A professora de Psicologia, Barbara Fredrickson, destaca que a prática da gratidão nos torna mais resilientes, felizes, sociáveis, saudáveis e criativos. Além disso, a gratidão nos liberta ou, pelo menos, reduz sensações e emoções negativas, como tristeza, dor e raiva.
Já a professora de Psicologia, Barbara Fredrickson, aponta que, quando somos gratos, nos tornamos mais resilientes, felizes, sociáveis, saudáveis e criativos. Além disso, a gratidão nos liberta, ou pelos menos reduz, as sensações e emoções negativas, como tristeza, dor e raiva.
A gratidão não só melhora a nossa saúde mental, como também tem um impacto positivo na nossa saúde física. Estudos mostram que pessoas mais gratas têm maior resistência ao estresse e às doenças.
A gratidão promove uma perspectiva mais positiva em nossas vidas, e viver assim desperta alegria, saúde e sabedoria ao apreciar e reconhecer o que a natureza e as pessoas fazem pelo nosso bem-estar, desde um lindo amanhecer até um simples abraço ou uma palavra de conforto.
Agradecer pode acalmar a mente, estimular o autoconhecimento e fazer com que a pessoa valorize o que já tem, em vez de nutrir a ansiedade por aquilo que deseja ter. É uma sensação prazerosa que realmente causa transformações no estilo de vida.
A gratidão também impacta nosso cérebro. Sempre que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumentam-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer.
A "ciência da gratidão" explica que ela pode te fazer mais feliz, diminuir sua pressão sanguínea e melhorar seu sono. Expressar gratidão faz parte do movimento da "psicologia positiva", que tem muitos estudos feitos nos Estados Unidos.
Além disso, vale pensar também no quanto praticar a gratidão traz outros benefícios para nós: ela ajuda, por exemplo, a melhorar a autoestima e dá uma forcinha na nossa capacidade de ser mais empáticos.
Ensinar a gratidão é um ato de amor e respeito ao próximo e quem aprende deve passar adiante, pois ajuda a construir relacionamentos interpessoais saudáveis e cria ambientes agradáveis.
“A gratidão, enquanto virtude, é uma memória agradecida, o reconhecimento de um bem ou benefício recebido, um rendimento de graças. É mais que um sentimento, é uma atitude diante da vida, que revela nobreza, humildade, sentimento de pertença, capacidade de olhar além de si mesmo e atribuir a um outro bondade.
Quais os sentimentos que a gratidão traz junto a ela?
A gratidão. traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se. que a gratidão é um sentimento muito nobre.
A gratidão é o reconhecimento que alguém fez algo por você, mesmo sem dever-lhe nada. Esse alguém pode ser uma pessoa, ou para os que acreditam, um poder superior. Isto quer dizer que gratidão não é o que você sente quando alguém que lhe dá algo em troca de outra coisa, ou quando lhe devolvem o que é seu por direito.
Nos tornamos mais agradáveis, extrovertidos e abertos a novas oportunidades. A gratidão, portanto, seria a peça fundamental para uma felicidade cíclica. A engrenagem funcionaria, mais ou menos, assim: Algo de bom nos ocorre.
A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos.
A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e a valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.
Estudos apontam, por exemplo, que o sentimento de gratidão libera o neurotransmissor dopamina em nosso organismo, o que ativa o sistema de recompensa do cérebro, gerando uma grande sensação de bem-estar e prazer no corpo.
A prática da gratidão cria o hábito de direcionar a nossa atenção para os aspectos positivos, independentemente da situação que estamos enfrentando, pois acredite… Sempre há o que agradecer. Isso nos fortalece como seres humanos nos tornando mais resiliêntes e flexíveis diante as adversidades da vida.
Um Princípio Enriquecido pelo Espírito. A gratidão requer atenção e empenho; não apenas para ser sentida, mas para ser expressa. Com freqüência não prestamos atenção à mão do Senhor e murmuramos, reclamamos, resistimos, criticamos e não demonstramos gratidão.
A gratidão é a memória do coração”, é o que pensava Antístenes, filósofo grego. Há quem acredite que “o quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão”, frase sem autoria confirmada.
Então, é importante perceber que a filosofia da gratidão não significa ser grato por tudo, mas, sim, em reconhecer que, mesmo em situações terríveis, posso ser grata pelas coisas boas que tenho ou que me foram proporcionadas.”