NASA Lançará Missão ESCAPADE para Estudar Magnetosfera de Marte em 2024. A missão ESCAPADE (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers) da NASA representa um marco significativo na exploração espacial, especialmente no estudo da magnetosfera de Marte e sua interação com o vento solar.
Atualmente, o lançamento está previsto para novembro de 2024. A outra missão é a VIPER, que significa Volatiles Investigating Polar Exploration Rover. Essa missão da NASA enviará um robô do tamanho de um carrinho de golfe para explorar o polo sul da Lua no final de 2024, em torno do mês de novembro.
Agora, a Nasa não só planeja retornar, mas também construir casas para prolongar a permanência no satélite, que serão adequadas tanto para astronautas quanto para pessoas comuns. A agência estima que até 2040 os americanos terão ali sua primeira área residencial no espaço.
Depois de circular a Lua, a espaçonave retornará à Terra para um pouso no Oceano Pacífico. Isto resulta no atraso da missão Artemis III, que não ocorre antes de setembro de 2026, segundo estimativa da Nasa.
O objetivo principal da entidade é explorar o universo e desenvolver tecnologias que contribuam para a descoberta e entendimento do espaço. Para isso, a NASA vem organizando diversas missões. Entre elas, estão o Programa Mercury, Programa Apollo, Missão Kepler, entre outros.
Em menos de um ano, no dia 24 de dezembro de 2024, a Sonda Solar Parker da Nasa passará pelo Sol a uma surpreendente velocidade de 195 km/s. Nenhum objeto construído pelo homem até o momento terá se movido tão rápido nem chegado tão perto da nossa estrela — a apenas 6,1 milhões de quilômetros da "superfície" do Sol.
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, a Nasa, anunciou nesta terça-feira (09) que irá adiar o envio de humanos à Lua. A missão Artemis II estava programada para ocorrer em novembro de 2024, mas agora está prevista para levar o grupo de astronautas ao satélite em setembro de 2025.
A missão de 2024 deve abrir caminho para a Artemis 3, que pretende pousar humanos na Lua antes do fim desta década. Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch, dos Estados Unidos; e Jeremy Hansen, do Canadá, integram a tripulação da Artemis 2.
Desde seu surgimento, a NASA desenvolveu inúmeras missões. Os objetivos delas vão desde conhecer os impactos do espaço sobre o corpo humano até a descoberta de planetas semelhantes à Terra (Missão Kepler 2014). Veja algumas das missões e programas feitos pela NASA. Iniciado em 1958, foi o programa inaugural da NASA.
Sua missão oficial é "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial". A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (em inglês: National Advisory Committee for Aeronautics — NACA).
E o nome é o que mais vem chamando a atenção de muita gente na internet. Apesar de ser chamado oficialmente de 12P/Pons-Brooks, ele ficou conhecido como 'Cometa do Diabo' por ter dois 'chifres' feitos de gelo e gás.
O que podemos esperar da exploração espacial em 2024?
Novo ano deverá ser animador, inclusive com missões que abrem caminho para o retorno dos astronautas à Lua. Satélites naturais de Marte e Júpiter também estão na mira. O ano de 2023 proporcionou um novo impulso à exploração espacial.
Quando chegar ao fim de sua vida, o Sol irá se expandir em uma estrela chamada de gigante vermelha. Essa expansão possivelmente irá englobar a Terra destruindo o nosso planeta. Pouco é discutido sobre o que vai acontecer com os outros planetas do Sistema Solar.
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
Enquanto isso, as empresas privadas Space X e Space Adventures planejam fazer voos para a Lua por entre 70 e 100 milhões de dólares por passageiro – algo que, em reais, equivaleria a valores entre 341 milhões a 487 milhões, aproximadamente, na cotação atual.
Peter Diamandis responde a essa pergunta usando como base pesquisas existentes. Segundo ele, em 2025, veremos uma aceleração de mudanças, que provavelmente nos aproximará de um mundo com muito mais abundância.
O 'último cidadão soviético': a história do cosmonauta 'esquecido' no espaço. Em 1991, o cosmonauta Sergei Krikalev foi "abandonado" no espaço em meio a um dos momentos mais importantes da história mundial no século XX.
Neil Armstrong deu o primeiro passo do homem na Lua. Ao todo, doze astronautas já estiveram por lá, em seis diferentes missões: Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo, que teve início em 1969 foi breve e terminou em 1972.
Mas aqui no mundo real, quanto tempo uma pessoa poderia sobreviver se fosse lançada no áspero vácuo do espaço sideral? A resposta curta é: pouco tempo. Em um período muito curto, em questão de 10 a 15 segundos, você ficará inconsciente por falta de oxigênio.
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
A Nasa apresentou nesta quinta-feira (14) um relatório independente sobre “Fenômenos Anômalos Não Identificados” (UAPs, na sigla em inglês), encomendado em 2022. A divulgação foi na sede da agência, em Washington, nos Estados Unidos.
Segundo os modelos teóricos atualmente aceitos, o Sol tem prazo de validade e vai "morrer" daqui a cerca de 5 bilhões de anos, tornando-se uma anã branca.