser a atual cunhã-poranga do Boi Garantido do Festival Folclórico de Parintins e por participar da vigésima quarta temporada do reality show Big Brother Brasil.
Personagem forte, que atua dentro de vários atos cênicos, representando a força feminina em rituais indígenas, em lendas dentro do contexto da cultura amazônica. As indumentárias utilizadas por quem interpreta a cunhã-poranga representam exatamente essa força.
Carlos Pontes, 49 anos, é natural de Tarauacá, graduado em História, mestre em Educação, professor de História e atual diretor do Colégio de Aplicação da Ufac.
O item 9 no Festival Folclórico de Parintins é a cunhã-poranga. Ela é a representação da beleza, considerada a moça mais bonita da aldeia, além de sacerdotisa, guerreira e guardiã. O item é avaliado por sua beleza, simpatia, garra, desenvoltura e incorporação.
Disputei um concurso com 30 meninas em 2014 [e se tornou Rainha do Folclore]. Foi uma tarefa árdua para chegar até aqui e ser escolhida, convidada a ser Cunhã-Poranga, não pela diretoria, mas por essa nação. Foi incrível, mágico, foi sonho”, declarou.
O Boi Caprichoso foi o grande campeão do 57º Festival de Parintins! 🔵⚪ Depois de uma disputa intensa entre os quesitos da avaliação, a agremiação azul e branca acumulou 1259,3 pontos, enquanto o Garantido fez 1259,2.