O que a empresa faz com acidente de trabalho?

Prestar os primeiros socorros Independente da gravidade do acidente, é obrigação da empresa prestar os primeiros socorros. Isto é, todos os procedimentos e suporte necessário ao trabalhador que sofreu um acidente de trabalho. Após prestar os primeiros socorros, o segundo passo é emitir a CAT.
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Qual a responsabilidade da empresa Quando um empregado sofre um acidente de trabalho?

Por serem acidentes ocorridos no efetivo exercício do trabalho, a empresa é considerada responsável para prevenir/diminuir essas ocorrências, é dever da empresa fiscalizar se o empregado está cumprindo as normas de segurança e higiene e usando os equipamentos de segurança, quando necessários, porém não é apenas o ...
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O que acontece depois de um acidente de trabalho?

Os acidentes de trabalho geram custos também para o Estado. Incumbe ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS administrar a prestação de benefícios, tais como auxílio-doença acidentário, auxílio-acidente, habilitação e reabilitação profissional e pessoal, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.
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Como as empresas administram os acidentes no ambiente de trabalho?

Contar com o apoio de coordenadores e gestores

Supervisionar o ambiente de trabalho dos funcionários rotineiramente é uma das principais medidas para prevenir acidentes na empresa.
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O que a empresa deve fazer quando o funcionário passa mal?

Assim, caso o funcionário esteja passando mal, o empregador deve fornecer suporte imediato, se necessário, ou permitir que o funcionário procure atendimento médico.
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Acidente de Trabalho: o que você precisa saber

Quais as obrigações da empresa em caso de acidente de trabalho?

Em caso de acidente de trabalho, é dever da empresa:
  • Prestar os primeiros socorros.
  • Abertura do CAT.
  • Fornecer os EPI'S – Equipamentos de Proteção Individual.
  • Oferecer treinamentos.
  • Estabilidade empregatícia.
  • Recolhimento do FGTS.
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O que a empresa deve fazer em caso de acidente de trabalho?

A prioridade é prestar assistência médica imediata ao trabalhador acidentado. Isso pode envolver a realização de primeiros socorros no local, caso necessário, e o encaminhamento para avaliação médica adequada. A rapidez no atendimento é essencial para evitar complicações e salvar vidas.
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Quem paga o acidente de trabalho?

7.1.8.

Cabe à empresa pagar a remuneração integral do dia do acidente e dos 15 dias seguintes.
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Como é feita a investigação de um acidente de trabalho?

O primeiro passo para fazer uma boa análise e investigação de acidente de trabalho é coletar todas as informações possíveis sobre o acidente. Isso inclui, por exemplo, ouvir testemunhas, anotar observações do local, tirar fotos, reunir relatórios e quaisquer outros documentos relevantes.
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Como proceder em caso de acidente no trabalho?

Prestar socorro imediato ao colaborador; Realizar a comunicação interna sobre o acidente (é importante comunicar o ocorrido aos demais profissionais e ressaltar a importância dos cuidados e utilização de equipamentos individuais de segurança); Realizar o comunicado Acidente de Trabalho (CAT);
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Quais os direitos do trabalhador após o acidente de trabalho?

Independente do tempo de afastamento, todo colaborador acidentado também tem direito ao recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Alguns acidentes de trabalho mais graves podem causar a incapacidade do colaborador de retornar a desempenhar suas funções normalmente.
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Quem custeia o acidente de trabalho?

O dever de indenizar surgiu da teoria do risco gerado, ou seja, se é o empregador quem cria o risco por meio de sua atividade econômica (empresa), a ele caberá responder pelos danos causados, independente de dolo ou culpa.
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Pode ser mandado embora depois do acidente de trabalho?

Quanto Tempo Depois de um Acidente de Trabalho Pode Ser Demitido? Após um acidente de trabalho, o trabalhador tem garantida uma estabilidade provisória no emprego por um período mínimo de 12 meses, de acordo com a legislação trabalhista brasileira.
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Quem deve provar o acidente de trabalho?

Para a configuração da responsabilidade civil do empregador é necessária a prova do dano e do nexo de causalidade entre este e o trabalho desenvolvido, além da participação omissiva ou comissiva do empregador para a ocorrência do evento acidentário, ônus que incumbia ao reclamante e do qual não se desincumbiu.
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Como provar que sofreu acidente de trabalho?

A CAT é um documento que reconhece o acidente de trabalho ou doença ocupacional.
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O que acontece quando um funcionário se acidenta no trabalho?

O trabalhador que sofre um acidente de trabalho possui uma série de direitos que são: Direito à emissão da CAT comunicação de acidente de trabalho, caso precise se afastar do serviço por mais de 15 dias; Recebimento de um benefício chamado auxílio doença acidentário; Estabilidade na volta do final do benefício.
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Quem tem que assinar a CAT?

O próprio trabalhador, seus dependentes, o sindicato, uma autoridade pública ou o próprio médico que o assistiu podem preencher a CAT. O campo refente ao "atestado médico" deverá ser preenchido por um médico, de preferência aquele que atendeu o trabalhador ou algum médico da confiança do trabalhador.
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Quem deve participar da investigação de acidente de trabalho?

De acordo com a NR 5, a investigação de acidente deve ser feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), envolvendo: Acidentado; Testemunhas; e. Supervisão direta.
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Como atestar acidente de trabalho?

COMO FAÇO PARA NOTIFICAR UMA DOENÇA OCUPACIONAL? Após diagnóstico feito por médico do SUS, particular ou do convênio, o médico deverá solicitar à empresa abertura de CAT e depois proceder ao preenchimento do Atestado Médico da CAT.
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Qual a responsabilidade da empresa em caso de acidente de trabalho?

Em virtude do elevado risco a que está submetido o empregado, dos princípios constitucionais referentes à proteção ao trabalho, deve o empregador reparar os danos causados em virtude da morte do empregado que exerce atividade de transporte de valores, diante da necessidade de proteção à vida humana.
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Qual é o valor da indenização por acidente de trabalho?

A jurisprudência brasileira estabelece que a indenização deve ser calculada levando por base o salário recebido pelo trabalhador à época do acidente, multiplicado por um coeficiente que leva em consideração a gravidade da lesão (percentual da redução da capacidade laboral, a qual é estipulada pelo médico do trabalho).
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Qual valor pago por acidente de trabalho?

O auxílio-acidente está regulamentado por lei, que determina que mensalmente o valor corresponderá a 50% do salário-de-benefício.
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O que a empresa tem que fazer em caso de acidente de trabalho?

Ao ocorrer o acidente, a empresa deve prestar socorro ao acidentado, buscando assistência médica no próprio local ou fora, caso seja um acidente mais grave. Esta é uma ação que deve ser tomada de imediato, para que o trabalhador lesionado seja atendido o mais rápido possível.
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O que a empresa paga em caso de acidente de trabalho?

Se o acidente de trabalho ocorrer por responsabilidade da empresa, ela deverá arcar com despesas médicas que incluem: tratamentos, internações, exames e medicamentos para a recuperação do empregado.
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Quais são meus direitos em caso de acidente de trabalho?

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).
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