Os prejuízos provocados pela dificuldade de socialização e a autopercepção negativa podem desencadear transtornos de ansiedade e depressão, por exemplo. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade também está associado ao TEA em 30% a 50% dos casos.
Demora no acesso a terapias pode agravar o quadro da criança e ter impacto no seu desenvolvimento em todas as fases da vida. Embora o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possa ser diagnosticado com segurança aos 24 meses (Steiner et al.
No geral, uma criança com transtorno do espectro autista pode apresentar os seguintes sinais: Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos.
Quais as consequências enfrentadas por pessoas diagnosticadas com autismo de forma tardia?
Depois da descoberta. O autismo pode afetar importantes marcos do desenvolvimento, como o comportamento motor, a aquisição da fala, as primeiras interações, a maneira de brincar, a interação com o ambiente. “Muitas vezes, esses comprometimentos são pequenos, mas alcançam um grande espectro do desenvolvimento infantil.
Além disso, os estudos apontam que a idade média com que uma pessoa diagnosticada com autismo morre é de apenas 36 anos, sendo que para a população em geral a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. Ou seja, pessoas com autismo vivem, em média, metade do tempo que a população em geral.
Déficits expressivos na comunicação não verbal e verbal usadas para interação social; b. Falta de reciprocidade social; c. Incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento.
Crianças com autismo leve podem ter dificuldade em interagir com outras pessoas e isso pode ser notado até mesmo na escola, com a dificuldade de manter amizades e participar de conversas.
As crises autistas são episódios de comportamento desafiador e, muitas vezes, intensamente emocional que podem ocorrer em crianças autistas. Essas crises podem se manifestar de várias maneiras, incluindo explosões de raiva, agressão, choros incontroláveis, autolesões e a recusa a participar de atividades.
rigidez na rotina, ficando ansiosos e irritados quando precisam fazer atividades não planejadas; e. baixa tolerância a barulhos, ambientes agitados, a muita iluminação, assim como a contato visual prolongado e contato físico muito próximo.
O autismo é considerado atualmente uma disfunção cerebral orgânica graças a várias evidências. Entre elas, um retardo mental está associado ao autismo em 70% dos casos (QI < 70) e convulsões em 33% dos casos.
Segundo a pesquisa, publicada periódico cientifico Molecular Psychiatry, a idade avançada do pai, da mãe ou de ambos aumenta o risco de autismo. Os resultados mostraram que quando os pais têm mais de 50 anos, o risco de autismo da criança é 66% maior em relação aos filhos de pais com 20 anos.
Eles são menos tendenciosos em avaliações, porque eles tendem apenas a ver os fatos. No entanto, eles lutam em situações que exigem processamento rápido de informações dinâmicas, entender palavras e frases com duplo sentido, gírias e informações vagas.
Sim, principalmente ao enfrentar situações de maior estresse - o que normalmente ocasiona uma piora nos sintomas. Neste caso, essa piora pode ser momentânea. É importante ter um acompanhamento psicoterápico.
Sim, pessoas com TEA podem chegar à vida adulta, vivendo de maneira independente. Mas, tudo depende do grau do transtorno e de quanto a pessoa foi estimulada durante a vida. Como já diz o nome do transtorno, o autismo enquadra um espectro, ou seja, uma variedade de graus.
“Não há uma idade fixa a partir da qual o autismo pode ser diagnosticado. Em casos de atrasos graves de desenvolvimento, algumas alterações podem ser vistas antes dos 12 meses de idade. Se os sintomas forem mais sutis, é mais comum serem observados a partir dos 24 meses”, explica a psiquiatra Erika Mendonça.
Fatores ambientais, como idade avançada dos pais, também podem contribuir para uma variação no número de pessoas com TEA. Em 2000, os Estados Unidos registraram um caso de autismo a cada 150 crianças observadas. Em 2020, houve um salto gigantesco: um caso do transtorno a cada 36 crianças.
As causas e fatores de risco do autismo ainda não são claras pelos estudos científicos, mas existem gatilhos imunológicos relacionados ao ambiente e ao estilo de vida do paciente que se cruzam com a hereditariedade.
Além disso, a criança pode apresentar choro/gritos por não saber lidar com situações novas (são muito rígidos em sua rotina) ou por apresentar alterações sensoriais, onde os sons/ barulhos, os cheiros, as texturas não são suportados.
Dificuldade em focar-se numa tarefa simples e concretizá-la. Preferência por ficar sozinho do que brincar com outras crianças. Não ter, aparentemente, medo de situações perigosas. Ficar repetindo palavras ou frase em locais inapropriados.
Crianças com autismo leve podem ter dificuldade em iniciar e manter conversas, muitas vezes usando frases que parecem desconexas ou fora de contexto. Elas podem utilizar palavras de maneira incorreta ou em situações inadequadas, o que pode confundir as pessoas que tentam entender essas crianças.
Um número crescente de pesquisadores argumenta que muitos, possivelmente até mesmo a maioria, das pessoas autistas apresentam certas vantagens, como uma habilidade incomum de prestar atenção a informações visuais e auditivas, franqueza ou uma forte bússola moral.
Esses dados, podem explicar o déficit na percepção e descriminação de de estímulos vocais. Dentre as alterações estruturais no autismo, um dos locais mais estudados nesse aspecto é o cerebelo. O cerebelo constitui um órgão do sistema nervoso segmentar. Têm uma organização bem semelhante ao cérebro.
Ferreira e Thompson (2002) informam que o autista apresenta dificuldade de compreender seu corpo em sua globalidade, em segmentos, assim como seu corpo em movimento. Quando partes do corpo não são percebidas e as funções de cada uma são ignoradas, pode-se observar movimentos, ações e gestos pouco adaptados.