A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica que surgiu na década de 1950 e que tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem uma maior consciência de si mesmas e de suas emoções, pensamentos e comportamentos.
A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes".
Assim, aqui-agora, na abordagem gestáltica, diz respeito à experiência individual do momento presente, atual. A GT consiste em um modelo psicoterápico que enfatiza a experiência individual do momento presente (aqui-agora) e seu papel matricial na autorregulação e ajustamento criativo do sujeito ao seu contexto de vida.
Na abordagem gestáltica, o indivíduo é considerado um ser provisório que está em permanente construção, a partir das relações que estabelece. Essas relações acompanham o movimento de inacabamento, inerente à condição do homem, e a eterna reconstrução que caracteriza o devir humano.
Falando sobre Gestalt-Terapia - O que é Gestalt-Terapia?
Quais são os conceitos da Gestalt?
A psicologia da Gestalt é uma escola de pensamento que analisa a mente e os comportamentos humanos como um todo. Ao tentar entender o que nos rodeia, o que a Gestalt sugere é que não nos concentremos em cada componente pequeno, mas sim em como eles interagem uns com os outros, em sistemas complexos.
Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.
Neste artigo, vamos explorar os 7 princípios fundamentais da teoria da Gestalt – proximidade, similaridade, continuidade, fechamento, figura-fundo, pregnância e ponto focal – e entender como os designers usam esse conhecimento para criar experiências atraentes e intuitivas em seus projetos.
A gestalt-terapia trabalha a pessoa considerando sempre o seu contexto (por isso ela também é “sistêmica”). Ela trabalha o contato e reconhecimento dos seus seus sentimentos e sensações, promovendo uma integração entre os pensamentos e tudo o que o corpo sinaliza e faz.
O que é Gestalt e qual a sua Origem? É uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas.
Abordagens são formas diferentes de compreender o humano. O Gestaltismo irá valorizar mais o discurso das experiências atuais do cliente, enquanto a psicanálise vai valorizar a experiência passada: as lembranças e memórias da infância . A psicanálise acredita que nós temos um inconsciente enquanto que a gestalt não .
Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva.
A teoria da Gestalt é estudada em Psicologia da Educação em virtude da sua contribuição para o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. O processo de desenvolvimento é explicado pela maturação do sistema nervoso e das estruturas perceptivas que o sujeito já traz ao nascer.
A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes".
Pessoas com problemas crônicos de personalidade ou que buscam conhecer suas camadas mais profundas podem se dar muito bem com a Psicanálise. Quem busca um autoconhecimento profundo, mas quer ter um contato mais direto com o terapeuta, pode escolher a terapia junguiana.
Quais os principais conceitos da teoria da Gestalt?
A Gestalt trabalha na conscientização do que está acontecendo para facilitar que o próprio sujeito consiga alterar o que o incomoda, a partir de três conceitos principais: aqui e agora; consciência; e responsabilidade.
O Gestalt-terapeuta enfatiza o que acontece e como acontece, ajudando o cliente a mergulhar na sua experiência e a buscar a intencionalidade da consciência – a finalidade – ou o para que do seu comportamento. O momento psicoterápico é um encontro existencial, uma relação a dois onde ambos são tocados.
As principais técnicas da terapia Gestalt são a da cadeira vazia, a dramatização, a discussão dos sonhos, o diálogo e expressões não verbais. A aplicação da técnica mais adequada na sessão de psicoterapia depende de cada caso e da questão que se pretende trabalhar.
Essas leis determinam a maneira pela qual os elementos visuais que percebemos no mundo externo (formas, cores, proporções) se estruturam no nosso cérebro. Segundo teóricos, um objeto nos parecerá mais ou menos harmonioso com base nessas percepções.
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. teoria behaviorista (que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta).